Num final de semana muito movimentado, Timmy Hansen reencontrou-se com os lugares do pódio ao alcançar um brilhante 2º lugar em Estering (Alemanha), na 11ª prova do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross com o Peugeot 208 WRX.
- Timmy Hansen definiu a prova alemã como um desafio pessoal, jornada que ultrapassou com enorme brio, vencendo a Qualificação 2 num circuito que nunca lhe havia sorrido. Terceiro classificado no final das eliminiatórias, o piloto sueco viria a alcançar o 2º lugar na Final, subindo ao pódio pela primeira vez desde a prova de Mettet (em maio), oferecendo, com isso, o seu 9º top 3 da presente temporada ao Peugeot 208 WRX 2017.
- Também Kevin Hansen definiu um objetivo claro para Estering: chegar à Final ao volante do seu Peugeot 208 WRX 2016, algo que conseguiu de modo brilhante, pois até chegou a ser o 2º classificado durante a corrida. Infelizmente, a rotura de um elemento da suspensão impediu-o de concretizar em resultado essa sua grande prestação.
- No extremo oposto dos seus colegas de equipa, Sébastien Loeb teve um fim de semana negro. As circunstâncias do evento não lhe permitiram explorar o potencial da sua viatura, pelo que esta jornada terminou para si antes da Final.
Ecos do paddock…
Kenneth Hansen, Diretor de Equipa
“Os nossos três carros demonstraram uma bela velocidade de ponta neste fim de semana embora as circunstâncias nem sempre tenham jogado a nosso favor. Sabíamos que aqui tudo era possível, pois a primeira curva é bastante imprevisível. Um adversário empurrou o Sébastien na Qualificação 1, sendo-lhe depois difícil recuperar. Bem melhor correram as coisas para o Timmy e o Kevin. Estivemos muito perto de ter três carros na Final e nesta o Kevin e o Timmy estiveram, por momentos, no top 3. Tinhamos o potencial para vencer este fim de semana, pelo que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para o repetir na Cidade do Cabo, na última corrida do ano.”
Sébastien Loeb, Piloto do PEUGEOT 208 WRX #9
“Para mim foi um fim de semana verdadeiramente para esquecer! Não houve uma ronda em que me pudesse realmente expressar. Foi muito frustrante, pois vi-me sempre no meio de pelotões. As partidas nunca me favoreceram, pelo que fiz sempre uma ou duas voltas atrás de de concurrentes que não estavam muito rápidos. Foi complicado até ao fim pois o meu carro estava muito bom. Por exemplo, na minha Meia Final fiz a segunda volta mais rápida, mas estive sempre bloqueado pelo Eriksson que seguia à minha frente. Não pude fazer nada! Em performance estávamos lá neste circuito, ainda mais do que eu pensava. É muito encorajador. No entanto, em termos de poder alcançar o pódio no final do campeonato, é claro que a situação ficou muito complicada.”
Timmy Hansen, Piloto do PEUGEOT 208 WRX #21
“Foi um fim de semana muito bom para mim. Ganhei a Qualificação 2 com um tempo muito bom. Todo o trabalho que fiz desde Riga deu frutos. Adotei uma abordagem mais descontraída e é muito bom subir ao pódio. Acho que apenas precisamos de melhorar as nossas partidas para evoluir mais um pouco. Por momentos pensei que ia terminar no pódio com o Kevin, algo que teria sido extraordinário. Parti em busca do Mathias Ekström, mas não o consegui passar. De qualquer modo, este 2º lugar enche-me de orgulho, em especial por ter sido obtido neste circuito.”
Kevin Hansen , Piloto do PEUGEOT 208 WRX #71
“Fiquei absolutamente encantado pelo 2º lugar na minha Semi Final. Estive sempre muito rápido e poder sair depois da segunda linha da Final com um carro de 2016 é realmente um grande desempenho. Fiz a primeira curva em 3º e na volta seguinte ultrapassei o Petter Solberg, mas houve contato e minha suspensão ficou danificada. Foi pena! Até então tudo corria de uma forma mágica. Nem percebi bem que até poderia acabar no 2º lugar e quando o descobri fiquei um pouco decepcionado, mas quero reter em especial o lado positivo. Demonstrei que era competitivo. Tenho a sensação de ter atingido um novo patamar nestas últimas provas.”
CLASSFICAÇÃO DA FINAL DE ESTERING
1. Mattias Ekström (Audi S1)
2. Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX)
3. Toomas Heikkinen (Audi S1)
4. Petter Solberg (Volkswagen Polo GTI)
5. Niclas Grönholm (Ford Fiesta)
6. Kevin Hansen (PEUGEOT 208 WRX)
CAMPEONATO DO MUNDO DE RALICROSS 2017
PILOTOS
1. Johan Kristoffersson (Volkswagen Polo GTI), 286 pontos
2. Petter Solberg (Volkswagen Polo GTI), 234
3. Mattias Ekström (Audi S1), 233
4. Sébastien Loeb (PEUGEOT 208 WRX), 204
5. Andreas Bakkerud (Ford FocusRS), 179
6. Timmy Hansen (PEUGEOT 208 WRX), 175
7. Toomas Heikkinen (Audi S1), 118
8. Ken Block (Ford Focus RS), 101
Kevin Hansen (PEUGEOT 208 WRX), 101
10. Kevin Eriksson (Ford Fiesta), 94
…
EQUIPAS
1. Volkswagen PSRX, 496 pontos
2. Team Peugeot Hansen, 379
3. EKS Audi, 351
4. Hoonigan Racing Division, 280
5. MJP Racing Team Austria, 194
6. STARD, 162
CALENDÁRIO DO CAMPEONATO DO MUNDO FIA DE RALICROSS 2017
SOBRE O RALICROSS
As provas de Ralicross usam circuitos de pisos mistos asfalto/terra (60%/40%) com cerca de um quilómetro de extensão, e podem incluir um ou mais saltos. Os pilotos são eliminados à medida que o fim-de- semana avança, e apenas os seis mais rápidos e corajosos vão poder disputar a final.
INFORMAÇÕES DE IMPRENSA