O investimento em inovação sustentável ajudará as marcas a conquistar o grupo de consumidores Eco-Ativos. Com um 1 dólar em cada 5 dólares gasto em FMCG (Fast Moving Consumer Goods) vindo de um consumidor ambientalmente consciente, o estudo da Kantar Who Cares Who Does demonstra que as credenciais verdes são benéficas tanto para o negócio como para o planeta.
Com a pandemia Covid-19 a manter o foco no ambiente, estas são as principais conclusões do estudo:
• Os resíduos de plástico são a segunda maior preocupação ambiental, no mundo.
• Os Eco-Ativos, o grupo que a Kantar identifica como trabalhando consistentemente para reduzir os seus resíduos de plástico, cresceu de 16% para 20% dos compradores, a nível mundial, desde 2020.
• Um em cada cinco compradores afirma que, desde que começou a pandemia, adquiriu mais hábitos amigos do ambiente e 16% estão focados em mais iniciativas ambientais.

“Os nossos dados continuam a sugerir que a inovação para reduzir o plástico mantém-se como uma oportunidade”, afirma Natalie Babbage, Global Link Q Director na Worldpanel Division, Kantar. “Observámos que os compradores estão altamente conscientes das embalagens que compram todas as semanas e isso é uma das coisas mais importantes em que pensam, quando consideram pessoalmente como podem reduzir o seu impacto ambiental. Embora os compradores tenham verificado menos aspetos da comida durante a pandemia de Covid-19, as etiquetas das embalagens recicladas (+4 pontos percentuais) e de garantia de qualidade (+3 pontos percentuais) estão a ser verificadas mais do que antes, demonstrando uma procura de alternativas verdes ao plástico.”

A preocupação ambiental é pessoal

O questionário feito a 80.000 consumidores em 19 países revela que quase metade (46%) sente-se pessoalmente afetada por problemas ambientais, contudo, são outras pessoas e não as marcas e os líderes de opinião que encorajam a ser mais verdes. 38% sentem que aquelas pessoas cujas opiniões são importantes para elas são as que estão a influenciar para a mudança, sendo as crianças (50%) as que mais impactam no comportamento amigo do ambiente, seguido pelos amigos (43%) e companheiros (41%).

 

 

No que diz respeito ao apoio às iniciativas verdes, as diferenças mantém-se entre a preocupação e realmente fazer algo. 87,5% afirmam que comprar produtos com embalagens reduzidas é importante para eles , mas apenas 20% estão segmentados como Eco-Ativos, estão a tomar medidas regulares diariamente para reduzir os seus resíduos de plástico.

“Mais do que continuar a falar sobre o problema urge disponibilizar a solução aos consumidores, que estão mais atentos e exigentes, do que nunca. Os consumidores portugueses estão entre os que mais indicaram a necessidade de encontrarem à venda produtos embalados em outro material que não o plástico, com um índex 20% acima da média global”, explica Marta Santos, Manufacturers Sector Director da Kantar, em Portugal.

“Observamos que os Eco-Ativos têm preferência por produtos que são naturais ou têm benefícios para a saúde, portanto para se conseguir ganhar uma parte dos 382 biliões de dólares que gastam irá requerer das marcas que apelem ao estilo de vida dos consumidores”, explica Babbage. 37% consideram os fabricantes como o stakeholder mais importante para limitar os danos ambientais (os retalhistas foram considerados os menos importantes com 4,2%), mas apenas 22% da população consegue nomear um fabricantes que esteja a desenvolver um bom trabalho, quando se trata de iniciativas sustentáveis.”

Acrescenta:” Para as marcas, o estudo sublinha a necessidade de considerar o que o comprador “verde” vê na prateleira e quão verdadeiramente os materiais são recicláveis e reutilizáveis.

Sobre Who Cares, Who Does: O relatório é baseado nos resultados de um estudo que cobriu mais de 80.000 respondentes de 19 países da Europa, América Latina, EUA e Ásia e explora como fabricantes e retalhistas procuram cumprir os seus compromissos ambientais e trazer mais consumidores com eles. Países incluídos: EUA, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Espanha, Portugal, Irlanda, República Checa, Polónia, Eslováquia, China, Indonésia, Vietname, Argentina, Brasil, Costa Rica, Chile, Colômbia, México, Peru. O relatório completo está disponível em www.kantar.com/whocareswhodoes. 1Dados da vaga 8 do Barómetro Covid-19 da Kantar’s Barometer, um estudo global que envolve 130.000+ consumidores.

 


Conheça aqui o projeto de Marketing Escolha do Consumidor