Já era inegável que ética e responsabilidade social seriam elementos essenciais na economia do futuro, porque a cadeia de valor tende a dispersar e novos elementos de criação e manutenção da confiança são essenciais para conquistar o consumidor.
Mas, ao que parece, em tempo de pandemia sente-se ainda mais essa necessidade, com todos os quadrantes da sociedade a invocar o comportamento ético das organizações.
As empresas éticas e socialmente responsáveis são organizações que cultivam boas práticas sociais, ambientais, laborais e económicas, estando subjacente que a aplicação de práticas éticas e de responsabilidade social empresarial devem ir para além dos requisitos legais a que as empresas devem obedecer, incorporando práticas socialmente responsáveis voluntárias. Mas como identificar quem está comprometido com esse nível ético?
É preciso avaliar se as empresas em Portugal são ou não eticamente responsáveis, no sentido de promoverem valores fundamentais para a criação de uma estrutura sócio ambiental consistente, em mercado livre e aberto, assegurando que todos usufruem dos benefícios da economia global, através do respeito de princípios básicos onde se incluem os direitos humanos, as relações laborais, o meio ambiente e a transparência, tal como defende o programa Global Compact da Organização das Nações Unidas.
Por forma a equacionar as preocupações e necessidades futuras sobre o contributo empresarial responsável, faz sentido o desenvolvimento de um instrumento de confiança para as empresas, para os cidadãos e, também, para o planeta.
Neste contexto, criámos, na Consumer Choice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, um projeto pioneiro a nível mundial, de qualificação das empresas – ESCOLHA ÉTICA -, um programa de qualificação, que incorpora a avaliação, verificação e validação dos seus procedimentos e comportamentos éticos, tanto a nível interno como externo, dando a conhecer as empresas e marcas éticas, cuja postura contribui para o crescimento da responsabilidade social e dos negócios éticos, além de fomentar um ambiente mais sustentável e justo.
O programa de avaliação, ESCOLHA ÉTICA, vai contemplar duas dimensões – a interna e a externa. Na dimensão interna vão ser avaliados os comportamentos e procedimentos responsáveis com os colaboradores e que passam pelo salário justo, comportamentos não discriminatórios, igualdade de género, mão de obra infantil no processo, entre outros fatores. Em termos externos, importa avaliar questões como transparência, práticas relacionadas com a adequada integração da empresa na comunidade onde está inserida, práticas que promovam a sustentabilidade do planeta e que assegurem a proteção dos direitos humanos ou até mesmo que garantam um comércio justo.
Estamos em crer que da nossa parte já demos um passo importante, agora esperamos, da vossa parte, que dêem o vosso, sujeitando-se a esta avaliação.
José Borralho
CEO da ConsumerChoice