A ALDI Portugal volta a unir-se na luta contra o desperdício alimentar, numa altura em que um milhão de toneladas de alimentos é desperdiçado, todos os anos[1], em Portugal. Perante esta realidade alarmante, o retalhista alimentar, que faz parte do Movimento Unidos Contra o Desperdício, juntou-se novamente a mais uma campanha de sensibilização, que visa consciencializar as várias gerações e demonstrar que, para salvar o Planeta, não são necessários atos heróicos.

A campanha lançada no Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, decretado pela ONU, conta com várias criatividades, que, através do empadão, açorda e do croquete demonstram quão fácil é resolver um problema que é hoje responsável por 10% das emissões de gases com efeitos de estufa, ocupando assim o ranking dos maiores poluentes do Mundo.

“Antes de evitar andar de avião, faz um empadão”, “Salvar o Planeta, uma açorda de cada vez”, “Ou fazemos croquetes, ou estamos fritos”, são as frases que, a partir de hoje, vão impactar todos os portugueses, através de vários outdoors espalhados pelas estações de metro da capital. No âmbito da campanha, foi também desenvolvida uma plataforma digital que, sob a forma de um livro contra o desperdício, agrega dezenas de receitas e dicas sobre como aproveitar as sobras de vários alimentos e refeições, demonstrando que as soluções podem ser simples e estão ao alcance de todos.

Elke Muranyi, Corporate Responsibility Director da ALDI Portugal, enfatiza que “a realidade que o país atravessa relembra a urgência de agirmos rapidamente e mudarmos os nossos comportamentos para reverter os números alarmantes associados ao desperdício alimentar. 17% da produção anual em Portugal é desperdiçada e isto tem um impacto direto sobre o clima. Ao desperdiçarmos alimentos, somos responsáveis pela utilização desnecessária dos recursos para a produção e estamos a contribuir para as alterações climáticas, através das emissões de gases com efeito de estufa daí resultantes.”

E acrescenta: “enquanto retalhista, o combate ao desperdício alimentar é uma das nossas preocupações, e é nesse sentido que temos implementado um conjunto de medidas cujo principal objetivo é contribuir para o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 12, de reduzir para metade, até 2030, o desperdício de alimentos per capita a nível mundial.”

Para assinalar este dia, a ALDI Portugal vai estar presente hoje no evento realizado pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício, que irá reunir várias marcas e entidades dos vários setores da cadeia alimentar no Pavilhão de Portugal. Juntando-se na cozinha ao Chef Luís Machado, a partir das 19h, a ALDI vai mostrar ao público como aproveitar os excedentes alimentares, através de receitas simples, práticas e saborosas.

[1] Dados adiantados pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício, 2022.

 

Bake Off, GutBio e Tesouros do Mar, marcas próprias da ALDI, foram eleitas Escolha do Consumidor 2022. Sabe mais aqui


Conhece aqui a Escolha do Consumidor