A PepsiCo anuncia o seu compromisso de se tornar “Zero Consumo de Água” até 2030, permitindo o reabastecimento global de 100% da água que utiliza, em zonas de alto risco hídrico.
A eficiência em termos de redução será alcançada por meio da adoção de padrões de eficiência operacional de excelência, ou de classe mundial, no uso da água em mais de mil instalações próprias e/ou de terceiros, sendo quase a metade delas em zonas de alto risco hídrico.
Aumentar o padrão de eficiência nessas instalações permitirá à PepsiCo reduzir o seu uso de água em mais de 11 mil milhões de litros por ano, o que representa 50% da quantidade de água que a empresa utiliza nesses locais. Em 2025, a PepsiCo também vai adotar o padrão da Aliança para a Gestão Sustentável da Água em todas as áreas de alto risco hídrico onde opera.
Jim Andrew, diretor de Sustentabilidade da PespsiCo afirma: “O tempo está a terminar para o mundo agir. A água não é apenas um componente fundamental do nosso sistema alimentar, é um direito humano imprescindível. A falta de água limpa e segura em todo o mundo é um dos problemas mais urgentes que a nossa comunidade global enfrenta hoje”. Jim Andrew acrescenta ainda que: “A escassez de água está diretamente ligada às mudanças climáticas e na PepsiCo acreditamos que um esforço global para alcançar um impacto hídrico positivo é essencial. Estamos focados em garantir que as pessoas em todo o mundo tenham acesso a este recurso natural e em certificar-nos de que estamos a priorizar a gestão da água em todas as nossas operações”.
Em Portugal, 42% do total da água consumida na fábrica do Carregado é reutilizada e a colheita da água da chuva é já utilizada para irrigação de jardins e limpeza de estradas. Desde 2006, a PepsiCo Portugal reduziu também o consumo de água por tonelada de produção de produto em 56%.
A PepsiCo pretende deste modo proporcionar acesso à água potável a 100 milhões de pessoas até 2030, para tal a Fundação PepsiCo está a lançar um novo programa em parceria com a ONG WaterAid, que contará com um investimento de um milhão de dólares, para levar água potável às famílias na África Subsaariana. Esta iniciativa arrancou em 2006 e já mereceu um investimento de 53 milhões de dólares para permitir o acesso a água a mais de 20 países, ajudando desta forma mais de 59 milhões de pessoas.
Conheça aqui a Escolha do Consumidor