A Páscoa está à porta repleta de chocolates, amêndoas e muitos sorrisos em família. A Escolha do Consumidor realizou um estudo de mercado online para perceber de que forma os consumidores celebram esta época especial do ano e quais as tradições familiares que fazem questão de manter.

Segundo os dados obtidos, 69% dos inquiridos revela que costuma celebrar a Páscoa em família e 79% afirma que mantém algumas tradições pascais, desde almoços em família, partilhas de histórias, a família sempre unida nesta época, ir às missas na Quaresma, doces típicos da sua região, mesas em conceito de banquete, não deixando de referir os pratos tradicionais da Páscoa: cabrito, mexilhão, cozido à portuguesa, entre outros.

O local onde os consumidores costumam celebrar o Domingo de Páscoa também foi questionado neste estudo e a verdade é que 93% dos inquiridos prefere comemorar em casa, seja na sua própria residência ou de familiares, revelando de que se trata de uma festividade familiar e intimista, onde cada um comemora com os mais próximos.

No entanto, 43% dos consumidores diz que costuma aproveitar este período de férias para:  viajar com a família (25%); explorar as maravilhas do nosso país (22%); conhecer uma cidade fora de Portugal (16%) ou viajar para um destino mais quente (12%). 83% dos consumidores revela que deseja viajar nas férias da PáscoaMas há quem prefira ficar em casa, a descansar, para fazer um “reset” (14%).

No âmbito das viagens, 69% conta que prefere fazer o seu próprio roteiro da viagem a realizar, 14% gosta de viajar “sem rumo” sem nada planeado e há quem prefira viajar através de uma agência de viagens (15%).

Viajar com a família nas suas férias é o que costuma fazer ou já fez 80% dos consumidores. Neste sentido, a agência Pinto Lopes Viagens, sendo uma agência de viagens especializada em viagens culturais em grupo e de autor, ideal para quem pensa viajar com a família ou grupo de amigos, ou simplesmente para quem pretende ir à aventura e juntar-se a um grupo para o mesmo destino, foi sugerida aos consumidores, ao qual acharam interessante a dinâmica de poderem fazer viagens com grupos grandes, uma vez que 78% está habituado a viajar com a família e/ou amigos

No entanto, a possibilidade de poderem conhecer um grupo novo de viajantes pode ser uma experiência diferente, o que gera também algum interesse a 43,2% dos inquiridos.

A agência Pinto Lopes Viagens foi eleita Escolha do Consumidor 2023, na categoria “Agência de Viagens e Grupo/Autor” com um grau de satisfação dos consumidores de 82,4%.


Conhece aqui a Escolha do Consumidor