A AEG, uma das marcas líderes do setor em sustentabilidade, promove uma jornada gastronómica saudável pelo país, com o lançamento da webserie “AEG CARAVANA MEDITERRÂNICA – GREEN AFFAIR”. Esta série inovadora é apresentada e conduzida pela carismática Joana Barrios, embaixadora da marca no território “Taste”, e pela experiente nutricionista Ana Pinto Nutriaging. Juntas prometem levar os seguidores da marca numa jornada culinária por diferentes regiões de Portugal, descobrindo receitas autênticas, adaptadas de forma saudável e seguindo os princípios da dieta mediterrânica.

Diferente das séries tradicionais de culinária, a “AEG CARAVANA MEDITERRÂNICA – GREEN AFFAIR” é uma verdadeira celebração da cultura culinária portuguesa, levando os seguidores da marca numa viagem fascinante por diferentes regiões do país. Apresentada por Joana Barrios e com orientação nutricional de Ana Pinto Nutriaging, a série combina cozinha e nutrição, resultando numa experiência gastronómica única, saudável e sustentável.

De referir que a dieta mediterrânica é das dietas mais saudáveis e mais sustentáveis do mundo e que este ano se assinalam 10 anos desde que a DIETA MEDITERRÂNICA foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.  Não compreendendo apenas a alimentação, trata-se de um conjunto de competências, conhecimentos, práticas e tradições relacionadas com a alimentação, que vão da terra para a mesa e que abrange as culturas, as colheitas e a pesca, assim como a conservação, transformação e preparação dos alimentos e, em particular, o seu consumo.

Em cada episódio, Joana Barrios e Ana Pinto, exploram as tradições culinárias locais, descobrindo os segredos das receitas autênticas e adaptando-as de forma saudável, com a ajuda dos eletrodomésticos AEG, especificamente do forno SteamPro e da placa de indução Flex, a bordo da Caravana. Juntas, trazem um equilíbrio perfeito entre a paixão pela culinária e o conhecimento nutricional, proporcionando uma experiência completa para os seguidores da marca. Em cada episódio o desafio é perceber o que se pode fazer para melhorar as receitas típicas de cada região do ponto de vista nutricional, com todo o sabor, com base nos princípios da dieta mediterrânica.

A AEG CARAVANA MEDITERRÂNICA – GREEN AFFAIR, prioriza a utilização de produtos frescos e locais nas receitas apresentadas, valorizando a agricultura sustentável e apoiando os produtores locais. Cada episódio é uma homenagem à riqueza e variedade de ingredientes que o país tem para oferecer, ressalvando os benefícios da produção local e a preservação das tradições culinárias, com dicas de nutrição fundamentais para tornar os pratos típicos do nosso país mais saudáveis e sustentáveis.

Ao longo da série, é destacada a importância das funções inovadoras dos eletrodomésticos AEG, mais concretamente da nova gama AEG Ecoline que desempenham um papel fundamental na confeção das receitas de forma mais saudável e sustentável, com todo o sabor.

A seleção de produtos AEG EcoLine é composta pelos eletrodomésticos mais eficientes da marca, que permitem poupar recursos, ajudando os consumidores a fazer escolhas conscientes e mais sustentáveis de forma intuitiva, reduzindo o seu impacto ambiental sem comprometer o desempenho dos eletrodomésticos

O produto estrela desta Caravana é o forno AEG SteamPro da gama AEG EcoLine e o grande aliado da Joana e da Ana nesta missão. Os fornos AEG EcoLine são os modelos energeticamente mais eficientes da marca. Todos incluem funções de cozedura a vapor, que permitem cozinhar a temperaturas mais baixas e poupar até 20% de energia*.  Cozinhar a vapor retém até 90% das vitaminas**, para além de permitir cozinhar com menos sal e gordura, protegendo as propriedades dos ingredientes e potenciando os seus nutrientes. Adicionalmente, a função Regenerar a vapor, que usa 50% de vapor e 50% de calor e é ideal para aquecer sobras, com a garantia de que pode desfrutar de uma refeição deliciosa, que parece acabada de cozinhar, contribuindo para evitar o desperdício de alimentos. Sempre que é necessário limpar o forno, a limpeza a vapor utiliza até 95% menos de energia comparativamente à limpeza por pirólise***.

Ângela Pereira, Marketing Manager da AEG em Portugal, conta que “a AEG Caravana Mediterrânica – Green Affair é um projeto especial que visa educar o consumidor e incentivá-lo a cozinhar e comer de forma mais saudável e sustentável, com todo o sabor, o que é possível, por exemplo, com a ajuda das funções de vapor dos fornos AEG EcoLine”. Acrescenta que “tendo em conta que 85% do impacto ambiental de um produto ao longo do seu ciclo de vida acontece durante a sua utilização, em casa do consumidor, a aposta da AEG no desenvolvimento produtos inovadores que ajudem a reduzir a pegada ecológica dos nossos produtos durante a fase de uso, no dia a dia, sem comprometer o desempenho, bem como na promoção de ações orientadas para o consumidor, assumem um papel preponderante”.

O conceito AEG GREEN AFFAIR

Como parte do compromisso da marca com a sustentabilidade, a AEG promove práticas responsáveis em todas as suas áreas de atuação. O AEG GREEN AFFAIR, é um conceito abrangente que tem o intuito de promover e incentivar a sustentabilidade em todas as áreas dos seus projetos e produtos, bem como em todos os territórios da marca: “Taste”, “Care” e “Wellbeing”, visando minimizar o impacto ambiental e maximizar a eficiência energética em todas as etapas, desde a conceção até o uso final.

O AEG GREEN AFFAIR concentra-se em três pilares principais: eficiência energética, utilização de materiais sustentáveis e inovação responsável. AEG desenvolve e oferece produtos altamente eficientes do ponto de vista energético, utiliza materiais e recursos renováveis e de baixo impacto ambiental, e procura constantemente soluções inovadoras que promovam um estilo de vida sustentável.

O conceito AEG Green Affair visa, para além de trazer produtos sustentáveis para o mercado, educar os consumidores e incentivá-los a ter práticas ecológicas, fornecendo informações sobre eficiência energética, reciclagem e conservação de recursos. O objetivo é capacitar os consumidores a fazerem escolhas mais conscientes e contribuírem para um futuro mais verde e sustentável.

Já estreou o projeto AEG CARAVANA MEDITERRÂNICA – GREEN AFFAIR, no qual foram partilhadas dicas de como recriar as receitas típicas de Portugal, de forma mais saudável e sustentável. O primeiro episódio já está disponível desde o dia 8 de junho, no Instagram da AEG Portugal, da embaixadora da marca Joana Barrios e da nutricionista Ana Pinto, bem como no Youtube e site da marca em: www.aeg.com.pt.

AEG foi eleita Escolha do Consumidor 2023. Sabe mais aqui


Conhece aqui a Escolha do Consumidor