A maioria (66%) dos portugueses comprometidos celebram o São Valentim. Solteiros (32%) aproveitam este dia para se divertirem com os amigos

O Dia de São Valentim está a aproximar-se e a Escolha do Consumidor lançou um inquérito online que teve como base a opinião dos casais e solteiros de modo a compreendermos melhor as suas escolhas e de que forma celebram o dia mais romântico do ano.

No total, 66% dos inquiridos comprometidos celebram o dia de São Valentim, sendo que a maior parte (38%) opta por ir jantar fora. Fazer um programa mais íntimo na sua “cabana do amor” é a escolha de 15%, passear o dia inteiro também é uma opção para 8% dos inquiridos e há, também, quem prefira uma atividade “aventura” em casal ou ir ao cinema (5%) para celebrar este dia.

No Dia dos Namorados, cerca de um terço (31%) gostava de ser surpreendido com uma viagem, que foi a opção mais referida pelos consumidores. Para 15% a surpresa ideal seria um jantar e para outros 15% um presente feito pela cara-metade. Flores é a resposta de 7%, com 5% a manifestar a expectativa de receber um pedido de casamento e outros 5% a mencionar que adorava receber um animal de estimação para adoção. 

No geral, 78% dos inquiridos afirma já ter surpreendido o parceiro com: viagens, jantares românticos e estadias em hotéis, são algumas das respostas mais comuns.

Quando chega a altura de colocar os planos em prática, 56% dos inquiridos (mais de metade) assume que são os dois que têm a iniciativa de fazer um programa em casal, 27% indica que é a mulher que toma essa iniciativa e 17% afirma que é o homem que trata desse tema.

no caso dos solteiros, o Dia dos Namorados sempre foi indiferente para 41% dos inquiridos, 35% diz que nem sequer pensa nisso e 24% assume que até gosta deste dia.

Curiosamente, 33% confirma que no dia 14 de fevereiro pensa ir divertir-se: 12% vai ao cinema com amigos; 18% vai marcar um encontro para conhecer melhor uma pessoa, marcar uma sessão de speed dating (nunca se sabe!) ou preparar um jantar com amigos e amigos dos amigos e 3% revela que vai procurar festas temáticas para solteiros.

Para os que se sentem mais sós neste dia, 30% prefere isolar-se: com um balde de pipocas e ver um filme em casa (12%); aproveitar e renovar o seu guarda-roupa (6%) ou mimar-se com um spa e cabeleireiro é o que tenciona fazer 6% dos inquiridos deste estudo.

Face ao elevado número de consumidores que prefere oferecer viagens e experiências à sua cara-metade no Dia dos Namorados, Filipa Filipe – Diretora de Marketing da Odisseias, comenta:” Tem se tornado uma tendência, crescente em Portugal, a preferência em oferecer viagens e experiências. Acredito que estamos perante uma mudança de valores na sociedade em que as pessoas procuram cada vez mais vivenciar momentos únicos e inesquecíveis ao invés de acumular bens materiais. O propósito da Odisseias, enquanto marca, é exatamente esse: “Inspirar os Portugueses a experienciar a vida!”. Esta tendência, motiva-nos a continuar a apresentar experiências disruptivas e a querer revolucionar o mercado dos presentes, em especial, nestes dias festivos e tão importantes para os nossos clientes.”

Teresa Preta, Diretora Geral da Escolha do Consumidor refere: “O Dia dos Namorados é um dos mais importantes do ano para muitos casais e exige planeamento, que pode passar por surpresas, viagens, jantares, experiências, entre outros. É, por esse motivo, um momento também importante para o setor do consumo, pois tem de estar preparado para responder às necessidades de um consumidor que exige ideias cada vez mais criativas e interessantes”.

 

Sobre o Estudo

Este questionário foi respondido por um universo de 84% do sexo feminino e 16% do sexo masculino. Quanto às idades compreendidas dos inquiridos: 29% têm entre 18 a 25 anos, 27% entre 35 a 44 anos, 19% entre 26 a 34 anos, a faixa etária entre 45 a 54 anos corresponde a 18% e os restantes 9% corresponde a consumidores com idades acima dos 55 anos.

58% destes consumidores estão localizados na zona da Grande Lisboa, 22% na zona do Grande Porto e a restante percentagem encontra-se distribuída em vários pontos do país.


Conhece aqui a Escolha do Consumidor