Tem havido uma maior procura por uma alimentação mais saudável e natural, ou pessoas a quererem reeducarem-se na alimentação para perda de peso, ou por questões de saúde, ou por questões éticas ou religiosas.

Os vegetais têm sido cada vez mais populares nas casas dos portugueses. Já pensaste em ser vegan e não sabes como? Ser vegan não é tão complicado como julgas, basta saberes o que pretendes da tua alimentação!

Qual a diferença entre o vegetarianismo e o veganismo?

O vegetarianismo refere-se a uma alimentação à base de vegetais, sem carne, nem peixe, já o veganismo, também tem o mesmo conceito, para além de não consumir qualquer produto de origem animal, abrangendo assim mais áreas para além da alimentar, como vestuário ou produtos de higiene e beleza.

Os vegetarianos podem optar por ser:

– Ovolactovegetarianos: excluem a carne e o peixe, mas consomem ovos e lacticínios.

– Lactovegetarianos: excluem carne, peixe e ovos, mas incluem lacticínios.

– Ovovegetarianos: excluem carne, peixe e lacticínios, mas incluem ovos.

Os veganos não utilizam cosméticos testados em animais, roupas e sapatos de pele, como também não frequentam parques ou atrações que utilizam animais em seus espetáculos.

Vegetarianos e veganos procuram uma alimentação que não explore animais e não contribua para o seu sofrimento.

Queres ser vegan?

Os benefícios associados ao regime vegan advêm do elevado consumo de produtos de origem vegetal em detrimento dos de origem animal que, cada vez mais, estão associados a um maior risco de doenças crónicas.

No entanto, por se tratar de uma alimentação que pode ter redução na ingestão de alguns nutrientes encontrados mais facilmente em alimentos de origem animal, como vitamina B12, vitamina D e cálcio, é importante que o vegano seja acompanhado por um nutricionista para que seja feito um plano alimentar que atenda a todas as necessidades nutricionais. Vê aqui como podes evitar a deficiência de nutrientes na dieta vegetariana.

Mas, alimentação vegana está longe de ser monótona e o único limite é a tua imaginação!
Por isso partilhamos contigo algumas alternativas:

– Tofu: Com elevado teor proteico e sem colesterol. Pode ser marinado, estufado, grelhado, salteado, assado, frito, acrescentado a sopas e até doces.

– Seitan: Ótimo substituto da carne, com menos calorias e sem colesterol. Absorve o sabor dos temperos e pode ser cozido, estufado ou frito.

– Leguminosas: Altamente nutritivas: soja, feijão, grão, ervilhas e lentilhas.

– Oleaginosas – Ricas em proteínas, vitaminas e minerais: nozes, amêndoas, avelãs, sementes de girassol, de chia ou de abóbora.

Se não sabes onde encontrar uma variedade de produtos vegan com qualidade, procura na Auchan!  Eleita Escolha do Consumidor 2021, é líder no mercado de produtos vegan a nível nacional, conclusão de um estudo pioneiro da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP).


Conhece aqui a Escolha do Consumidor