Neste momento, mais de mil milhões de pessoas visitam o ‘Facebook Watch’ por mês – 1,25 mil milhões de pessoas – num formato comunitário que estimula a interação e a conversa.
Em 2018, o Facebook lançou o ‘Facebook Watch’ para dar às pessoas a possibilidade de ver e interagir melhor com os vídeos dentro do Facebook.
Nestes últimos dois anos, o Facebook celebrou uma série de parcerias no ‘Facebook Watch’ com criadores de conteúdo, desde criadores reconhecidos mundialmente aos mais emergentes, sempre com foco no envolvimento com os fãs.
Estes parceiros foram bem sucedidos em cativar os mais de mil milhões de pessoas que estão hoje divididos por diferentes comunidades, enquanto revelaram conteúdos originais e montaram um negócio digital que constitui um rendimento complementar aos seus outros modelos de negócio – através de, por exemplo, o sistema de subscrições e os anúncios ‘in-stream’.
Celebrar os parceiros e mais investimento
No ano passado, o Facebook anunciou a entrada de conteúdo original no mercado europeu com uma série de parcerias com criadores independentes e canais de televisão estabelecidos, que estão agora a usar o ‘Facebook Watch’ de forma criativa e a complementar o conteúdo que criam para outras plataformas. Em Inglaterra, por exemplo, a Viacom UK lançou o ‘Geordie More’, spin-off de ‘Geordie Shore’, e em França, o canal M6 transmitiu a versão francesa de ‘Britain’s Got Talent’ – ‘La France a un incroyable talent’ – tendo batido recordes com um único vídeo de 72 milhões de visualizações.
O resultado destes casos de sucesso é que o Facebook vai continuar a investir na criação de conteúdo na Europa, com novas parcerias com criadores e estúdios. Nos próximos meses vão ser adicionados ao ‘Facebook Watch’ milhares de novos vídeos em parceria com a indústria audiovisual e criadores independentes. Mais detalhes sobre estes projetos aqui:
Mais recursos para os criadores
O Facebook reconhece que estas parcerias são apenas uma parte da enorme variedade de conteúdo disponível no ‘Facebook Watch’ e que os criadores independentes procuram cada vez mais as redes sociais para alcançar novos públicos.
Em primeiro, o Facebook garante que quando é colocado um vídeo no ‘Facebook Watch’, os criadores têm total controlo editorial de como o conteúdo é produzido e publicado – com ferramentas como o ‘Rights Manager’ e o ‘Creator Studio’ que permite, entre outras coisas, aceder aos insights, à informação sobre os direitos de autor e como capitalizar.
Nos últimos dois meses o ‘Facebook Watch’ adicionou novas formas de os criadores de conteúdo poderem rentabilizar os seus recursos, nomeadamente: a possibilidade de cobrar para assistir eventos online; as ‘Estrelas’, que é uma ferramenta que convida os consumidores a enviar dinheiro a quem fez o vídeo; e um novo sistema de subscrição.