Este ano, depois de um 2020 marcado pela contenção, os portugueses vão voltar a reunir a família à volta da mesa no Natal. Sob o mote “Estarmos juntos não é para desperdiçar”, a Auchan lançou a Birdbox, uma embalagem composta por três caixas herméticas adequadas para guardar alimentos, já à venda em todas as lojas, e desafia os consumidores a aproveitar e partilhar as sobras das festividades, como forma de combater o desperdício alimentar.
Esta ação conta com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Zero Desperdício como parceiros. Por cada recipiente vendido, 1,5€ reverte a favor da Cruz Vermelha, que vai oferecer refeições a quem mais necessita. Na missão do combate ao desperdício no terreno, a Auchan tem como parceiro a Zero Desperdício, que ajuda diariamente a escoar o excedente alimentar para quem mais precisa.
Só em Portugal, cerca de um milhão de toneladas de alimentos vai para o lixo, todos os anos, o que corresponde a 50 mil refeições diárias. Mais de 30% do desperdício alimentar acontece em casa, no seio familiar. Culturalmente, o Natal é uma época em que a preocupação para que nada falte conduz a mais excessos e mais desperdício e, por esse motivo, este ano, a grande protagonista da ação de Natal da Auchan é a Birdbox, um conjunto de embalagens práticas e convenientes para guardar as sobras da época festiva, e não só. Com esta ação, a marca pretende incentivar os consumidores a conservarem e partilharem os alimentos não consumidos com a família, amigos e até colegas de trabalho, e sensibilizá-los para a necessidade de, juntos, combater o desperdício alimentar ao longo de todo o ano.
Produzida em Portugal, a Birdbox é composta por 3 caixas herméticas de diferentes tamanhos, em plástico sem BPA, e está à venda por 4.99€. A campanha de Natal da Auchan tem ainda um cariz solidário, pelo que 1,5€ do valor reverte a favor da Cruz Vermelha Portuguesa, que irá oferecer refeições a quem mais necessita. A Birdbox inclui ainda um guia digital com dicas e receitas para ajudar os portugueses a combater o desperdício nas suas casas.
A redução do desperdício é um compromisso da Auchan Retail Portugal, que aposta numa gestão operacional rigorosa e na formação dos seus colaboradores para minimizar perdas. No âmbito da estratégia ‘Desperdício Zero’, a empresa desenvolve iniciativas que passam por uma oferta comercial que permite ao cliente comprar apenas a quantidade que necessita, como é o caso da venda avulso, ou comprar produtos cuja data de validade se aproxima do fim com desconto. Na área self-discount, são também vendidos frutas e legumes com características estéticas que, por norma, retirariam estes produtos do circuito comercial.
A Auchan comercializa ainda vários produtos de economia circular, como é o caso do bolo de banana vegan, disponível em todas as lojas com fabrico próprio, produzido com bananas demasiado maduras da loja. Esta iniciativa já permitiu aproveitar perto de 1 tonelada de banana* e evitar a emissão de mais de 2,3 toneladas de CO2. Por sua vez, o projeto ‘Pão para Culinária’ possibilita a venda de pão do dia anterior a um preço mais baixo, que pode depois ser utilizado para culinária. Já os pães com mais de dois dias são transformados em pão ralado. Até à data, foi evitado o desperdício de perto de 45 toneladas deste alimento*.
A retalhista tem também parcerias com diferentes empresas e associações, como a Zero Desperdício, que ajuda a encaminhar os seus excedentes alimentares para quem mais precisa. Em 2020, foram doadas mais 2,1 mil toneladas de produtos alimentares que apoiaram cerca de 150 instituições, de norte a sul do país. Em parceria com a Too Good To Go, são ainda disponibilizadas Magic Boxes em 32 hipermercados/supermercados e 26 lojas MyAuchan, uma iniciativa que já salvou cerca de 100 mil refeições e evitou a emissão de mais de 250 toneladas de CO2 equivalentes.
Ainda neste caminho de combate ao desperdício, recorde-se que a Auchan foi a primeira insígnia da distribuição a aderir ao movimento cívico e nacional “Unidos Contra o Desperdício”, em novembro de 2020.