A sala Leónidas do Hotel Sana Myriad, no Parque das Nações, foi o palco da entrega de prémios da Escolha do Consumidor aos melhores Influenciadores digitais do país. O evento, que aconteceu na manhã do dia 4 de janeiro, foi uma sessão intimista para os vencedores das 12 categorias de influenciadores digitais, que através da sua notoriedade se destacaram aos olhos dos portugueses.
Na categoria de “Decoração” a vencedora foi o Mundo de Sofia, destacando-se por critérios como a informação sobre o acesso ao local onde comprar os produtos, DIY, dicas funcionais e praticabilidade. A vencedora agradece «aos consumidores» e também a «todas as marcas que me têm acompanhado ao longo destes anos».
Relativamente à categoria de “Culinária” o vencedor foi A Pitada do Pai, que se destaca devido a aspetos como a alimentação saudável, a credibilidade, as dicas de receitas ou sugestões sobre alimentos de substituição: «Obrigada a quem está à mesa diariamente connosco, com receitas mais simples, mais saudáveis e mais económicas», afirmou Rui Marques.
O vencedor na categoria de “Viagens” foi o João Cajuda e alguns dos critérios que o levaram a ser o grande vencedor foram as dicas, histórias reais e desafiantes e as fotos apelativas. «Espero continuar a entusiasmar e a inspirar os consumidores a viajar, são realidades diferentes e nós viemos ao mundo para conhecê-lo», refere o vencedor.
Já na categoria de “Mundo Melhor” o vencedor foi o João Manzarra, que se destacou devido às dicas simples e ecológicas, à capacidade de retenção do público, aos exemplos de como reduzir o impacto ambiental, entre outros. «Fico feliz que o meu nome seja associado à melhor coisa do mundo, que é um mundo melhor», menciona Manzarra com bom humor em mensagem de vídeo.
Duas para um – Daddy Blog foi o vencedor na categoria “Família” pelo seu humor, relatos do dia-a-dia, temáticas abordadas e histórias reais. «Este prémio é nosso, mas é muito mais de quem se identifica connosco e com a nossa imperfeição», agradece Maria Pedroso, indo ao encontro do critério de genuinidade apreciado pelos seguidores.
Na categoria “Política, Educação e Economia” alguns dos critérios avaliados foram a coerência de opiniões, a explicação de conceitos básicos ou a honestidade, com a vitória do “Politicamente Falando”, representado por Francisco Nunes: «É um trabalho que achamos importante para atrair os jovens, que muitas vezes pensamos que estão desinteressados, mas que precisam é de uma forma para chegar a esta informação».
Camilo Lourenço foi o vencedor na categoria de “Negócios”, destacando-se devido à sua credibilidade, às dicas para o dia-a-dia e à inovação, e que menciona «uma das coisas mais difíceis atualmente em Portugal é falar de economia. Esperamos continuar a fazer o trabalho que estamos a fazer».
Outra das categorias é “Inovação e Tecnologia”, na qual o vencedor foi o Nuno Agonia, pela sua capacidade de adaptar ou mudar a sociedade e transportar a informação para uma linguagem simples, além da capacidade de despertar curiosidade. O vencedor reforça «isto só faz sentido porque as pessoas gostam de tecnologia e da forma simples de a compreender».
O vencedor na categoria “Entretenimento” foi o António Raminhos, pela sua comédia disponibilidade e variedade de vídeos, histórias reais do quotidiano e perspetivas diferentes da vida. Com humor, o vencedor agradece «a jesus, o primeiro influenciador da história», continuando: «O que eu faço é simplesmente ser genuíno, esse é o fator principal e tento passar isso em tudo o que faço».
Já na categoria “Podcast”, quem se destacou como vencedor foi O Homem que mordeu o Cão, pela sua capacidade de reter a atenção e de se identificar com os ouvintes, transmitindo informação sobre assuntos do dia-a-dia. «Estamos a celebrar 25 anos. Já somos dinossauros, mas afinal ainda sou escolhido pelos consumidores e fico muito honrado com o prémio», comenta Nuno Markl em vídeo de agradecimento.
Na categoria de “Lifestyle e Moda” a vencedora foi a Raquel Strada, que ganhou o prémio por critérios como a credibilidade, histórias reais, dicas, dinâmica e apresentação de diferentes looks. «A Raquel vai continuar a fazer os melhores conteúdos», garantiu o seu representante. Na categoria de “Beleza” a vencedora foi a Helena Coelho, pela sua capacidade de aconselhar e inspirar, além da transparência da informação transmitida.
Cerca de 7000 consumidores avaliaram um total de 182 influenciadores digitais, dentro das 12 categorias que incluem: “Podcast”, “Viagens”, “Política, Educação e Economia”, “Negócios”, “Mundo Melhor”, “Lifestyle e Moda”, “Família”, “Culinária”, “Inovação e Tecnologia”, “Beleza”, “Decoração” e “Entretenimento”. Mais do que o número de seguidores, likes ou engagement, os critérios de avaliação tiveram em conta aspetos adequados a cada categoria.
VENCEDOR | CATEGORIA |
A PITADA DO PAI | MELHOR CANAL SOBRE CULINÁRIA |
ANTÓNIO RAMINHOS | MELHOR CANAL SOBRE ENTRETENIMENTO |
CAMILO LOURENÇO | MELHOR CANAL SOBRE NEGÓCIOS |
DUAS PARA UM – DADDY BLOG | MELHOR CANAL SOBRE FAMÍLIA |
HELENA COELHO | MELHOR CANAL SOBRE BELEZA |
JOÃO CAJUDA | MELHOR CANAL SOBRE VIAGENS |
JOÃO MANZARRA | MELHOR CANAL SOBRE MUNDO MELHOR |
MUNDO DE SOFIA | MELHOR CANAL SOBRE DECORAÇÃO |
NUNO AGONIA | MELHOR CANAL SOBRE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA |
O HOMEM QUE MORDEU O CÃO | MELHOR PODCAST |
POLITICAMENTE FALANDO | MELHOR CANAL SOBRE POLÍTICA, EDUCAÇÃO E ECONOMIA |
RAQUEL STRADA | MELHOR CANAL SOBRE LIFESTYLE E MODA |