Nos últimos anos, a preocupação crescente com questões ambientais tem impulsionado mudanças significativas nos hábitos de consumo e estilo de vida das pessoas. Um dos aspetos fundamentais nessa jornada rumo à sustentabilidade é o papel que a casa desempenha. A ideia de ter uma “casa sustentável” vai além de uma mera tendência passageira e tornou-se uma necessidade emergente para a construção de um futuro mais verde e ecologicamente responsável.

Neste artigo, iremos explorar a importância de adotar práticas sustentáveis dentro das nossas casas e como esses hábitos podem impactar positivamente o meio ambiente. Abordamos algumas marcas, eleitas Escolha do Consumidor 2023, que têm vindo a destacar-se ao oferecer produtos e soluções que promovem a sustentabilidade, incentivando os proprietários a fazerem a diferença nas suas casas, são elas: MELOM, Imovirtual, Meo Care, Miele, Vito Tools, UHU e Goldenergy.

O conceito de casa sustentável

Uma casa sustentável é aquela que procura minimizar o seu impacto no meio ambiente, enquanto proporciona conforto e qualidade de vida aos seus moradores. Isso envolve a adoção de práticas e tecnologias que economizam energia, utilizam materiais ecológicos e promovem a eficiência no uso dos recursos naturais.

Ações para a sustentabilidade nas casas
  1. Eficiência energética: Empresas como a MELOM e a Meo Care destacam-se na promoção de medidas que melhoram a eficiência energética nas casas. Desde uma construção mais sustentável a soluções para necessidades do dia a dia, que permitem prevenir e poupar (na saúde, apoio tecnológico, soluções focadas na casa, seniores ou animais de estimação).
  2. Uso consciente da água: A Miele, uma marca conhecida pelas suas inovações em eletrodomésticos, tem investido em tecnologias que promovem o uso consciente da água. As máquinas de lavar a louça de alta eficiência são exemplos de produtos que ajudam a economizar água em comparação a modelos mais antigos.
  3. Materiais sustentáveis: A Vito Tools tem sido uma pioneira no desenvolvimento e oferta de materiais de construção sustentáveis. A Vito Tools incentiva os consumidores a construírem algo com as suas próprias mãos “Do It Yourself”, podendo desta forma reconstruir ou reabilitar, dando-lhes uma segunda vida.
  4. Tratamento de problemas ambientais: A UHU, com o seu removedor de bolores e fungos, aborda diretamente um problema que pode afetar a saúde dos moradores e a qualidade do ar no interior de casa, contribuindo para um ambiente mais saudável e livre de substâncias prejudiciais.
O papel da consciencialização

Marcas como a Goldenergy e a Imovirtual têm vindo a desempenhar um papel importante na consciencialização das pessoas sobre a importância da sustentabilidade nas suas casas. Através de campanhas educacionais, a promoção de projetos sustentáveis e a disponibilização de informações sobre como tornar uma casa mais verde.

A adoção de práticas sustentáveis em casas não apenas beneficia o meio ambiente, mas também proporciona uma economia a longo prazo para os proprietários, além de contribuir para a saúde e o bem-estar de todos os moradores. Estas marcas, eleitas Escolha do Consumidor, desempenham papéis fundamentais nesta jornada rumo a uma habitação mais sustentável, contribuindo assim, para a construção de um futuro mais responsável e ecologicamente equilibrado.


Conhece aqui a Escolha do Consumidor