É certo que nesta Páscoa, devido à situação de pandemia, não vamos conseguir reunir toda a família como é tradição mas, numa altura em que as rotinas foram alteradas e os dias tornaram-se mais intensos, é importante continuar a celebrar as datas festivas, da forma que for possível.
1. Conecta-te com a família por videoconferência
A Páscoa é sempre marcada por um bom almoço em família. Já que este ano não será possível reunir todos os entes queridos, a dica é cada um preparar uma refeição deliciosa na sua própria casa. Não te esqueças dos pratos tradicionais, como o cabrito.
Para que ninguém se sinta sozinho, é possível usufruir da tecnologia e tornar o almoço ainda mais alegre. Façam uma videoconferência e celebrarem a data juntos. É uma maneira simples e segura de veres os teus familiares durante este dia, mesmo que virtualmente.
2. Faz brincadeiras ‘pascoalinas’
Quem tem crianças em casa pode tornar a Páscoa ainda mais divertida! Que tal criar a tradicional brincadeira da caça aos ovos? Aqui vão algumas dicas para deixar tudo mais animado:
- Faz os desenhos de patinhas de coelhos, corta e espalha-as pela casa;
- Escreve uma carta para as crianças no nome do ‘coelhinho’ da Páscoa;
- Esconde os ovos pela casa e incentiva as crianças a procurarem pelas guloseimas, seguindo as patinhas de coelho.
3. Faz ovos de chocolate caseiros
Para quem quiser se aventurar na cozinha, uma ótima maneira de passar o tempo e ainda se deliciar com chocolate é a fazer ovos em casa. Existem várias receitas disponíveis na internet e como precisamos todos de ficar em casa, é uma ótima forma de reunir a família para uma atividade em conjunto.
E a união na cozinha não precisa de se limitar apenas aos ovos. Vocês podem todos preparar o almoço de Páscoa juntos.
4. Decora a casa
Para tornar o ambiente mais alegre durante a Páscoa, podes também decorar a casa.
Caso não tenhas decoração com tema de Páscoa, podes tentar criar algo. Junta a família para trabalharem em desenhos em formato de coelhos e ovos, por exemplo. A decoração pode ser simples e, ao mesmo tempo, divertida e bonita. O que importa é encontrar na atividade um momento de união.