A Comfort foi eleita Escolha do Consumidor por quem não abdica de um toque especial na roupa. De que forma este prémio reforça a vossa ligação emocional com os consumidores e como planeiam capitalizar essa confiança nos próximos lançamentos?
A distinção da Escolha do Consumidor reafirma aquilo que já sabíamos: Comfort é a marca preferida dos portugueses e os consumidores confiam na qualidade dos nossos produtos, o que nos torna líderes de mercado.
Com mais de 50 anos de existência, Comfort foi pioneira no lançamento de amaciadores de roupa a nível global. Em Portugal, a marca rapidamente se estabeleceu como referência na categoria, conquistando o reconhecimento dos consumidores e tornando-se líder no mercado de amaciadores de roupa.
O reconhecimento “Escolha do Consumidor” é muito importante para a marca, pois reforça a nossa credibilidade junto dos consumidores portugueses, intensificando a ligação emocional e a afinidade com Comfort. Para os consumidores que ainda não são fiéis ou que não utilizam regularmente os nossos produtos, este selo de qualidade serve como um incentivo adicional para que estes experimentem e usufruam dos nossos produtos. Esta distinção é um testemunho do nosso compromisso em fornecer sempre o melhor aos nossos consumidores.
Estamos empenhados em reforçar ainda mais esta confiança nos próximos lançamentos. Posso já adiantar que estamos a preparar várias novidades que certamente irão surpreender os nossos consumidores!
Em que medida conseguem surpreender os consumidores, combinando eficácia com novas fragrâncias e texturas, e o que podemos esperar para o futuro?
A inovação tem sido e continuará a ser um elemento central na nossa estratégia. A marca Comfort destaca-se por estar na vanguarda da inovação, o que nos permite manter a nossa liderança no mercado e sustentar a nossa diferenciação em relação à concorrência.
Ao longo dos anos temos surpreendido os consumidores com a introdução de novos produtos e gamas disruptivas no mercado. Fomos a primeira marca a lançar um amaciador concentrado no mercado, com maior concentração do princípio ativo e do perfume, permitindo obter os melhores resultados na roupa, com menor quantidade doseada. Hoje, este é o tipo de amaciador mais utilizado pelos portugueses e em todo o mundo.
Em 2017, percebemos que os consumidores estavam cada vez mais exigentes no que toca a fragrância e procuravam maior intensidade. Por isso, introduzimos o segmento de intensificadores de perfume em Portugal, com o lançamento das primeiras pérolas de perfume.
Não nos ficámos por aqui, e em 2021 identificámos a necessidade de cuidados mais específicos para a roupa e lançámos a gama de amaciadores ultra-concentrados, Intense Care, que previne o envelhecimento das peças e oferece uma proteção adicional, sendo uma gama única no mercado.
Todos estes produtos são desenvolvidos com um grande foco em fragrância, garantindo um processo de desenvolvimento rigoroso desde a escolha até ao lançamento dessa fragrância. Para tal, é importante mantermo-nos a par das últimas tendências, não só na área de produtos do Lar, mas buscando inspiração noutras categorias como Higiene Pessoal e até perfumaria.
Atualmente, o mercado de amaciadores está fortemente associado ao espaço sensorial. Por isso, o nosso objetivo para o futuro é proporcionar aos nossos consumidores experiências sensoriais cada vez mais diferenciadoras, através de produtos inovadores que tornem a tarefa de cuidar da roupa mais fácil, conveniente e, acima de tudo, mais prazerosa.
Queremos que cada utilização dos nossos produtos seja uma autêntica experiência sensorial única e diferenciadora!
O perfil dos consumidores tem mudado ao longo dos anos. Que estratégias têm adotado para acompanhar estas mudanças, garantindo que continuam a ser a escolha preferida de diferentes gerações?
O perfil dos consumidores tem mudado ao longo dos anos, mas nós estamos sempre atentos a essas mudanças.
Como marca, temos um compromisso constante em ouvir os nossos consumidores. Realizamos estudos de mercado e testes de produto frequentes para entender as suas preferências e, assim, desenvolver produtos que atendam às suas expetativas, como já mencionado nesta entrevista. Atualmente, a categoria de amaciadores de roupa tem-se vindo a tornar sensorial e perfumística, com os consumidores a procurar, acima de tudo, fragrâncias agradáveis e duradouras para a sua roupa. É com este driver em mente que oferecemos uma gama que atende às diferentes necessidades e uma grande variedade de fragrâncias, permitindo que os consumidores escolham a sua favorita. Além disso, a nossa procura por desenvolver e melhorar constantemente os nossos produtos tendo em conta o que os consumidores desejam, é contínua.
O resultado de ouvir os consumidores não se limita a trazer produtos inovadores para o mercado, mas também a fazer ajustes no nosso portefólio. Exemplo disso foi a nossa mudança de PVPRec no ano passado. Em 2023, face à conjutura económica de Portugal resultando em dificuldades acrescidas para os consumidores, fomos mais longe e decidimos baixar os preços* para que os nossos produtos ficassem mais acessíveis a todos os consumidores, sem que tivessem de abdicar da sua marca preferida. Neste seguimento, ainda este ano, disponibilizámos um pack económico de Skip e Comfort, para que os consumidores tivessem a oportunidade de comprar as suas marcas preferidas com um esforço financeiro menor.
Estas iniciativas só mostram o nosso compromisso em nos adaptarmos rapidamente ao perfil dos consumidores que muda constantemente de ano para ano. Só assim é que conseguimos manter a nossa posição como a marca preferida dos portugueses ao longo das gerações.
As fragrâncias são uma das características mais apreciadas. Como é que a marca desenvolve estas combinações aromáticas que despertam emoções e criam memórias?
Somos extremamente focados nos consumidores e nas suas necessidades a cada momento. Como a fragrância é uma das características mais apreciadas, procuramos desenvolver combinações perfumísticas que sejam do agrado dos nossos consumidores. Para isso, realizamos inúmeros testes de consumidor e produto e só lançamos fragrâncias no mercado que cumpram os nossos exigentes padrões de qualidade. Embora a preferência por uma determinada fragrância seja sempre subjetiva, existem combinações de essências de frutas e flores que são universalmente agradáveis. Um exemplo disso é o nosso best-seller “Lírios e Morango”, que já conquistou muitos consumidores.
Para criar novas fragrâncias, procuramos inspiração não só no nosso mercado, mas também noutros setores, como o da perfumaria. Este é um mundo onde há uma constante busca pela fragrância mais espetacular, mais incrível e mais inovadora possível. Estamos sempre atentos às tendências e práticas deste mercado para desenvolver fragrâncias exclusivas que possam despertar emoções únicas e criar memórias duradouras aos nossos consumidores.
Todo este desenvolvimento, aliado à realização de campanhas de comunicação dedicadas, permitem-nos aproximar ainda mais dos consumidores, criando memórias e uma ligação emocional com a marca. Exemplo disso foi a nossa mais recente campanha “Cheira bem, Cheira a Comfort”, que utilizou como elemento central a música portuguesa mais icónica de Amália Rodrigues “Cheira bem, Cheira a Lisboa”, para destacar a experiência prazerosa de perfume que Comfort proporciona, associando momentos tão típicos portugueses ao momento da lavagem da roupa. Se tiverem curiosidade, podem ouvir a adaptação de Comfort para esta música no nosso Youtube.
A nossa ambição para o futuro é que a utilização dos nossos produtos seja uma verdadeira viagem olfativa, capaz de transformar uma tarefa quotidiana num momento de prazer!
Joana Gomes
Marketing Lead Fabric Enhancers, Unilever FIMA – Comfort