É inegável que a ética será em breve, além de um fator de competitividade, um fator que condicionará o consumo. A ética nas organizações está profundamente associada aos valores e princípios que a organização adota para decidir entre o que é certo ou errado, o bom ou mau, na sua conduta, na forma como as decisões são tomadas e na apreciação que faz do comportamento dos seus trabalhadores e outras partes interessadas. A ética e a responsabilidade social são elementos essenciais na economia do futuro, porque a cadeia de valor tende a dispersar e novos elementos de criação e manutenção da confiança são essenciais para conquistar o consumidor.

E foi nesse contexto que considerámos oportuno antecipar o futuro. Criámos o programa de qualificação Escolha Ética.

A Escolha Ética dá a conhecer as empresas e marcas éticas, cuja postura deve ser valorizada ao contribuir para o crescimento da responsabilidade social e dos negócios éticos, além de um ambiente mais sustentável e justo.

Na prática trata-se de um programa de qualificação, complexo, e que incorpora a avaliação, verificação e validação dos procedimentos e comportamentos éticos das empresas, tanto a nível interno como externo.

A arquitetura deste programa levou alguns meses a ser finalizado e recorre a diferentes parceiros para conseguirmos ter aquilo que consideramos ser a metodologia mais adequada a um programa desta natureza. De uma forma geral assenta em diversas visões existentes, que nos levam à melhor maneira de analisar o conceito de ética ou responsabilidade social empresarial como atitude e comportamento empresarial ético e responsável nas suas relações com os seus diversos públicos (governo, clientes, fornecedores, comunidade, etc.). Isso passa por uma metodologia de qualificação complexa e intrusiva. A ética nas organizações é afirmada através uma cadeia de procedimentos e postura transversal à organização, pelo que a sua verificação e validação devem obrigar a auditorias que permitam a verificação “in loco”, e de forma conclusiva. Mas se por um lado é imprescindível esta ação, é igualmente importante fornecer aos gestores uma visão rápida das pontuações gerais de ética atribuídas às diferentes empresas e marcas. Para tal, a nossa metodologia envolve a combinação matemática dos resultados oriundos da observação e verificação de factos e também da opinião formada de colaboradores e consumidores. Por isso para qualificar Escolhas Éticas, a avaliação é feita em duas dimensões: a interna e a externa. Na sua dimensão interna, as práticas socialmente responsáveis relacionam-se com a gestão dos recursos humanos, dos direitos de igualdade de géneros, a segurança, a gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais, da transparência entre outros. Na sua dimensão externa focamo-nos nos fatores de cidadania e relacionamento com a comunidade local, na transparência, na gestão global do meio ambiente, direitos humanos consagrados universalmente e na sustentabilidade. Isto implica auditorias nas organizações, por equipas especializadas em normas de certificação, que variam em função da sua dimensão: número de colaboradores, espaços físicos, entre outros, mas também de estudos verificação junto dos colaboradores, muitas vezes para observação das devidas evidências, mas também para medir o seu grau de conhecimento e perceção da ética na organização e por fim estudos junto de consumidores finais, que permitirá não só apurar a sua perceção em relação a todos os âmbitos em avaliação, mas igualmente encontrar respostas para questões especificas cuja resposta possa unicamente ser encontrada através da sua resposta. Tudo isto é integrado numa matriz que nos permitirá conhecer se a organização é ou não eticamente responsável e quais os pontos de melhoria para atingir esse patamar.

Logo, as empresas interessadas devem candidatar-se ao programa e estar conscientes que isso significa uma avaliação, verificação e validação que vai desde as práticas de gestão dos recursos humanos, os direitos de igualdade de géneros… até áreas como a proteção do ambiente, direitos humanos e transparência. Ao fazê-lo, estamos a utilizar não só a documentação existente, nomeadamente relatórios de auditorias externas no âmbito de certificações especializadas, mas também a ouvir os colaboradores e os consumidores, permitindo à empresa ter um quadro completo sobre o seu nível ético e claro, quais as sugestões de melhoria.

Vamos lá então descobrir se a sua empresa é ética.

 


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