São comunidades organizadas, que admiram uma figura pública, dominam um tema e que agora comunicam via tweet, eis um fandom!
O Twitter está a ser invadido por estes fãs que estão a mudar a forma como se consome música na internet, pois 48% dos usuários usam a plataforma para acompanhar artistas. Estes “grupos viciados” numa celebridade são normalmente as pessoas que passam noites em filas para comprar bilhetes ou aqueles que não saem da front line durante um concerto e são vistos como gurus, por parte dos outros simpatizantes. Por essa razão são as suas publicações que definem as faixas e artistas que vão estar nos top’s das listas de músicas mais ouvidas da semana.
Segundo um estudo realizado pela Music 360 para o Twitter, cerca de 42% dos fãs de música afirmam que seguem fandoms para conhecer novos artistas, músicas ou concertos e 45% admitem que se identificam com as suas características.
Muitos artistas já se aperceberam desse poder do Twitter e optam por atualizar os seus fãs a todo o instante, fomentando o interesse do público e muitos deles vão mais longe com mensagens diretas.
 
Fonte