Qual o impacto da “Escolha do Consumidor” na marca Delta, especialmente no que diz respeito ao reconhecimento e à confiança dos consumidores?

É com orgulho que somos, uma vez mais, distinguidos com a “Escolha do Consumidor”, o que comprova o reconhecimento que continuamos a receber de todos os portugueses. Esta conquista, alcançada graças à confiança dos consumidores na nossa marca, desafia-nos a manter os elevados padrões de qualidade, reforça a nossa responsabilidade para continuarmos a criar valor diferenciado no mercado, perpetuando o valor e o culto do café.

A confiança é fundamental para qualquer marca se ligar com a sua comunidade e é a base de qualquer relação. Um cliente, um amigo é o mote da Delta Cafés e há mais de 60 anos que valorizamos e estimulamos uma relação de grande proximidade com os nossos consumidores, clientes, parceiros e comunidade. A solidez e autenticidade da nossa marca é valorizada por todos de forma transversal, e é um legado do nosso fundador que iremos sempre honrar.

Esta distinção é também um sinal de confiança e recompensa pelo empenho diário de toda a família DELTA e motiva-nos a mantermo-nos próximos dos nossos consumidores e parceiros, atentos às tendências e focados numa relação autêntica e verdadeira.

O que distingue os cafés e as bebidas solúveis da Delta dos restantes disponíveis no mercado?

Delta Cafés é sinónimo de qualidade.

O que nos define são mais de 60 anos de know-how e a dedicação diária das nossas equipas para oferecer o melhor café aos portugueses. A combinação das melhores origens das principais regiões produtoras de café, com uma torra única que realça e respeita todas as características sensoriais do café, aliados à arte do blend, que mistura vários tipos de café de diversas origens, são o que confere ao café DELTA todo o seu carácter único. Aliado a um café tão ao gosto dos portugueses uma visão de crescimento sustentável e de inovação relevante definem o nosso ADN enquanto marca.

Reconhecendo a heterogeneidade dos nossos consumidores e os perfis distintos de consumo, conseguimos, dentro da categoria, acompanhar o dia de cada coffee lover, seja em casa, no trabalho, ou no exterior, comum à grande variedade de cafés e de formas de consumo de café. Esta presença contínua permite-nos criar proximidade em diferentes momentos e ambientes de consumo, contribuindo para que os consumidores valorizem a nossa oferta. Comprometemo-nos a oferecer, sempre, o melhor café ajustado aos vários estilos de vida, sem comprometer a qualidade e o expertise que nos definem.

De que forma é que a marca tem inovado na criação de bebidas solúveis, com o objetivo de atender às necessidades dos consumidores?

A nossa capacidade de antecipar tendências e procurar produtos que correspondam às necessidades e hábitos de consumo é essencial para a nossa relevância no mercado. Para manter esta posição, contamos com uma equipa dedicada que todos os dias analisa o mercado e antecipa tendências e com o centro de inovação e R&D do Grupo Nabeiro – a Diverge – que tem um papel muito ativo na criação de soluções para dar resposta a tendências como inovações na categoria de bebidas solúveis.

Oferecemos uma gama diversificada de solúveis para diferentes momentos, seja para consumo diário ou para responder a estilos de vida mais agitados. Queremos continuar a nossa aposta neste segmento, em que acreditamos ter um papel muito relevante a desempenhar na categoria de bebidas quentes. Este é um segmento que, até agora, tem sido muito pouco dinâmico e bastante mais tradicionalista, e a DELTA ambiciona ser a impulsionadora do crescimento do segmento com uma aposta em inovação, através de uma gama que trará um posicionamento diferenciado no mercado. Decorrente desta estratégia de diferenciação, apresentámos ao mercado no evento de inovação do GRUPO NABEIRO, em Maio passado, uma nova gama de solúveis que responderá a uma oportunidade de oferecer um produto de qualidade DELTA e com benefícios adicionaisos Super Blends. Trata-se de uma gama de três novos solúveis com funcionalidades associadas e que contribuem para a melhoria do bem-estar de todos os que não dispensam um café de qualidade, mas agora com benefícios acrescidos. Estará disponível nos pontos de venda habituais da marca até ao fim do ano.

Quais são as tendências emergentes no consumo de café em Portugal e como é que a Delta está a responder a essas mudanças?

Estamos a assistir a uma crescente procura por cafés de especialidade – de origens exclusivas – com os consumidores a demonstrarem um maior interesse por saber mais sobre o café que consomem. Em Delta Cafés e em Delta Q, a nossa gama de origens tem um papel fundamental na edução de todo o processo de produção de café, ao permitir um contato com cafés de características diferentes e que se destinam a consumidores mais experimentalistas, mas também a coffee lovers. As nossas lojas Coffee House Experience são espaços de cultura e vivência do café, proporcionando a todos os que nos visitam uma experiência mais sensorial pelo mundo do café: podemos assistir à torra de café, conhecer mais sobre as várias formas de extração e consumo de cafés que vão deste uma french press, a um café de balão, a um cappuccino ou, nestes dias mais quentes, a um iced coffee.

Assistimos também a um crescimento do consumo de café em casa, impulsionado desde a pandemia e motivado pela flexibilidade do trabalho remoto e a um aumento de curiosidade por novas receitas e formatos de consumo, como bebidas compostas e café frio.

A nossa gama de produtos Delta Q tem sido reforçada tanto ao nível de novos e inusitados sabores de café, o Menta e Chocolate na gama Flavours, mas também do ponto de vista de máquinas domésticas, como a Mini milkQool, que nos permite ser um barista em casa e preparar as melhores bebidas compostas com leite ou bebidas vegetais. Na Delta Cafés, continuamos atentos às tendências emergentes no consumo de café e preparados para responder a estas mudanças com inovações relevantes. Em resposta à procura por cafés de especialidade, a Delta Cafés continua a disponibilizar uma gama de cafés de elevada qualidade que satisfazem essas exigências.

A Delta incorporou também novas formas de beber café, como bebidas compostas ou RTD (Ready to Drink) como é o caso de GO CHILL.

Com um foco contínuo em qualidade e inovação, estamos comprometidos em oferecer experiências sensoriais e promover momentos de partilha e bem-estar aos consumidores em torno de um café DELTA, uma marca tão próxima dos portugueses

Mónica Oliveira 

Diretora de Marketing e Comunicação do Grupo Nabeiro – Delta Cafés

Delta foi eleita Escolha do Consumidor 2024. Sabe mais aqui

Conhece aqui a ConsumerChoice