Sabias que a eletricidade continua a ser a principal fonte de energia consumida nas casas dos portugueses (46,4%)?

Como se pode calcular a cozinha é a divisão da casa responsável pelo maior consumo energético, depois o aquecimento das águas e os equipamentos elétricos - isto porque há demasiada utilidade com os eletrodomésticos e pequenos domésticos.

Mas existem vários métodos para diminuíres os consumos na tua casa e tornares a utilização dos mesmos mais eficiente.

Toma nota de algumas dicas para poupares energia com os teus eletrodomésticos:

  • Opta por eletrodomésticos mais eficientes

Ao comprares um eletrodoméstico para a casa, tem atenção à eficiência energética do mesmo, pode ser mais caro, mas rapidamente compensará através da redução do consumo de energia (cerca de 60%). Confirma também se contém o Rótulo Ecológico Europeu, este selo garante que os aparelhos têm um baixo consumo de energia durante a sua utilização como em stand by.

  • Evita deixar os aparelhos em stand by

Desliga as televisões no botão, assim como os computadores ligados durante a noite ou os carregadores na tomada mesmo quando já não estão a carregar nenhum aparelho. Cerca de 11% do consumo energético em casa diz respeito aos aparelhos eletrónicos, vale a pena desligar tudo da corrente quando já não estão em uso.

  • Cuida do teu frigorífico

Alguns cuidados a ter com o eletrodoméstico que consome mais energia em casa é deveras importante, como por exemplo: verificar as borrachas, limpar o seu interior com regularidade, deixar arrefecer a comida antes de a guardar e evitar abrir frequentemente a porta.

  • Aproveita a energia do forno

Sempre que utilizares o forno, tenta colocar duas confeções em simultâneo, mesmo que seja uma granola que podes ir comendo durante a semana. E, se o desligares 5 a 10 minutos antes do tempo, irá igualmente cozinhar o prato em questão.

  • Lava a roupa e a loiça de forma eficiente

O aquecimento da água é responsável por 90% dos consumos. Utiliza sempre as máquinas com a carga cheia e lava a roupa a 30ºC no máximo. Devemos desta forma fazer uma gestão eficiente da utilização de água e eletricidade no uso destas máquinas.

E qual é o melhor fornecedor de energias e serviços para uso doméstico?

Como resposta a esta questão, a Escolha do Consumidor realizou um estudo de mercado com o objetivo de compreender quais os atributos mais valorizados pelos consumidores na escolha das melhores Energias e Serviços para Uso Doméstico.

Neste estudo, todos os inquiridos assumem que os atributos principais para a sua escolha são: a clareza na informação, a disponibilidade do serviço, a transparência na faturação e o apoio ao cliente que deverá ser rápido e eficiente na resolução de qualquer tipo de problemas.

É também importante que o fornecedor tenha um bom atendimento telefónico, a capacidade de esclarecer todas as dúvidas que o consumidor possa ter, sendo necessariamente relevante, a formação de todos os seus colaboradores.

Os inquiridos revelam também que dada a era digital em que vivemos que é fundamental o fornecedor possuir canais digitais para inserir as respetivas leituras e para o fácil acesso às suas faturas.

Por fim, a segurança que a marca transmite e a confiança da mesma, são fatores essenciais para se distinguirem da concorrência.

Como conclusão deste estudo, os consumidores elegeram EDPEscolha do Consumidor 2022 na categoria de melhor “Energias e Serviços de Uso Doméstico”, com um grau de satisfação de 83,82%.

Já conheces a EDP Store? Aqui poderás escolher os eletrodomésticos mais eficientes para a tua casa a preços únicos.

 

 

Guia do Consumidor 2022

Queres saber que outros aspetos deves ter em conta quando escolhes uma determinada marca ou produto?