Critérios aplicados a várias entidades evidenciam a felicidade na organização, na função desempenhada e na vida pessoal
Os Happy Awards são um sistema inovador de qualificação das organizações ao nível da felicidade, com base numa tripla avaliação de todos os seus stakeholders: colaboradores, clientes e fornecedores. Na primeira edição, o estudo 360º aplicado ao conjunto de entidades participantes distinguiu: A Casa das Casas, Alberto Oculista, Associação Salvador, Pinto Lopes Viagens, RE/Max e Zome.
Conforme os resultados dos estudos realizados, conclui-se que, no que toca à felicidade e satisfação da experiência na organização, o alinhamento com os valores da mesma é o fator mais valorizado pelos colaboradores (94%). Os colaboradores inquiridos sentem-se orgulhosos da sua organização (91%) e bastante alinhados com os seus valores (87%).
No que concerne à experiência na função, os colaboradores auscultados sentem-se bastante felizes e satisfeitos com a relação que mantêm com a sua hierarquia (92%), sentem que são confiáveis para as suas chefias (90%) e revelam ter liberdade para serem autênticos (88%). A importância destes três aspetos é de praticamente 100% para os colaboradores destas organizações.
Este estudo vai mais longe e avalia também a felicidade e satisfação dos colaboradores em relação à sua experiência pessoal. Os colaboradores consideram extremamente relevante contar com o apoio por parte dos amigos e familiares (94%) e valorizam as amizades no trabalho (86%), sendo que nas referidas “organizações felizes” os colaboradores estão entre 87% e 90% satisfeitos em relação a estes pontos.
Já no que diz respeito ao vencimento, este continua a ser um ponto relevante. Em média, os colaboradores das organizações vencedoras dos Happy Awards estão 76% satisfeitos com o seu vencimento atual. Consequência da conjuntura atual e perda de poder de compra face à inflação, assumindo assim uma importância média de 94%.
“Esta é uma iniciativa que tem como missão avaliar a felicidade do colaborador em várias vertentes, que se interligam e que contribuem para o seu bem-estar
e realização pessoal. Tem como missão subliminar transformar as próprias organizações, incentivando-as a melhorar nos pontos que são identificados como mais importantes pelos colaboradores, mas também pelos clientes e fornecedores, numa visão integrada que pode ser aplicada de forma estratégica por várias áreas da organização, como os departamentos de Gestão, Comercial, Recursos Humanos, Marketing e Inovação“, comenta Teresa Preta, Diretora-geral da ConsumerChoice.
Além dos colaboradores, o estudo associado aos Happy Awards avalia também a satisfação dos clientes destas organizações para quem a qualidade dos produtos e serviços à disposição e a confiança que possuem na organização têm uma importância média de 95%, sendo que a média de felicidade e satisfação em relação a estas componentes está acima dos 90%. No caso dos fornecedores destas organizações, é de extrema importância o cumprimento dos prazos de pagamento bem como a confiança na organização. Em média, os fornecedores estão 96% felizes e satisfeitos em relação a estes pontos.
A primeira edição dos Happy Awards avaliou organizações sociais, municípios e empresas de diferentes setores. Para serem distinguidas como vencedoras, as empresas têm de se destacar nos diferentes critérios. As percentagens apresentadas referem-se ao grau de satisfação e felicidade dos inquiridos em relação a determinado fator, considerando também o grau de importância de cada fator para essa pessoa.