Em 2023, a indústria de Bens de Consumo continua a evoluir para oferecer aos consumidores mais valor, personalização, conectividade e uma melhor experiência. À medida que enfrenta expectativas cada vez maiores por parte dos clientes, este setor encontra-se também num contexto vincadamente marcado pela incerteza económica, instabilidade geopolítica, desequilíbrios nas cadeias de abastecimento e pela crescente escassez de talento. Esta situação tem vindo a ser agravada pela gradual necessidade de novas competências nas empresas, muitas difíceis de encontrar no mercado.

Neste sentido, o ManpowerGroup, líder mundial em soluções de gestão de talento, revela os mais recentes resultados do ManpowerGroup Global Insights, estudo que avança as sete principais tendências que irão afetar a indústria de Bens de Consumo e que identifica as mudanças no comportamento de compra dos consumidores, as estratégias de relação com os consumidores, apesar da incerteza económica, e as implicações destas tendências na gestão de talento.

A indústria de Bens de Consumo tem vindo a sofrer grandes transformações nos últimos anos, muito associadas à maior automatização e digitalização dos negócios. As prioridades mudaram e, agora mais do que nunca, é essencial colocar o consumidor, as suas necessidades e expectativas, no centro da estratégia. Para tal, é fundamental que se consiga gerir, reter e captar o talento mais qualificado nas empresas do setor, já que as pessoas são o motor para a sua evolução. Acreditamos que esse se deve constituir o seu principal foco e prioridade”, explica Rui Teixeira, Country Manager do ManpowerGroup.

Tendência 1 – Atenção às expectativas dos consumidores

As expectativas dos clientes em relação às marcas continuam a aumentar. Temáticas como a responsabilidade social corporativa, a sustentabilidade, a conveniência ou a transparência são cada vez mais inegociáveis. Paralelamente, aumentam também as exigências relativamente a uma experiência de consumo mais digital, personalizada e em constante melhoria, com o comércio eletrónico a ampliar cada vez mais a sua quota no mercado retalhista. Além destes fatores, com a inflação a afetar o poder de compra global, os consumidores procuram, atualmente, propostas de valor que entreguem mais por um custo menor.

O serviço e a experiência do cliente tornam-se cada vez mais centrais na estratégia das empresas, no entanto, segundo dados da Qualtrics, 36% dos consumidores afirmam estar insatisfeitos com as suas experiências recentes de serviço ao cliente. Este contexto está a impulsionar as empresas do setor a procurar o talento ou os parceiros externos adequados para melhorarem continuamente o seu contacto com o cliente, em particular, no contexto digital, ao mesmo tempo que a pressão sobre os preços acentua a necessidade desta otimizarem os seus custos de trabalho.

Tendência 2 – Os consumidores querem mais

Para dar resposta aos atuais desafios do mercado, as empresas estão a aproximar-se dos consumidores e a concentrar-se nas necessidades que ainda não se encontram satisfeitas. Assim, têm vindo a desenvolver modelos de negócio omnicanal e diretos ao consumidor, e a inovar na forma como utilizam os dados dos consumidores e os novos canais de relação com o cliente.

Para garantirem a concretização de todos estes progressos, cresce a necessidade das empresas encontrarem o talento com as competências necessárias – nomeadamente no domínio do desenvolvimento de aplicações e da ciência dos dados, mas também da logística e do ecommerce –, capazes de apoiar a expansão das vendas DTC (diretas ao consumidor). Conseguir fazer esta gestão do talento permitirá às organizações criar um modelo de negócio mais direto, sustentável e conectado.

Tendência 3 – A Transformação do Retalho

A inovação no setor está a aumentar, indo mais além do digital, para oferecer experiências de consumo sem atritos, com novos formatos de retalho para satisfazer a crescente procura de experiências únicas por parte dos consumidores. Os grandes líderes da indústria estão a introduzir ferramentas que proporcionam ao cliente uma experiência sem necessidade de contacto, combinando carrinhos inteligentes, sensores avançados, câmaras e a possibilidade de pagamento móvel, que permitem evitar filas de espera. Aumenta também, naturalmente, a penetração do comércio eletrónico, prevendo-se que este represente entre 18% e 30% das vendas de produtos alimentares até 2030, segundo dados da McKinsey.

Esta mudança de paradigma exige, por isso, a implementação de programas de upskilling e reskilling para ajudar os trabalhadores do retalho a adaptarem-se a estes novos modelos de negócio. Ao mesmo tempo, vem impulsionar a transferência da procura por profissionais da linha da frente para áreas como a logística e distribuição, manutenção e serviço ao cliente. Por fim, revela-se cada vez mais necessária a análise da localização e o planeamento da força de trabalho, para aproximar a distribuição do comércio eletrónico do consumidor.

Tendência 4 – Para levar, com sustentabilidade, por favor

Novos atores e modelos de negócio estão a entrar no mercado de Bens de Consumo para transformar as formas tradicionais de retalho e serviço ao consumidor. Os negócios verdes surgem com alternativas mais sustentáveis aos produtos tradicionais, sendo que, cada vez mais startups verdes levantam volumes importantes de financiamento, num movimento que está a colocar pressão adicional sobre as marcas estabelecidas para aumentarem os seus esforços de sustentabilidade.

Tendo este fenómeno em conta, prevê-se que os modelos de venda baseados em subscrições – “as-a- service” – continuem a crescer e a oferecer o valor procurado pelos consumidores, a par do aumento dos pedidos de restaurantes de entrega, recolha e drive-thru. Consequentemente, a procura por empregos verdes continuará a aumentar, nomeadamente em funções como logística inversa ou recondicionamento, ao mesmo tempo que cresce também a necessidade de apostar em programas reskilling, upskilling e outplacement para profissionais em funções tradicionais afetadas pela inovação.

Tendência 5 – Fabricar, mas mais depressa

Com a Indústria 4.0 em pleno desenvolvimento, os fabricantes procuram maximizar a produtividade, através da utilização crescente de uma combinação de automação, inteligência artificial, fabricação aditiva, big data analytics, conectividade e robótica. A automatização dos armazéns tem vindo a ser cada vez mais recorrente – capaz de proporcionar uma melhoria de 20% a 50% nos níveis de serviço, segundo a BCG , e a fabricação aditiva, ou seja, a impressão 3D e 4D, surge agora para substituir os processos de fabrico anteriores.

O avanço da Indústria 4.0 implica, portanto, um aumento da procura por talento técnico qualificado para suportar os novos processos de fabrico, bem como a necessidade de aquisição de novas competências por parte dos profissionais, com vista a desempenharem as novas funções criadas pela automatização.

Tendência 6 – Em breve, num país perto de si

As empresas estão a reexaminar décadas de globalização e consolidação das suas cadeias de abastecimento, que permitiram poupanças de custos significativas, mas uma redundância mínima quando qualquer parte da cadeia é interrompida – como se verificou na pandemia. Desta forma, mais de metade dos fabricantes afirmam ter realizado operações de nearshore – investimento em países próximos – ou reshore – incentivo do retorno da produção para o país de origem – nos últimos 24 meses, segundo dados da EY.

Com esta tendência de descentralização, aumenta a procura de talento na indústria transformadora localizada mais perto dos principais mercados de consumo da Europa e da América do Norte. Revela-se assim essencial às empresas definirem estratégias de localização da sua força de trabalho, de forma a identificarem e garantirem o acesso aos profissionais mais qualificados.

Tendência 7 – Agir enquanto a oferta se mantém

Ainda que a procura global por talento se mantenha elevada, o mercado enfrenta desafios como a inflação global e a escassez de talento, com 86% dos empregadores de bens e serviços de consumo em Portugal a afirmarem ter dificuldade em encontrarem os profissionais desejados, segundo o Talent Shortage Survey 2023.

Sendo este desencontro de competências o “novo normal”, aumenta a necessidade de as empresas melhorarem continuamente a sua proposta de valor enquanto empregadoras, para recrutarem e reterem o talento que procuram. Esta realidade implica o desenvolvimento de abordagens inovadoras para manterem trabalhadores altamente qualificados, mas que se encontram em envelhecimento, sendo essencial a aposta urgente na sua aquisição de competências, através de programas de upskill e reskill.

O estudo ManpowerGroup Global Insights revela a necessidade do setor dos Bens de Consumo se reinventar dentro dos seus modelos de negócio, desenvolver maior resiliência nas cadeias de abastecimento, garantir um controlo dos custos e conduzir uma ação significativa nos seus objetivos ESG, necessitando, em primeiro lugar, de ultrapassar o principal desafio humano: atrair e reter talento qualificado. O estudo completo pode ser consultado aqui.

Para apoiar as empresas neste contexto, o ManpowerGroup, através das suas marcas Manpower, Experis e Talent Solutions, disponibiliza diversas soluções globais de gestão de talento e tecnologia, podendo acompanhar as empresas na gestão dos desafios relacionados com a sua atração e gestão de talento, o upskill e reskill do talento, a transição de carreira, entre outras, que podem ser conhecidas no site do grupo.

ManpowerGroup foi eleita Escolha dos Profissionais 2023. Sabe mais aqui


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