A PEUGEOT torna-se num dos primeiros fabricantes a propor uma versão elétrica alimentada a célula de combustível a hidrogénio.
Proposto como mais uma alternativa relativamente às versões térmicas e elétricas alimentadas a bateria a hidrogénio, o novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen é o mais recente símbolo da estratégia “Extended Power of Choice” da marca, que permite a cada cliente escolher, entre uma vasta gama de motores, aquele que melhor se adequa às suas necessidades.
A versão elétrica com célula de combustível a hidrogénio confirma a rápida implementação da oferta eletrificada da gama Peugeot EXPERT, depois da apresentação, em 2020, do modelo e-EXPERT a bateria, nomeado “International Van of The Year 2021”, o sexto veículo da PEUGEOT a ser distinguido com este prestigiado prémio, desde 1992.
O novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen inova com um sistema “mid-power” elétrico plug-in, com célula de combustível a hidrogénio, específico da STELLANTIS, e que consiste em:
- Uma célula de combustível que produz a eletricidade necessária para a propulsão do veículo graças ao hidrogénio armazenado no sistema de reservatórios do veículo,
- Uma bateria de alta tensão de iões de lítio com uma capacidade de 10,5 kWh, recarregável a partir da rede elétrica e que também alimenta o motor em certas fases da condução.
O novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen distingue-se por:
- Capacidade de cobrir todas as distâncias sem emissões locais de CO2,
- Capacidade de se abastecer em 3 minutos de hidrogénio para uma autonomia superior a 400 km em ciclo de homologação WLTP (em fase de homologação),
- Uma tomada de carregamento para a bateria de alta tensão,
- 2 comprimentos disponíveis (Standard e Longo), com as mesmas características de volume de carga, quer das versões com motor Diesel, quer das elétricas alimentadas a bateria,
- Volume de carga máximo de 6,1 m3,
- Carga útil máxima de 1100 kg,
- Capacidade de reboque máxima de 1000 kg.
Com uma imagem forte e permitindo um acesso silencioso aos centros urbanos, sem emissões de CO2 e sem quaisquer cedências em termos de utilização, o novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen é uma oferta de mobilidade adicional.
O novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen vai estar disponível, numa primeira fase, para clientes profissionais (venda direta) em França e na Alemanha, com as primeiras unidades a serem entregues no final de 2021. Será produzido em França, sendo posteriormente transformado no centro de competência da STELLANTIS em Rüsselsheim, na Alemanha, as instalações do Grupo dedicadas à tecnologia do hidrogénio.