A ConsumerChoice acaba de anunciar a criação dos Happy Awards que têm como objetivo avaliar o bem-estar e a felicidade das organizações, auscultando não só colaboradores, mas também clientes e fornecedores.
Estudos científicos comprovam que a felicidade contribui para a resolução de problemas físicos e psicológicos motivados pelo trabalho, para a redução do absentismo e aumento da produtividade. Há, portanto, uma preocupação generalizada com o aumento do FIB – Felicidade Interna Bruta por parte das organizações, razão que motivou o desenvolvimento dos Happy Awards pela ConsumerChoice, promotora da Escolha do Consumidor e certificada com ISO 9001, com o intuito de premiar organizações que já investem na felicidade e motivar outras a elevar os seus índices de felicidade internos.
Os Happy Awards são um sistema inovador de qualificação da felicidade nas organizações que se diferencia por uma avaliação 360º, que não se limita à relação da organização com os colaboradores, incluindo, por isso, também a relação com os clientes e fornecedores. Ao participar nos Happy Awards, as organizações são posicionadas, de forma credível, como promotoras da felicidade, e beneficiam ainda de um conjunto de dados qualitativos que poderão ser utilizados estratégica e transversalmente por várias áreas da organização, nomeadamente a Gestão, Comercial, Recursos Humanos, Marketing e Inovação.
"Sentimos a necessidade de trazer este tema para agenda, através deste prémio, porque a felicidade e o bem-estar das organizações são já um critério de sustentabilidade económica e afeta todos os players da economia. Acreditamos que no futuro este índice terá a mesma importância que os recursos financeiros ou humanos." - Salienta Teresa Preta, Diretora-geral da ConsumerChoice.
A felicidade é o tema do momento nas organizações e, no âmbito da Agenda 2030, da ONU, os Happy Awards contribuem de forma inequívoca para o ODS 3 – Saúde e Bem-estar, promovendo a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores, e para o ODS 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico.
Podem candidatar-se empresas, universidades, câmaras municipais e outras organizações privadas ou públicas, através do site www.happy-awards.com, até dia 30 de novembro.