Ser reconhecido como “Happy Awards” reflete o compromisso da Alberto Oculista com a felicidade e a qualidade nas relações com colaboradores, clientes e fornecedores. Como esta distinção reforça os valores da marca?

O Grupo Alberto Oculista tem, ao longo dos tempos, habituado a sua equipa e o país a prémios que, honrosamente, recebe. Todos eles são mais uma demonstração do quanto trabalhamos, o quanto nos comprometemos para com a nossa missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas que nos procuram. É sem sombra de dúvidas o expoente máximo de um projeto, perceber que o nosso trabalho é reconhecido. O prémio “Happy Awards” deixa-nos com uma dose ainda maior de satisfação, pois é o único que abrange três stakeholders: clientes, fornecedores e, principalmente, a nossa própria equipa. Esta tricotomia significa que estamos a um alto nível de exigência, de performance, de qualidade no nosso trabalho e organização e gestão do nosso grupo. Não podemos estar mais honrados.

A inovação tecnológica é uma tendência crescente no setor das óticas. Existem soluções ou serviços que a Alberto Oculista esteja a implementar para melhorar a experiência dos clientes?

A introdução de tecnologia nas nossas operações está no ADN da empresa desde cedo. Somos muito focados na introdução de inovação, temos um departamento de IT que desenvolve o nosso próprio software de óptica (utilizado na maioria da nossa rede de lojas), trabalhamos com parceiros na área de desenvolvimento para uma melhoria constante de processos. É uma política fundamental para nós, pois o Grupo Alberto Oculista (GAO) está habituado a crescer e o crescimento exige constante mudança.

Há 12 anos atrás tínhamos uma rede de 10 lojas na Região Autónoma da Madeira, hoje estamos no top 3 nacional, com uma rede de 130 lojas, portanto, isto para dizer que os desafios de estruturação e organização interna foram mais que muitos e em pouco tempo. A tecnologia foi a chave para irmos evoluindo os nossos processos e nos ajustando às exigências que íamos sentindo com o caminho que estávamos a trilhar.

A felicidade no local de trabalho é essencial para um atendimento de excelência. De que forma a Alberto Oculista promove o bem-estar das suas equipas e de que forma isso se reflete na experiência dos clientes?

Não há receitas escondidas, nem milagres. Há sim muito trabalho. Creio que o principal é conseguirmos concentrar o nosso foco na construção de uma equipa que queira tanto fazer acontecer como a Administração.

Ao longo da minha aprendizagem profissional, em todo o percurso que fiz desde cedo, aprendi que os meus primeiros anos serviram para perceber que estava a seguir no caminho errado, pois concentrava as minhas energias em acumular o máximo de controlo das operações, criámos vários departamentos devido ao crescimento sustentado que queríamos construir mas, na verdade, era eu próprio que controlava as operações. E, diga-se, com sucesso. O problema é que esse sucesso era limitado, queríamos continuar a crescer e dessa forma não conseguiríamos. Foi nesse preciso momento que percebi que o caminho que queríamos não poderia ser feito dessa forma. Então, a mudança começou por mim, passei-a para cada diretor de departamento, cada equipa em cada área e ao dia de hoje temos uma empresa completamente diferente, focada nos seus objetivos e uma equipa cada vez mais orientada para os resultados que nos levarão aos objetivos que pretendemos.

Temos uma bela equipa, que se reinventa diariamente, com um misto de pessoas já com muitos anos de GAO e outras que vieram ajudar a moldar a cultura que pretendemos reforçar. 

Estar entre as marcas vencedoras “Happy Awards” é também um incentivo a continuar a melhorar. Que novas iniciativas estão a planear para 2025 para reforçar o foco na felicidade e satisfação das vossas equipas e parceiros?

Estamos a trabalhar para continuar a merecer a confiança de todos os nossos stakeholders. A nível interno, continuaremos a desenvolver ferramentas para melhorar a comunicação interna. Temos investido muito nesta variável e achamos que é fundamental criar fatores facilitadores. Pretendemos uma estrutura organizacional ágil, flexível e em constante mudança. As pessoas que são felizes num contexto de mudança, certamente serão felizes na nossa empresa!

Miguel Caires

CEO do Alberto Oculista e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Alberto Oculista

Alberto Oculista foi eleita Happy Awards 2024. Sabe mais aqui

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