Em junho, a Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) aprovou o consumo de sete espécies de insetos em Portugal. A marca de retalho Continente decidiu, dar o primeiro passo e ser a primeira a tirar partido dessa oportunidade e aventurar-se na comercialização de produtos alimentares à base de insetos.

O Continente optou por iniciar a sua comercialização com três categorias de produto, todas elas produzidas pela start-up portuguesa Portugal Bugs. E todas elas têm um importante elemento em comum: todas envolvem, na sua composição, Tenebrio molitor, ambas conhecidas por ser a larva do besouro-da-farinha.

Destas três categorias de produto temos a farinha, que é feita inteiramente a partir de Tenebrio molitor. Mas estão também já a ser comercializados os snacks Tasty Mealworms, que são insetos desidratados e que estão agora disponíveis com dois temperos distintos – de pimenta cayenne ou de sal marinho. E existem ainda quatro sabores de barras proteicas (chocolate e amêndoa; figo e laranja; maçã e canela; manteiga de amendoim e mel), as chamadas Mealworm Bites.

O Continente optou por passar a “disponibilizar esta alternativa alimentar” aos consumidores por ir ao encontro das “tendências de consumo a nível global”, revela-nos Paula Jordão, diretora Comercial Alimentar da Sonae MC. Isto numa altura em que já “um terço da população mundial” consome alimentos desta natureza, esclarece. A marca pretende assim, com esta aposta, contribuir para a “democratização desta nova tendência de consumo”.

Porém, a permanência destas novas opções em loja dependerá, em larga medida, da aprovação dos clientes “o que vai ditar a sua permanência nos nossos lineares é a adesão dos consumidores”. No entanto, a marca tem a expetativa de que o “consumidor comece a aderir cada vez mais a estas alternativas alimentares”, resultando assim no “sucesso” destas novas opções.

E apesar de estas criações apenas estarem agora a chegar ao mercado, a verdade é que a Portugal Bugs já tem vindo a desenvolver, desde 2016, produtos alimentares à base de insetos. Um trabalho que leva já cinco anos e que pode vir a resultar, de acordo com um dos fundadores da empresa, no lançamento de novas tipologias de produtos para breve.

Guilherme Pereira, fundador da Portugal Bugs comenta “Estamos a pensar lançar, ainda este verão, um gelado com farinha de inseto. Depois sairá também, no final de agosto, uma massa proteica com farinha de inseto”, “e também pensamos lançar dois substitutos de carne, um hambúrguer e umas almôndegas, no final de setembro”.

Os produtos que começaram agora a ser comercializados apenas podem ser encontrados, neste momento, em 10 das lojas do Continente, mais concretamente naquelas que contam com expositores Continente Food Lab. Estas novidades estão também na loja Continente Labs, localizada no centro de Lisboa, e disponíveis nas regiões da Grande Lisboa e Porto através do Continente Online.

Atreve-te e experimenta


Conheça aqui a Escolha do Consumidor