O estudo mais recente desenvolvido pela CINT coloca a Escolha do Consumidor no topo dos sistemas de avaliação, destacando-se dos demais com 98% de notoriedade total. Com o objetivo de compreender o relacionamento dos consumidores com os sistemas de avaliação de marcas, o estudo analisou 11 sistemas de avaliação, avaliando o impacto que estes têm junto dos portugueses.

A Escolha do Consumidor distingue-se como o principal sistema de avaliação em vários indicadores (notoriedade, credibilidade e motivação de compra), no decorrer do estudo:

  • Em relação à sua notoriedade espontânea ou “top of mind dos consumidores, alcançou mais de 75% das referências. Já a notoriedade sugerida obteve um valor de 23%. Logo, quando o tema é a sua notoriedade total, a empresa obteve o valor de 98%.
  • Considerado o sistema de avaliação com o maior nível de credibilidade, a Escolha do Consumidor, evidencia-se com 45% face aos outros selos que obtiveram valores entre 0% a 15%. Estes valores demonstram a elevada confiança que a marca transmite aos consumidores.
  • De um modo geral, a Escolha do Consumidor é a entidade que mais motiva a comprar produtos ou serviços, maioritariamente porque é um selo atribuído pelos próprios consumidores, conseguindo assim um valor de 37% em relação a outros selos na motivação de compra.
  • A Escolha do Consumidor é também um dos sistemas de avaliação que mais motiva os consumidores a mudar a sua marca habitual por outra com este selo (16%), no que diz respeito à disposição para mudar de marca.
  • Mais de 1 em cada 4 inquiridos refere que compra sempre que pode produtos com este selo, conquistando desta forma um valor de 36% face aos outros selos.
  • Mais de metade dos inquiridos (53%) preferem a Escolha do Consumidor como sistema de avaliação.

A televisão continua a ser o canal que mais dá a conhecer os diferentes sistemas de avaliação existentes, sendo consequentemente um dos principais meios que contribui para a notoriedade da Escolha do Consumidor (24%) e dos outros sistemas de avaliação. A publicidade das marcas e a visibilidade em lojas são também outros dos meios que mais influenciam na criação da notoriedade.

Por fim, confrontados com a possibilidade de haver apenas um sistema de avaliação no mercado Português, mais de metade dos inquiridos refere mesmo que escolheria a Escolha do Consumidor. É ainda o sistema preferencial dos consumidores quando são expostos à possibilidade de comprar um produto ou serviço com algum tipo de distinção ou prémio.

 


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