O combustível diesel ecológico da PRIO foi eleito Escolha Sustentável em 2024. Acreditam que esta distinção poderá mudar a forma como os portugueses olham para os combustíveis verdes?

Sem dúvida. A perceção que temos do mercado é que as pessoas estão cada vez mais conscientes e informadas em relação ao tema da sustentabilidade – e quando têm opções à disposição, como é o caso do ECO Diesel, que são simultaneamente competitivas para a sua carteira e que ajudam a responder a este desafio mais geral da descarbonização, as pessoas estão predispostas a fazer melhores escolhas.

Distinções como esta da Escolha Sustentável contribuem para reforçar esta perceção e para nós é um orgulho este reconhecimento, pois vem reforçar os nossos esforços em criar soluções que equilibram sustentabilidade e eficiência. Ainda há consumidores que associam combustíveis ecológicos a produtos menos acessíveis ou de performance inferior. No entanto, a verdade é que o ECO Diesel prova exatamente o contrário – com 15% de incorporação de energia renovável, até 18% de redução nas emissões de CO₂ e 5% de poupança no consumo, este é um produto que reduz a pegada ecológica sem comprometer a performance ou a acessibilidade.

Esta distinção ajuda a reforçar a mensagem de que a transição energética pode ser mais acessível, eficiente e até democrática, no sentido em que permite que mais pessoas possam contribuir, no presente, para a descarbonização da mobilidade. E acreditamos que esta distinção vem também contribuir para aumentar a confiança dos portugueses em alternativas mais verdes.

Muitos acreditam que o futuro está nos veículos elétricos, mas vocês continuam a apostar no diesel ecológico. Porque acreditam que ainda há espaço para este tipo de combustível num futuro mais verde?

A mobilidade elétrica é, sem dúvida, uma peça fundamental na transição energética. Essa é uma consciência que a PRIO tem desde a primeira hora, razão pela qual fomos pioneiros na oferta de soluções de carregamento elétrico no país. O que nós defendemos é que não se pode “pôr todas as fichas”, passe a expressão, numa única solução. Na PRIO acreditamos no mix energético, isto é, a ideia de que é preciso ter diferentes soluções no mercado, não só para responder de forma adequada ao que é ainda uma parte maioritária do parque automóvel nacional, mas também porque é esta combinação de diferentes soluções mais ecológicas que vai permitir que cada vez mais pessoas possam participar, já, na descarbonização. O ECO Diesel, enquanto solução mais ecológica e acessível, vai continuar a desempenhar um papel essencial na descarbonização da mobilidade. Nem todos os veículos podem ser eletrificados de imediato, especialmente no setor de transportes pesados e de longa distância. O ECO Diesel permite uma redução imediata nas emissões de carbono sem exigir a substituição de veículos, o que o torna uma solução viável para a transição. Além disso, este combustível oferece uma solução prática para empresas e consumidores, permitindo-lhes contribuir para a descarbonização enquanto a mobilidade elétrica se expande. O nosso objetivo é oferecer várias opções sustentáveis, assegurando deste modo que todos possam fazer parte da solução. Vemos isto não apenas como diversificação da nossa oferta, mas conscientes de que é este mix de soluções diversas e diferenciadas que vai permitir à PRIO ter este papel de liderança na transição energética acessível.

Em suma, defendemos que o objetivo passa por redução de emissões, e numa desejável neutralidade tecnológica, acreditamos que a energia líquida verde tem um contributo essencial e um impacto maior no imediato na economia da transição energética, pois ao ser produzida com base em matérias-primas residuais permite alavancar a economia circular e toda uma indústriageradora de emprego e investimentos, portanto bom para o ambiente e para a economia portuguesa.

Que desafios têm encontrado ao educar os consumidores sobre as vantagens dos combustíveis ecológicos face às alternativas tradicionais, e como estão a superar essas barreiras?

Um dos mitos que sabíamos que teríamos de desafiar era esta desconfiança de alguns consumidores em relação a combustíveis ecológicos, especialmente no que diz respeito à sua performance e custo. O que posso dizer é que este tem sido um desafio que estamos a superar. As pessoas estão cada vez mais informadas e exigentes – o que para a PRIO não é um problema,mas uma oportunidade, porque um produto como o ECO Diesel traz precisamente soluções a estes consumidores, enquanto continua a provar na estrada, quilómetro após quilómetro, que não só é uma solução viável, como é mesmo uma melhor alternativa à generalidade dos produtos diesel que estão no mercado.

A forma de superar estas barreiras é um misto de apostas por parte da PRIO se colocamos uma melhor solução no mercado e sabemos promovê-la, então cada vez mais pessoas vão estar predispostas a optar por ela. Por outro lado, sabemos que quem está no setor energético tem um papel relevante a desempenhar, nomeadamente no que diz respeito ao cuidado de informar as pessoas e motivá-las para a importância de soluções mais ecológicas que nos vão beneficiar a todos. E o que posso garantir é que a PRIO está empenhada em prosseguir ambas as estratégias, seja continuar a ter este papel positivo de promover a sustentabilidade, seja continuar a assegurar aquele que é o nosso primeiro e principal compromisso no mercado: colocar à disposição dos consumidores a melhor solução possível ao melhor preço não deixando ninguém para trás.

Além do Diesel Ecológico, que outros passos estão a tomar para diversificar as vossas soluções energéticas e apoiar uma transição para energias limpas?

A PRIO está comprometida em oferecer uma gama diversificada de soluções sustentáveis, que vão além do ECO Diesel. Um exemplo é o ECO Bunkers, um combustível desenvolvido para o setor marítimo, que incorpora pelo menos 15% de matérias-primas residuais. Este combustível verde permite uma redução significativa nas emissões de CO₂, contribuindo para a descarbonização do setor marítimo, que é vital para o comércio global.

No segmento frota temos também o Zero Diesel HVO, com 0% de energias fósseis. Além disso, temos o Flex Diesel, outra solução inovadora no segmento frotas que permite misturas flexíveisde combustíveis renováveis, com percentagens de incorporação de pelo menos 15% de energia renovável, adaptando-se às necessidades específicas de cada frota. Este produto é ideal para empresas que procuram uma transição gradual e eficiente para alternativas mais limpas, sem comprometer a performance dos seus veículos​. No final do dia achamos que cada grupo de clientes tem necessidades diferentes e procuramos com um portfolio de produtos oferecer a melhor combinação caso a caso.

Um bom exemplo de como o nosso compromisso para com a sustentabilidade vai além do produto que temos à venda é o projeto Beato Biobus, uma parceria com a Carris. Neste projeto, autocarros são movidos a Zero Diesel, um biocombustível 100% renovável produzido a partir de resíduos como óleos alimentares usados. Este projeto não só promove a mobilidade urbana sustentável, como também envolve a comunidade local, ao integrar jovens na recolha de óleos alimentares usados.

Além de todas estas soluções já existentes, a PRIO continua a investir na investigação e no desenvolvimento em escala industrial no complexo Prio Novas Energias em Aveiro do que podem ser novas soluções no futuro para a sua produção.

É esta gama de produtos, aposta em inovação e esforço em procurar parceiros que partilhem dos nossos objetivos de descarbonização que reforçamos o nosso papel de liderança na transição energética acessível, oferecendo soluções que apoiam uma economia mais verde e sustentável.

André Lopes,

COO Rede de Postos Próprios e Gás – PRIO


Conhece aqui a ConsumerChoice