A qualidade é um dos atributos mais valorizados pelo consumidor quando se refere aos produtos ou serviços que procura, mas é também um dos mais subjetivos, pois depende da perceção e da experiência individual de cada um. De forma a mensurar a qualidade de forma mais objetiva, a ConsumerChoice lança um novo sistema de avaliação – os Quality Awards – que vão avaliar as marcas de acordo com 10 dimensões que vão definir a sua qualidade global.
Desempenho, características e confiança no produto ou serviço, conformidade das características para a sua finalidade, durabilidade, atendimento, design, expectativa do consumidor, qualidade percebida e recomendação são as dez dimensões que a ConsumerChoice vai avaliar através dos Quality Awards.
“É difícil haver unanimidade quando se trata de qualidade. O que é qualidade para um consumidor, pode não ser para outros. Para mensurar a qualidade de forma mais objetiva, desenvolvemos na ConsumerChoice o primeiro sistema de avaliação que reconhece a qualidade em função da especificidade dos produtos ou serviços, com base em 10 dimensões e correspondendo à expetativa dos consumidores”, menciona Teresa Preta, diretora geral da ConsumerChoice.
Ao nível da metodologia, os Quality Awards apenas vão reconhecer os produtos ou serviços de qualidade que, nas dimensões referidas, obtenham uma qualificação superior a 70% na avaliação dos consumidores. Os produtos e serviços reconhecidos por este sistema de avaliação pioneiro vão ser anunciados em janeiro de 2024 e poderão utilizar este selo durante um ano.
As marcas poderão inscrever-se nos Quality Awards até final de setembro. A avaliação dos produtos e serviços decorre em novembro e dezembro através de um painel de consumidores que vão realizar a sua avaliação em ambiente real.
Conhece aqui os Quality Awards