Ricardo Santos,
Managing Director Marketing & Communication da ALDI Portugal.

As marcas próprias da ALDI – GUT BIO®, TESOUROS DO MAR®, LACURA® e Pastelaria e Padaria ALDI (Bake-off)®- foram eleitas Escolha do Consumidor em 2024. De que forma este reconhecimento fortalece a vossa posição no mercado e influencia a perceção dos consumidores?

O reconhecimento das nossas marcas próprias – GUT BIO®, TESOUROS DO MAR®, LACURA® e Pastelaria e Padaria ALDI (Bake-Off)® – naquela que é a 12ª edição da Escolha do Consumidor, é um testemunho significativo do nosso compromisso com a excelência e da nossa sólida posição no mercado. Este prémio revela que as nossas marcas são, cada vez mais, apreciadas pelos consumidores portugueses e que estamos a expandir a nossa presença em diversas categorias, ano após ano.

Adicionalmente, conquistar o reconhecimento em quatro categorias distintas – Pastelaria e Padaria, Conservas, Produtos Biológicos e Produtos de Rosto – não só evidencia a qualidade e inovação que incorporamos em cada produto, como também demonstra a nossa capacidade para responder de forma consistente às expectativas dos nossos clientes. A par disso, acreditamos que esta distinção materializa a nossa vontade em oferecer produtos com a melhor relação qualidade-preço, algo que tem sido crucial para ganhar e manter a sua confiança.

Estamos empenhados em continuar a proporcionar o melhor aos consumidores portugueses, reafirmando o compromisso em fornecer produtos que atendam às suas necessidades e expectativas.

Os produtos de marca própria da ALDI têm ganho muita popularidade. De que forma escolhem e desenvolvem esses produtos exclusivos?

Podemos dizer que este é um processo onde o nosso foco é exclusivamente o cliente. Nesse sentido, não só trabalhamos em conjunto com os nossos fornecedores para desenvolver produtos de marca própria que sejam cuidadosamente elaborados para responder às necessidades e preferências dos consumidores, como também adaptamos constantemente a nossa oferta para melhorar a sua experiência de compra.

Além disso, estamos sempre atentos às tendências e à evolução do mercado, o que nos permite identificar oportunidades para a criação de produtos exclusivos e diferenciadores, que tragam novidade a cada visita às nossas lojas, bem como assegurar que estes estão alinhados com as últimas inovações do setor. Assim, através da conciliação destes fatores, conseguimos fazer com que a nossa oferta continue a ser relevante, única e surpreendente, com o objetivo de satisfazer e conquistar a lealdade dos nossos clientes.

Exemplo disso é a premiada marca GUT BIO®, que se destaca pela sua oferta de produtos biológicos com uma excelente relação qualidade-preço, atendendo às expectativas dos que procuram opções saudáveis, saborosas e a preços acessíveis.

Perante as mudanças nas preferências dos consumidores, quais têm sido as estratégias mais eficazes para se destacar em Portugal?

Na ALDI, enfrentamos estas mudanças através de uma abordagem estratégica que equilibra a nossa natureza discount com inovação e qualidade. Mantemos o nosso compromisso com os precos baixos e com a nossa filosofia “every day low price“, oferecendo um sortido composto em 85% por marcas próprias. Através das nossas marcas exclusivas, conseguimos garantir a melhor relação qualidade-preço, sem nunca deixar de inovar e de apresentar produtos diferenciadores e cada vez mais sustentáveis.

Outro aspeto fundamental da nossa estratégia é o apoio aos produtores e fornecedores nacionais. Desde a nossa entrada em Portugal, que privilegiamos fornecedores locais em categorias como as frutas e legumes, carne e padaria. Este apoio à economia nacional não só enriquece a nossa oferta com produtos frescos e de alta qualidade “made in Portugal”, como também nos ajuda a alinhá-la com as preferências dos portugueses.

Sabemos que a sustentabilidade é uma prioridade para a marca. Quais foram as iniciativas mais recentes no âmbito da economia circular e redução de desperdício?

Atuar de forma responsável é parte essencial da nossa abordagem estratégica. Em julho deste ano, unimo-nos novamente à cervejeira Aldeana para criar a “Bread Beer”, uma cerveja artesanal produzida a partir das sobras do pão das nossas lojas. Este projeto tem como objetivo destacar a importância de valorizar e reaproveitar excedentes alimentares de maneira criativa, promovendo a economia circular e a redução do desperdício alimentar. Com esta iniciativa, procuramos oferecer aos nossos clientes a oportunidade de fazer escolhas mais conscientes e sustentáveis.

Adicionalmente, em todas as nossas lojas, implementámos medidas para minimizar o desperdício alimentar. Damos prioridade à venda com desconto, doação ou reutilização de excedentes para consumo, seguindo a hierarquia do desperdício alimentar para mantê-lo no nível mais baixo possível.

Além disso, e para as nossas marcas próprias, estamos também a apostar na criação de embalagens cada vez mais sustentáveis, através da redução de materiais, da incorporação de materiais reciclados ou do aumento de reciclabilidade das embalagens. Com este foco, otimizámos as garrafas de sumo de laranja natural da nossa marca, incorporando 100% plástico reciclado, e, ainda, melhorámos a embalagem do Queijo Flamengo Fatias 275g Pleno Sabor®. Relativamente a esta última, removemos os separadores de plástico entre as fatias, resultando numa redução de 30% no uso de plástico por embalagem – o que representa uma poupança anual estimada de 1,8 toneladas de plástico.

GUT BIO®, TESOUROS DO MAR®, LACURA® e Pastelaria e Padaria ALDI (Bake-off)®, marcas próprias da ALDI, foram eleitas Escolha do Consumidor 2024. Sabe mais aqui

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