Escolha do Consumidor lança sistema de avaliação para reconhecer as marcas mais sustentáveis

A incorporação de práticas sustentáveis é um tema cada vez mais relevante na vida dos consumidores, uma realidade que a Escolha do Consumidor comprovou no seu estudo mais recente, com o objetivo de compreender os hábitos de consumo sustentáveis. Neste contexto, a Escolha do Consumidor lança o primeiro sistema de qualificação de marcas em sustentabilidade para identificar produtos, serviços ou medidas que contribuem ativamente para a sustentabilidade a nível social, ambiental e económico.

A sustentabilidade tornou-se uma palavra fundamental nos dias de hoje, muito mais do que um tópico-tendência. A esmagadora maioria dos inquiridos (86%) revela que está disposta a mudar os seus hábitos de consumo para opções mais sustentáveis. Reciclagem (88%), poupança de água (81%), redução do consumo de plástico descartável (79%) e apostar em energias renováveis (76%), são as medidas sustentáveis com maior relevância para os consumidores.

No que diz respeito às características mais importantes no momento de compra, a qualidade (81%) e a credibilidade (57%) dos produtos ou serviços sustentáveis são os fatores que mais se destacam para os consumidores. Contudo, apesar do interesse generalizado dos consumidores em práticas, produtos ou serviços sustentáveis, o estudo indica que para 76% dos consumidores o preço é uma variável que pesa na decisão de compra e somente 17% está disponível a pagar mais.

Todas as pessoas inquiridas (100%) referem que é muito importante ou importante que as empresas adotem medidas sustentáveis. A adoção destas práticas traz benefícios evidentes para as empresas, 71% dos consumidores veem as medidas sustentáveis como uma vantagem competitiva para as empresas. Paralelamente, 71% dos consumidores consideram que apenas algumas empresas estão a implementar práticas sustentáveis.

Escolha Sustentável qualifica marcas que obedecem a boas práticas de sustentabilidade

É neste contexto que a Escolha do Consumidor lança a Escolha Sustentável, o primeiro sistema de qualificação que valoriza produtos, serviços ou medidas sustentáveis das empresas e marcas que obedecem a boas práticas de sustentabilidade nas suas diversas vertentes – ambiental, social ou económica. Com uma metodologia diferenciadora e rigorosa que tem como base uma avaliação realizada pelos consumidores e um painel de especialistas em sustentabilidade.

Segundo o mesmo estudo, 71% dos inquiridos acreditam ainda que a existência de um selo que reconhecesse produtos, medidas ou serviços sustentáveis faria com que as empresas melhorassem as suas práticas sustentáveis. Nesse sentido, 64% dos consumidores garantem que a existência desse selo, em produtos ou serviços, influenciaria a sua decisão de compra e 31% refere que poderia haver essa possibilidade.

Vivemos um novo paradigma onde, para as empresas, em cima do crescimento económico, se procura que as Pessoas estejam primeiro, assim como exercitar uma procura sem fim para reduzir a nossa pegada ambiental. Os ODS são um roteiro e uma nova linguagem que nos orienta a todos como empresários, gestores e cidadãos para o Bem Comum. Este selo é mais um contributo para em conjunto fazermos este caminho”, refere Pedro Mateus das Neves, membro do júri da Escolha Sustentável e Conselheiro das Nações Unidas, Founder & CEO Global Solutions.

Para Teresa Preta, diretora geral da ConsumerChoice: “Temos no nosso ADN a voz dos consumidores. Ouvimos os consumidores em relação à sustentabilidade e confirmámos de forma inequívoca que os portugueses querem que as marcas estejam alinhadas com esta tendência. Foi por isso que criámos a Escolha Sustentável, uma oportunidade ímpar de as marcas darem a conhecer os passos que estão a dar nesta área, reconhecendo os seus produtos, serviços ou medidas sustentáveis. A metodologia é diferenciadora e rigorosa, na medida em que, à avaliação do painel de consumidores, acresce a avaliação de um painel de especialistas em sustentabilidade”.

Todas as empresas no mercado nacional, independentemente do seu sector, dimensão e antiguidade podem submeter a sua candidatura. As marcas com classificação acima de 70% vão receber o selo, após uma avaliação que passará por um painel de especialistas na área da sustentabilidade (60%) e consumidores (40%).


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