Qual o impacto da distinção “Escolha Sustentável” na vossa marca e como acreditam que este reconhecimento contribui para fortalecer a confiança das famílias portuguesas nos vossos produtos?
A distinção “Escolha Sustentável” é um reconhecimento que reflete o compromisso da Mustela com práticas responsáveis e a preservação do ambiente. Este prémio reforça a nossa dedicação em oferecer produtos que, além de protegerem e cuidarem da pele das famílias portuguesas, também respeitam o planeta. A confiança das famílias é construída através de uma comunicação transparente em todas as etapas, desde a seleção de ingredientes naturais e orgânicos, as práticas de produção sustentáveis e a missão de nos tornarmos uma empresa regenerativa. Este reconhecimento fortalece essa confiança e confirma que estamos no caminho certo, ajudando os consumidores a fazer escolhas mais conscientes e seguras para o bem-estar das suas famílias e do futuro do planeta.
Mustela sempre foi sinónimo de cuidado e proteção. Este ano, há algum novo produto ou fórmula que combine as vossas exigências de qualidade com uma inovação sustentável que ainda não tenhamos visto?
Uma novidade para este ano é o lançamento de um novo produto, na categoria dos capilares, o Champô Creme Desembaraçador Nutritivo, para cabelos longos, ondulados ou encaracolados, com 96% de ingredientes de origem natural e fórmula vegan. Um produto que marca um passo importante na direção a uma maior responsabilidade ambiental com uma embalagem, em tubo, com menos 50% de plástico do que as nossas garrafas anteriores, totalmente reciclável e sem embalagem secundária. O design monomaterial fino, mas durável, reduz o uso de plástico e facilita a reciclagem. Esta nova abordagem sublinha o nosso compromisso em oferecer soluções eficazes e responsáveis, que cuidam da pele de toda a família, enquanto protegem o ambiente.
De que forma estão a reformular os vossos processos, desde as matérias-primas até ao design das embalagens, para minimizar a pegada ecológica sem perder a eficácia dermatológica?
Continuamos a inovar com o lançamento de novas fórmulas que combinam a eficácia dermatológica com a sustentabilidade. Um exemplo é o desenvolvimento de produtos com ingredientes ainda mais naturais e biológicos, com uma média de 96% de ingredientes de origem natural, fórmulas de higiene 100% biodegradáveis e embalagens 100% recicláveis, reduzindo a pegada ambiental. Uma das nossas grandes inovações é a utilização de embalagens de recarga (“eco-refills”), e fórmulas sólidas, que utilizam menos plástico e contribuem para reduzir o desperdício, sem comprometer a qualidade e segurança dos nossos produtos. Algo que está continuamente a ser trabalhado para oferecer, cada vez mais, este tipo de soluções aos consumidores. Cada melhoria é cuidadosamente avaliada para garantir que a eficácia e segurança dermatológica dos nossos produtos permaneçam inalteradas, proporcionando cuidados de qualidade, enquanto reduzimos o impacto ambiental.
Sabemos que as mães são cada vez mais exigentes quanto à saúde dos seus filhos e ao impacto ambiental das suas escolhas. Que estratégias inovadoras têm implementado para criar um diálogo mais próximo com este público, indo além das campanhas tradicionais?
Uma das nossas principais iniciativas é a presença em eventos dedicados a famílias, onde promovemos workshops presenciais com profissionais de saúde especialistas na área. Estes workshops focam-se em temas essenciais, como o cuidado da pele dos bebés, saúde mental da grávida e família. Durante estes eventos, incentivamos a utilização consciente dos nossos produtos, destacando a sua formulação segura e o compromisso ecológico das nossas embalagens. Além disso, continuamos a apostar na comunicação digital e nas nossas parcerias com influenciadoras que partilham os nossos valores o que reforça a ligação com o público, permitindo-nos criar um diálogo autêntico e próximo com as famílias. Esta combinação de ações presenciais e digitais permite-nos abordar de forma direta as preocupações das famílias, promovendo escolhas informadas e amigas do ambiente.
Cecília Silva
Portugal CSR Impulser/Digital Business and Trade Marketing Manager – Mustela