Com as inúmeras ofertas no mercado é sempre difícil percebermos se estamos 100% satisfeitos com os serviços contratados. As tecnologias estão sempre em constante mutação e se não estivermos atentos a acompanhar esta evolução, não temos termos comparativos.

A verdade é que com estas mudanças, a relação preço qualidade de produtos e serviços melhora a passos largos, mais vale estarmos realmente atentos à inovação que nos circunda, para podermos absorver todos os benefícios desta realidade.

Anualmente é realizada uma avaliação por um painel de consumidores, para apurar quais as melhores marcas em Portugal, através da ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor.

Neste sentido foi realizada uma rigorosa avaliação à categoria “Telecomunicações Móveis” e durante todo este processo, a Escolha do Consumidor concluiu que os consumidores fazem a sua escolha através dos seguintes fatores:

1º Qualidade do serviço – Cerca de 86% dos portugueses acedem à informação online através de um smartphone e 71% através de um computador portátil (*), neste contexto a qualidade do serviço é sem dúvida o primeiro fator a considerar quando se escolhe uma rede móvel.

2º Rapidez na internet – Sendo a Internet, o  maior companheiro do nosso quotidiano, queremos que seja de fácil resposta. Aceder rapidamente à informação que pretendemos é uma mais valia que nos faz optar por uma marca em detrimento de outras.

3º Cobertura da rede – “A chamada caiu”, “fiquei sem rede”, “aqui não tenho internet, tu tens?”, são as frases que mais detestamos de dizer quando estamos a utilizar as redes móveis, pior ainda é quando ouvimos a outra pessoa dizer “tens de trocar de operadora!”.

4º Transparência dos serviços – Todos os tipos de serviços que apoiam o cliente deverão ser claros, transparentes e eficazes, transmitindo segurança de que a escolha da rede móvel foi acertada.

Os consumidores também salientaram a importância da transparência na faturação, gostamos sempre de saber que valores podemos contar sejam nos planos pré ou pós pagos, como também é agradável que os tarifários que escolhemos nos tragam mais benefícios que outros.

Como resultado desta avaliação, a MEO foi a Escolha do Consumidor na categoria de “Telecomunicações Móveis”, com um grau de satisfação de 73,6%.

www.meo.pt

Nota: *Estudo realizado pela Netsonda.

Guia do Consumidor 2021

Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?