Acompanhada de temperaturas mais baixas, a época natalícia chegou. É esta a altura do ano para demonstrar ternura através da troca de prendas, por vezes adquiridas à última hora. Para as marcas, é essencial aproveitar este aumento da procura para atingir um boom de vendas em dezembro. Neste sentido, a Páginas Amarelas, agência de Marketing Digital, salienta cinco formas de maximizar as vendas no Natal:

1. Investir em promoções: nesta época, os consumidores estão à procura do melhor preço possível em todos os presentes. Por isso, há que tentar captar a atenção do público ao dinamizar algumas promoções e iniciativas exclusivas de Natal;

2. Comunicar em redes sociais: mais do que dinamizar algumas promoções de Natal é fundamental investir na sua comunicação. As empresas devem aproveitar a época natalícia para aumentar as vendas através de canais como as redes sociais, nos quais os consumidores estão mais presentes;

3. Otimizar o website: o cliente cria sempre alguma expectativa ao consultar o website, seja para procurar informação sobre a marca, saber preços ou identificar a localização de uma loja. No caso do Natal, a expectativa é que haja algum destaque dado aos produtos e promoções desta época. Para além disto, o website deve estar otimizado para todos os dispositivos como computadores, telefones e tablets;

4. Disponibilizar vários métodos de pagamento: as tipologias de pagamento disponíveis têm-se diversificado, pelo que é recomendável incorporar vários métodos de pagamento e pensar quais são os que mais se adequam ao perfil do cliente da marca. Garantir que o método de pagamento não é um entrave à compra final pode fazer toda a diferença na satisfação do cliente;

5. Garantir um bom atendimento:um cliente satisfeito recomenda a marca a dois ou três dos seus conhecidos, enquanto que um insatisfeito a nove ou dez. É, por isso, importante fornecer um bom atendimento, que responda às necessidades do cliente e preencha as suas expectativas.

Há ainda que destacar que esta é uma altura de vendas bastante competitiva. Sugestões como estas, avançadas pela Páginas Amarelas, permitem criar a vantagem necessária para as empresas estarem um passo à frente da concorrência, o que reforça a missão da agência de apoiar PMEs nos meios digitais.


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