Como descrevem o impacto do “Happy Awards” e o que este reconhecimento significa para uma organização com um propósito tão especial como o vosso?

Sermos reconhecidas pelos nossos voluntários, profissionais de saúde, parceiros, fornecedores, famílias, como uma “happy brand” é um orgulho para a Make-A-Wish. Realizar desejos significa esperança e felicidade para as crianças e famílias que acompanhamos, mas também é essencial que toda a “experiência positiva” transpareça para as “nossas pessoas” e para todos os que se envolvem na missão da Make-A-Wish – realizar desejos de crianças e jovens gravemente doentes. Trabalhamos diariamente para criar um impacto positivo para “fora” e para “dentro” e esta distinção, que nos enche de felicidade, é o resultado da dedicação e trabalho de muitas pessoas que passaram pela Make-A-Wish, de conquistas, aprendizagens, aperfeiçoamentos… Hoje somos uma organização que cria felicidade e que é ela própria, feliz. Isso deve-se a todos os que contribuíram e contribuem para realizar desejos e transformar a vida de crianças e jovens – obrigada a todos os WishMakers por confiarem na Make-A-Wish e por juntos, trabalharmos diariamente para ser uma organização motivada e feliz.

Sabemos que realizar desejos é o coração do vosso trabalho. Há alguma história recente de impacto ou desejo realizado que gostariam de partilhar e que exemplifique o poder transformador da vossa missão?

É verdade. Os desejos são o coração da Make-A-Wish, mas são todas as “estrelinhas” à nossa volta que nos ajudam a torná-los possíveis – desde voluntários, a profissionais de saúde, a parceiros, escolas, doadores, e tantos outros. São, realmente, muitas histórias com um impacto positivo e inesquecível para todos os envolvidos e são todas únicas e especiais, à sua maneira. Posso partilhar a história do desejo do mês de Novembro, a qual eu tive o privilégio de ser uma das voluntárias. A Rita, de apenas 4 anos, partilhou com a Make-A-Wish que adora o mundo encantado da Capuchinho Vermelho e as suas personagens. A partir daí, e sempre com um grande envolvimento da família, desenhámos um conjunto de experiências à volta desse tema para conhecermos melhor a “Ritocas” – desde um picnic no parque infantil, jogos, oferta de peluches da Capuchinho Vermelho e do Lobo Mau (que afinal até era bom!), caça ao tesouro, camisolas das personagens da história para toda a família… e durante esse processo, criámos momentos de felicidade e alegria, de esperança e desfoque da doença para a Rita e para a família, que culminaram num fim-de-semana para todos no mundo da Capuchinho Vermelho. Foi um fim-de-semana passado num hotel temático onde há um quarto da Capuchinho Vermelho e onde tiveram muitas experiências inesquecíveis em família e que tornaram este desejo tão especial para a Rita: pulos na cama, mergulhos na piscina, danças e música, jogos, saltos nos trampolins…

Este desejo foi uma experiência que criou muitos momentos positivos e marcantes para toda a família e que hoje a Ritocas recorda vezes e vezes sem. 

Num mundo onde os desafios sociais e emocionais são crescentes, qual é a vossa visão para o futuro da Make-A-Wish em Portugal e como pretendem continuar a inspirar felicidade nas próximas gerações?

Vamos inspirar com felicidade, com alegria e força. Vamos continuar a trabalhar para que no futuro se inclua cada vez mais a responsabilidade social e o “outro” como parte fundamental de tudo. A felicidade e o bem-estar devem ser cada vez mais vistos como essenciais, tanto nas estratégias das empresas, como para os valores a trabalhar nas escolas, na família, e em tudo em geral. 

Vamos continuar a levar esperança, força e alegria através de desejos realizados a todas as crianças Make-A-Wish e vamos continuar a trabalhar para que todos os portugueses acreditem no poder transformador de um desejo realizado.

A Make-A-Wish tem crescido na sua missão em Portugal. Que iniciativas ou projetos estão planeados para 2025, e como esperam envolver ainda mais a sociedade na realização de desejos?

A ambição continua a mesma – chegar a todas as crianças e jovens elegíveis para realizar um desejo com a Make-A-Wish e transformar as suas vidas! 

Temos vindo a crescer sustentavelmente desde 2007, quando a Make-A-Wish foi fundada em Portugal, e é com muito orgulho que em 2024 ultrapassámos os 2100 desejos realizados. São muitas vidas transformadas e muita esperança, força e alegria que, com o apoio de todos, levámos e levamos, diariamente, a tantas crianças, famílias e a todos os envolvidos. Ambicionamos realizar cada vez mais desejos e receber cada vez mais candidaturas. Para isso, precisamos mesmo da ajuda de todos. Infelizmente, os casos de doenças graves têm vindo a aumentar e, por ano, só em Portugal, estima-se que sejam diagnosticadas cerca de 1170 crianças e jovens, com doenças graves, elegíveis para serem acompanhadas pela Make-A-Wish.

Pretendemos continuar a apostar em iniciativas inovadoras que apelem à responsabilidade social corporativa, às comunidades escolares, ao fortalecimento de elos com os profissionais de saúde, e a envolver a comunidade nas iniciativas da Make-A-Wish, sensibilizando todos os portugueses para a importância de ajudar o outro.

Em 2025 vamos ter 3 momentos em que convidamos toda a comunidade a envolver-se com a nossa missão: através da consignação do IRS à Make-A-Wish, celebrando o 45º aniversário da Make-A-Wish no Mundo (29 de Abril), e partilhando esperança através do nosso Natal solidário e das nossas estrelinhas.

Contamos com todos para, juntos, transformarmos vidas, um desejo de cada vez.

Margarida Galvão,

CEO – Make-a-Wish

Make-a-Wish foi eleita Happy Awards 2024. Sabe mais aqui

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