Neste Natal, a Worten transforma o velho em novo com o seu programa de sustentabilidade ‘Worten Transforma’: uma iniciativa que alia a reciclagem à componente social de apoio a instituições portuguesas. A mecânica é simples: nas suas mais de 190 lojas em Portugal, a Worten recebe os equipamentos elétricos e eletrónicos que os clientes já não usam ou que estão avariados, encaminhando-os para reciclagem, para, depois, poder doar novos equipamentos a instituições de solidariedade social de norte a sul do País.
 
Em suma, trata-se de um programa que junta, como nenhum outro, a componente ambiental de reciclagem de resíduos particularmente nocivos para o ambiente com a componente social de apoio a instituições nacionais, para as quais a doação de um novo micro-ondas ou de uma nova máquina de lavar a roupa tem um impacto enorme no dia a dia dos respetivos utentes.
 
Assim sendo, a nova campanha de Natal da Worten tem como mote “Há presentes escondidos em tua casa que podem transformar o Natal de alguém”. De acordo com Inês Drummond Borges, diretora de marketing da Worten, “este Natal, apelamos a todos os portugueses para que entreguem os equipamentos antigos que têm lá por casa, numa Worten perto de si, para que possamos recicla-los e, depois, doar novos equipamentos a instituições de solidariedade de norte a sul do País. Podem ser telemóveis antigos, torradeiras, televisores, etc. Todos temos em casa uma gaveta com carregadores velhos, por exemplo. Assim, é realmente muito fácil ajudar, não é?”.
 
 
Mais de 2 milhões de euros investidos
‘Worten Transforma’ é o programa de sustentabilidade da Worten, que existe desde 2009 e que, este ano, a marca decidiu revigorar, integrando-o na sua campanha de Natal.
A mecânica é simples e alia a importância de se reciclar corretamente os equipamentos elétricos e eletrónicos ao apoio dado a centenas de instituições de solidariedade, equipando-as com pequenos e grandes eletrodomésticos e, assim, contribuir para um maior bem-estar das pessoas. “Não é uma missão nova ou recente da marca. Este programa já nos permitiu reciclar, desde 2009, 50 mil toneladas de equipamentos antigos e doar mais de 22 mil de novos equipamentos, no valor de 2 milhões de euros, a milhares de instituições portuguesas, impactando diretamente mais de 580 mil utentes. Ao integrarmos este programa na campanha de Natal, queremos potenciar a recolha destes velhos equipamentos, para, assim, transformarmos o Natal de quem mais precisa”, explica Inês Drummond Borges.
 
Este programa conta com a parceria da ERP Portugal, entidade responsável pela gestão dos resíduos elétricos e eletrónicos, e do Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, entidade que seleciona as instituições beneficiárias, ou seja, aquelas que irão receber os novos equipamentos oferecidos pela Worten, no âmbito deste projeto.
 
Para Filipa Moita, responsável de comunicação da ERP Portugal, as campanhas de incentivo à entrega destes resíduos são sempre positivas, porque estimulam o comportamento nos consumidores e mobilizam para a ação, garantindo a sua valorização e reciclagem. O passo crucial para tudo funcionar é a entrega dos resíduos nos locais corretos, como é o caso das lojas Worten, feita diretamente ou nas entregas de novos equipamentos em casa dos consumidores. Através deste trabalho, é possível tratar as substâncias nocivas e obter matérias-primas a introduzir no processo de fabrico de novos produtos. Claramente, uma oportunidade de tornar a economia mais circular, transformando o velho em novo”.
 
Já para Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA, “o envolvimento de todos na sustentabilidade passa pela participação de cada um de nós, nomeadamente no que toca à doação de equipamentos para quem deles necessita. O apelo da Worten com esta nova campanha está totalmente aliado com a missão da ENTRAJUDA na promoção de iniciativas que protejam o ambiente e lutem contra a pobreza, sendo, por isso, uma parceria muito relevante”.
 
Campanha multimeios até 31 de dezembro
Esta nova campanha, da autoria da FUEL, arrancou ontem, dia 3 de dezembro, com divulgação em digital, TV, rádio, exterior, cinema, imprensa, folheto, online e também em ponto de venda. O anúncio de TV, produzido pela Show Off e com realização de Martim Condeixa, já está no ar: https://www.youtube.com/watch?v=cQLnBri0qVM.
 
Para quem quiser acompanhar mais de perto esta iniciativa da Worten, foi criada uma landing page em worten.pt inteiramente dedicada ao projeto: https://www.worten.pt/natal/transforma-o-natal.
 
Worten foi eleita Escolha do Consumidor 2019. Saiba mais aqui.


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor