A WaterWipes foi distinguida pelos consumidores portugueses em 2024. Que valor acrescenta este reconhecimento numa altura em que as famílias procuram cada vez mais produtos naturais e seguros para os seus bebés?
É com muito orgulho e sentido de responsabilidade que recebemos o prémio “Escolha do Consumidor” em Portugal, pelo segundo ano consecutivo.
Este tipo de certificação e distinção, especialmente vinda dos próprios consumidores, reforça a confiança na WaterWipes, detentora de uma fórmula simples e pura, composta por apenas dois ingredientes: 99,9% água e extrato de semente de toranja. A água presente nas WaterWipes passa por um processo de purificação de 7 etapas, removendo impurezas e permitindo uma limpeza profunda e eficaz sem comprometer a integridade da pele do bebé. O extrato de semente de toranja tem propriedades antimicrobianas naturais e atua como um condicionador suave para a pele, ajudando a manter o equilíbrio natural da mesma sem causar irritação.
Esta fórmula minimalista evita o uso de ingredientes químicos adicionais, o que torna as toalhitas extremamente seguras até para a pele mais sensível, reforçando que somos a única marca de toalhitas que pode ser usada na pele de recém-nascidos prematuros.
Encaramos este reconhecimento como um voto de confiança das Familias portuguesas, o que nos motiva e dá-nos força para aumentar a proximidade junto dos consumidores, aumentar a presença nos pontos de venda a nível nacional e estarmos atentos às suas necessidades reais, para que possamos reagir atempadamente às inovações do produto.
A simplicidade e pureza são os grandes pilares da marca. Estão a planear lançar algum novo produto ou fórmula que mantenha esta filosofia, mas que traga ainda mais benefícios para os bebés e as famílias?
A marca está atenta às necessidades dos consumidores e continua a evoluir, mantendo sempre o foco em proporcionar ainda mais benefícios às famílias, sem comprometer a simplicidade e segurança que a caracterizam. O ano passado lançamos as toalhitas biodegradáveis e livres de plástico. Este ano entramos no canal da grande distribuição, uma novidade para a nossa marca que sempre só esteve presente no canal Farmácia e Parafarmácia. No curto prazo iremos apresentar mais novidades ao mercado, sempre preservando o compromisso com a pureza e segurança do microbioma da pele e o impacto ambiental. A busca por melhorias constantes, alinhada à experiência das Familias e Profissionais de Saúde, continua a ser uma prioridade para a WaterWipes.
Com o foco crescente em sustentabilidade, especialmente nos produtos descartáveis, há algum projeto ou compromisso futuro da WaterWipes para reduzir a pegada ecológica das suas toalhitas?
A WaterWipes está profundamente comprometida com a sustentabilidade e, em 2023, a marca lançou as toalhitas 100% biodegradáveis e livres de plásticos. Este compromisso surge num momento em que a consciencialização ambiental está em ascensão, e a marca procura responder às crescentes preocupações sobre o impacto ambiental dos produtos descartáveis. Ao tornar-se 100% biodegradável e usar apenas ingredientes de base vegetal, a WaterWipes está a reduzir significativamente a pegada ecológica das suas toalhitas.
Hoje, as toalhitas WaterWipes não contêm plásticos tradicionais, sendo fabricadas a partir de viscose regenerada (um material vegetal) que é compostável e se degrada em aproximadamente quatro semanas. Além disso, a marca usa 100% de energia renovável (energia eólica) no seu processo de produção, contribuindo para a redução das emissões de carbono. Este movimento faz parte de uma meta maior da WaterWipes, que é reduzir suas emissões de carbono em 42% até 2030. Além disso, a empresa visa reduzir a quantidade de resíduos pós-consumo, contribuindo assim para a minimização do impacto ambiental dos seus produtos.
Que tipo de feedback ou histórias de utilizadores têm influenciado as decisões da marca na adaptação dos vossos produtos, e de que forma esta ligação direta com os pais contribui para o vosso sucesso contínuo?
A marca WaterWipes já tem na sua índole uma necessidade real de uma familia com bebés. Edward McCloskey, o fundador da WaterWipes, criou as toalhitas devido a preocupações com os ingredientes presentes na generalidade dastoalhitas encontradas no mercado. Desde então, a empresa tem mantido um forte foco em ouvir e adaptar-se às necessidades dos seus consumidores, garantindo que cada decisão de produto seja informada por necessidades reais e preocupações genuínas.
A estratégia de comunicação da WaterWipes também contribui para uma maior proximidade e interação com as famílias, sempre mantendo um compromisso com a autenticidade e “vidas reais”: retratamos a parentalidade de uma maneira honesta, sem recorrer a imagens idealizadas: nas nossas campanhas, abordamos temas como o cuidado com a pele delicada dos recém-nascidos, problemas com erupções cutâneas e, mais recentemente, o cuidado com o microbioma da pele. Isto não só aumenta a confiança, mas também contribui para o sucesso duradouro da marca.
Filipa Castro,
Marketing Manager – WaterWipes