Este ano são muitos os portugueses que decidiram ficar dentro dos limites nacionais e explorar as maravilhas do nosso país. Quer vá para sul, centro ou norte de Portugal, existem alguns cuidados que deve ter com o seu carro durante as férias de Verão.
Mais esforço debaixo do sol, sobre alcatrão a altas temperaturas, pode representar surpresas desagradáveis. Para evitar tudo isso, é melhor preparar o seu carro.
Verifique a manutenção de 7 pontos-chave
1. Ar condicionado
Ligue o sistema e certifique-se de que o ar frio funciona nos modos selecionados e nas aberturas apropriadas. Se o ar estiver apenas menos quente, mas não verdadeiramente frio, se a temperatura flutuar drasticamente com a rotação do motor, ou se o ar não sair nas aberturas selecionadas, é hora de ir à oficina e verificar o ar condicionado.
2. Correias e tubos do circuito de refrigeração do motor
Os componentes de borracha do motor devem ser inspecionados, pois são responsáveis por várias funções críticas, incluindo os sistemas de refrigeração do motor e do habitáculo. As correias devem ser verificadas para identificar eventual desgaste. Em relação aos tubos do circuito de refrigeração do motor, é fundamental verificar a sua estanquicidade. Tubos com fissuras, entupidos, com fuga ou desgaste devem ser imediatamente tratados.
3. Fluidos: óleo e refrigerante
Verificar a qualidade e a quantidade dos fluidos de refrigeração / lubrificação no motor é uma tarefa importante no verão. O refrigerante deve estar limpo e no nível indicado. De 2 em 2 anos, o líquido refrigerante do circuito do motor deve ser totalmente substituído. Caso exista a necessidade de repor o nível do circuito de refrigeração, deverá ser utilizado o líquido equivalente. Caso não tenha disponível, deverá utilizar apenas água e verificar com a maior brevidade se existem fugas no circuito, pois trata-se de um circuito fechado. O óleo do motor é fundamental para o seu correto funcionamento e, principalmente, lubrificação. Deve cumprir o plano de manutenção da sua viatura e trocar o óleo conforme recomendado.
4. Pneus
A pressão dos pneus deve ser verificada todos os meses. Pressão a mais ou a menos aumenta o desgaste dos pneus e interfere na segurança da viatura. Deverá também ser verificado o nível de desgaste do piso do pneu: a profundidade do desenho não pode ser inferior a 1,6 mm.
5. Bateria
As baterias avariam sem dar sinal que estão próximas do seu fim de vida e podem estar acondicionadas nas mais variadas localizações pelo que nem sempre é fácil verificar o seu estado ou se os bornes estão esbranquiçados. A maneira mais fiável é verificar o estado da bateria com o equipamento específico.
6. Visibilidade: vidros, escovas e luzes
A segurança começa em ver e ser visto. Os grandes contrastes de temperatura – entre a hora de calor e o anoitecer – podem ser suficientes para estilhaçar em andamento um para brisas que só tinha um pequeno dano. Se o seu para brisas tiver algum risco ou pequena rutura, não hesite em repará-lo. Inspecione também o estado das escovas limpa para brisas: quem não foi já surpreendido por uma chuvada de verão? Por último, verifique se todas as luzes estão em boas condições: sem elas, a condução noturna é impossível.
7. Água, água, água
Com o calor pode haver alguma evaporação no circuito fechado de liquido de refrigeração do motor. Antes de seguir viagem, com o motor frio, verifique o nível do liquido refrigeração. Caso seja necessário repor o nível pode efetuar o atesto com água. Se tiver necessidade de repor novamente o nível do circuito de refrigeração deverá procurar uma oficina pois pode estar com uma fuga no circuito de refrigeração e degradar o liquido de refrigeração.
Deverá também verificar e atestar o deposito do limpa para-brisas com água. Se tiver disponível existem aditivos que se colocam no deposito e ajudam a limpar melhor o vidro. E não se esqueça de água também para si e para quem o acompanha.