Setembro é sinónimo de recomeço de um novo ciclo. Após um período de férias mais curto do que o habitual, tudo passou rápido demais e estamos novamente a entrar na rotina das aulas dos filhos. A verdade é que para os pais também se inicia um novo ano letivo.
A nova gestão de rotinas e horários é um desafio para os pais, tal como conseguirem regular as emoções instáveis da criança quando entra igualmente numa nova rotina. Contudo, os pais deverão estar motivados e disponíveis para acompanhar a criança nos seus trabalhos de casa depois de um dia de trabalho e em todo o seu percurso académico.
Para ser tudo mais fácil, nada melhor que traçar uma estratégia para ser tudo levado num ambiente calmo e tranquilo transmitindo segurança à criança.
- Definir rotinas/metas e horários certos para cada tarefa e ser rigoroso/a a cumprir e essencial para a criança sentir a importância e responsabilidade de cada rotina e seguir os passos dos pais. Comportamento gera comportamento.
- Estabelecer uma lista de prioridades diárias que inclua tempo para os pais, nem que sejam apenas 10 minutos por dia, é o suficiente para parar um pouco e levar tudo com mais energia e positivismo.
- Se os pais se sentirem mais cansados ou em dias menos bons, deverão ser honestos com os filhos, assim eles reconhecem essa atitude e irão com certeza ajudar de algum modo.
- Conversar com a família sobre o novo ano letivo e pedir a colaboração de todos, incluído a da criança, seja para regras, rotinas ou tarefas em casa, irá desenvolver um compromisso mútuo levando à confiança e cumplicidade entre todos.
- Conhecer e explorar os livros escolares e respetivos materiais com a criança, não só sentir-se-á mais apoiada e confiante como irá fortalecer a relação entre pais e filhos.
Sendo esta fase um recomeço, é a altura ideal para rever se os produtos que utilizamos nas crianças são os mais adequados, desde creme muda fraldas (para quem tem os filhos nas creches), papas infantis e roupa que já não lhes servem, como rever as vantagens dos planos de saúde para toda a família, bem como investimentos ou contas poupança. Sempre a pensar no bem-estar e no futuro.
E agora, estaremos prontos para entrar com o pé direito neste novo ano letivo?