O WhatsApp anunciou a criação de uma aplicação para comunicações B2C que pretende ligar os consumidores às empresas – o WhatsApp Business.

 

 A versão foi desenvolvida a pensar nos utilizadores que preferem não misturar a vida pessoal com a profissional e, por isso, evitam partilhar determinados conteúdos.

Brevemente estarão disponíveis novos recursos pensados diretamente para esse efeito mas, por agora, mostramos-lhe cinco coisas que pode fazer com o novo WhatsApp Business:

  1. Criar um perfil profissional, acompanhado de informações sobre a empresa — atividades comerciais, email, website e localização;
  2. Preparar respostas automáticas para perguntas frequentes, evitando que responda individualmente, e sempre a mesma coisa;
  3. Receber estatísticas de leitura das suas mensagens;
  4. Autenticar o perfil da sua empresa, de forma a ganhar mais credibilidade, tal como acontece no Facebook ou no Twitter;
  5. Bloquear certas contas ou perfis comerciais, bem como denunciá-los por spam.

Disponível para já apenas em Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos da América, a app pode ser ‘descarregada’ de forma gratuita através do Google Play e em breve começará a entrar noutros mercados.

No comunicado divulgado pela empresa que detém a aplicação, o Facebook, é explicado que a plataforma permitirá que as empresas criem os seus próprios perfis com uma descrição da atividade e com dados de contacto.

O objetivo é que os consumidores tenham acesso a um canal de comunicação mais direto com as marcas, podendo colocar questões, enviar mensagens e até fazer encomendas. Para as empresas as vantagens passarão sobretudo pela ferramenta de análise estatística disponibilizada e que permite saber que mensagens foram lidas pelos clientes e, assim, comprovar a eficácia das mensagens publicitárias.

 
Fonte: Distribuição Hoje
 


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor