Ao longo de 2020, a Missão Continente distribuiu um total de 13,8 milhões de euros em excedentes alimentares por entre 1.170 instituições de Norte a Sul de Portugal. Os números são apresentados no novo relatório anual do braço solidário do Continente, que encontrou nos donativos uma forma de também combater o desperdício alimentar.
Segundo a Missão Continente, as doações diárias a instituições decorrem há mais de 27 anos e abrangem as mais de 300 lojas Continente. Além disso, também os colaboradores da Sonae MC beneficiam destes produtos, disponibilizados nas áreas sociais das lojas e entrepostos da insígnia de retalho alimentar (2,9 milhões de euros, no ano passado).
Os artigos doados são considerados excedentes quando perdem o seu caráter comercial, esclarece a Missão Continente em comunicado, sublinhando que preservam, ainda assim, todas as condições de segurança e higiene alimentar.
O mesmo relatório indica que, em 2020, foram doados nove milhões de euros a 819 instituições de solidariedade social e 1,9 milhões de euros a 351 associações de apoio e bem-estar animal.
«Estamos empenhados em continuar a criar valor social nas comunidades onde nos inserimos, sabemos da nossa responsabilidade enquanto marca que está presente na vida de todos os portugueses, não nos distanciaremos do nosso propósito e da ambição de gerar e ajudar a criar impacto positivo na sociedade, em prol de um futuro cada vez mais sustentável», comenta Nádia Reis, directora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.