Num ano recorde de participação de empresas, EDP destaca-se entre 180 companhias globais como a elétrica integrada mais sustentável no S&P Dow Jones Sustainability Index.

As boas práticas de sustentabilidade voltam a valer à EDP o reconhecimento no S&P Dow Jones Sustainability Index (DJSI), que mantém assim o primeiro lugar do grupo de elétricas integradas, entre 180 empresas de diferentes geografias avaliadas. Com uma classificação final de 90 pontos (em 100) – a segunda melhor desde que integra este índice de referência mundial e bem acima da média do seu setor, que é de 50 pontos – a EDP destaca-se também como a única empresa portuguesa a integrar o DJSI há 15 anos consecutivos.

Entre as dimensões de sustentabilidade (ESG) que mais contribuíram para esta boa performance destaca-se a de Governance & Económica, onde a empresa conquistou a pontuação máxima em quatro dos nove critérios. A gestão de inovação distingue-se nesta performance – uma avaliação onde projetos inovadores e relevantes para a transição energética, como é o caso do parque solar flutuante em Alqueva, deram um contributo decisivo.

Também na dimensão Ambiental, o segmento de transporte e distribuição registou o maior crescimento na pontuação (mais 23 pontos) e, na dimensão Social, o destaque vai para a prevenção, segurança e saúde no trabalho, que registou uma das melhores variações positivas este ano (mais 10 pontos), e para a gestão de relação com clientes (mais 11 pontos).

No total de 27 critérios avaliados, há oito em que a EDP conseguiu a pontuação máxima de 100 pontos: materialidade, influência em políticas públicas, gestão de inovação, reporte ambiental, reporte social, cidadania/filantropia, riscos relacionados com água e oportunidades de mercado.

Performance de excelência há 15 anos consecutivos

Desde que, em 2008, passou a integrar o DJSI World e DJSI Europe a EDP já se distanciou significativamente da primeira classificação de 75 pontos e, nos últimos 15 anos, há 13 em que se posicionou sempre entre os primeiros dois lugares do seu segmento. Um reconhecimento que reflete a solidez da estratégia da EDP, apostada na descarbonização, no desenvolvimento das energias renováveis e na promoção de um modelo de cultura de sustentabilidade e de impacto social positivo. Enquanto líder da transição energética, a EDP mantém-se alinhada com o desenvolvimento sustentável e com o combate às alterações climáticas, práticas fundamentais para garantir a proteção do ambiente e a criação de valor.

Na edição deste ano – que voltou a bater recordes de participação e de entradas nos índices de sustentabilidade – foram analisadas 3.519 companhias do S&P Global Broad Market Index (num total de 3.562 convidadas a participar na avaliação), distribuídas por 24 setores de atividade. Para integrar o DJSI World foram selecionadas 332 companhias, estando a EDP entre as oito utilities elétricas reconhecidas. A nível europeu, o DJSI Europe selecionou 153 empresas, entre as quais estão cinco utilities elétricas, sendo uma delas a EDP (que também já integra este índice há 13 anos).

O Dow Jones Sustainability Index é uma referência mundial na área da sustentabilidade e foi criado em 1999 como o primeiro benchmark do desempenho não-financeiro para empresas cotadas a nível global. Além dos indicadores económicos e financeiros, este índice avalia critérios como a transparência, o governo societário, a gestão do risco, as relações com os diversos stakeholders, a responsabilidade socioambiental, entre outras vertentes de ESG.

Guia do Consumidor 2022

Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?