A Oclean foi eleita Escolha do Consumidor em 2024. Qual o impacto desta distinção para a vossa marca?
Termos sido escolhidos como a marca nº1 pelos consumidores portugueses é um motivo de grande satisfação e reconhecimento da qualidade dos nossos produtos.
A Escolha do Consumidor não só ajudou a aumentar a notoriedade da Oclean em Portugal, como também é uma prova de que todo o nosso trabalho árduo para que os nossos produtos satisfaçam as necessidades dos nossos queridos consumidores portugueses. Isto é algo de que nos orgulhamos muito.
Com o rápido avanço da tecnologia em escovas elétricas, de que maneira conseguem garantir que as vossas soluções são eficazes e, ao mesmo tempo, fáceis de usar para o consumidor comum?
A Oclean é a uma marca bastante inovadora, com mais de 300 patentes nos seus produtos e completamente focada em melhorar os hábitos de higiene oral das pessoas.
Temos produtos que já usam a inteligência artificial e os últimos avanços me termos de tecnologia magnética (do motor das escovas) para tornar a rotina diária de cuidado dos dentes e gengivas mais completa e confortável.
Na vossa opinião, como pode uma boa escovagem elétrica transformar a saúde oral ao longo do tempo? Que benefícios concretos têm observado nos estudos realizados pela Oclean?
O principal propósito da escovagem é a limpeza das gengivas, que é aonde a placa se acumula.
Se não removermos a placa, em 72h, esta calcifica e transforma-se em tártaro.
A partir daí apenas um dentista pode ajudar, e esse tártaro pode ser o responsável por gengivite se outros problemas periodontais.
De acordo com o último Barometro de Higiene Oral, a grande maioria da população portuguesa perde dentes na idade adulta, o que é um sinal da falta do hábito de higiene gengival.
As escovas Oclean como funcionam por vibração, não produzem atrito na escovagem e assim permitem uma escovagem mais segura das gengivas.
A gama inteligente das nossas escovas tem um giroscópio que mapeia a boca em oito zonas, e o nosso algoritmo atribui uma pontuação à escovagem, verificando se a escova está num angulo de 45 graus, inclinada no sentido das gengivas (de acordo com o método de Bass Modificado, que é o método mais recomendado pelos dentistas e higienistas orais).
O design desempenha um papel crucial na adoção de produtos de saúde. De que forma a Oclean cria escovas elétricas que combinam funcionalidade com um design atraente, incentivando os consumidores a usá-las de forma consistente?
As nossas escovas têm um ecrã táctil que fornece o feedback instantâneo da escovagem (zonas não lavadas e correta inclinação da escova). Têm baixo ruido e autonomia que pode ir desde os 35* aos 180 dias*, dependendo do modelo.*Baseado em 2 minutos de escovagem em modo sensível duas vezes por dia.
E ainda são hidrofóbicas (não se sujam de pasta porque repelem líquidos).
Acreditamos que desta forma as pessoas estarão seguras que fizeram uma escovagem completa (normalmente falhamos uma área, do lado com que usamos a escova), uma correta utilização da escova na higiene das gengivas, uma experiência agradável, sem atrito ou desgaste desnecessário do esmalte.
A autonomia da bateria e o baixo ruido, permitem também que não exista nenhum impedimento no uso quotidiano da sua escova inteligente Oclean.
Alberto Pinto,
Diretor Geral Oclean Iberia
Imagem do artigo foi captada e usada pela Revista Grande Consumo.