O relatório “The Imagination Gap: Retail’s £ 1bn problem” da empresa DigitalBridge descobriu que quase três quartos dos Baby Boomers usariam tecnologias, como realidade aumentada e inteligência artificial, na loja se estivessem disponíveis.
Isto é particularmente verdade quando se trata de tecnologia que permita aos utilizadores visualizar os produtos em casa antes de fazer a compra, com 73% dos consumidores com idade entre 18 a 34 anos a dizer que seria mais provável fazerem compras com um retalhista que ofereça este serviço. Exatamente a mesma proporção que os compradores mais velhos.
Para os consumidores que disseram que esperavam poder usar essa tecnologia na loja ou online, mais da metade (55%) afirmou que seriam mais propensos a comprar algo depois de ser capaz de visualizá-lo.
Para 61% dos consumidores, a principal vantagem desta tecnologia era que poderiam tentar diferentes opções antes de se comprometerem com uma compra. 29% iria usá-lo para obter uma segunda opinião, incluindo através de redes sociais.
O diretor executivo da DigitalBridge, David Levine, disse que os retalhistas devem ver os números como um aviso para não ignorar a importância da implementação da tecnologia nas suas ofertas aos clientes. “Houve uma crença de longa data no sector de retalho que o aumento do uso da tecnologia só foi benéfico para atrair clientes mais jovens. Estas descobertas mostram que este não é o caso e que as empresas podem ter subestimado a demanda por uma experiência de compra melhor, usando a mais recente tecnologia. Os compradores mais velhos estão tão envolvidos na revolução tecnológica do retalho como os mais jovens e as empresas podem estar a perder uma grande oportunidade por não capitalizar isso mais cedo”.