De que forma o reconhecimento da Escolha do Consumidor impulsionou a visibilidade e credibilidade da ProDJ no mercado de escolas de DJ?

O selo de excelência “Escolha do consumidor” reforça a qualidade do nosso ensino e o compromisso com a satisfação dos nossos alunos, o que é um fator decisivo para novos alunos na hora de escolher onde investir na sua educação musical. É sempre bom sermos reconhecidos por uma entidade respeitada e com metodologias rigorosas de avaliação. Conseguimos destacar-nos não só como uma opção de qualidade, mas como a melhor opção no mercado. Ficámos mais fortes, as parcerias são mais naturais acontecer e ampliando a nossa rede de colaborações aumentam as oportunidades para nossos alunos.

Que abordagens a ProDJ está a implementar para integrar as últimas tendências musicais e tecnológicas nos seus programas de formação?

Temos uma abordagem mista ou simultânea, como quiserem chamar. Por um lado, a PRODJ está sistematicamente a melhorar os seus cursos, aliás temos uma área de course development cuja missão é apenas criar novos cursos e também atualizar os antigos. Exemplo: fomos a primeira escola em Portugal a lecionar um curso de produção musical com o Ableton12. O Ableton saiu num dia e no dia seguinte o curso estava a começar. Só com uma equipa muito competente isto é possível. E, por outro lado, a Inteligência Artificial (IA) é já uma ferramenta de uso corrente em praticamente tudo aquilo que fazemos. A ProDJ está constantemente a inovar para garantir que os nossos programas de formação reflitam as últimas tendências e avanços tecnológicos do mundo da música. Os nossos formandos não vão ficar desempregados, eles vão saber usar a IA em seu benefício. Quem não o fizer, desaparece.

Além disso, mantemos um diálogo constante com profissionais ativos no setor, incluindo DJs de renome e produtores musicais, que frequentemente participam nas nossas aulas como formadores convidados. Isso proporciona aos nossos alunos uma aprendizagem prática e atualizada. Estamos a falar de workshops e masterclasses focados em inovações específicas, como produção musical com inteligência artificial e técnicas avançadas de DJing, para garantir que nossos alunos estejam sempre na vanguarda da tecnologia e da criatividade musical.

Qual é a visão da ProDJ para o futuro da formação musical, especialmente no equilíbrio entre ensino presencial e online?

Pensamos que o presencial versus online é neste momento secundário para a escola. Na área de produção musical, praticamente 60 a 70% dos nossos alunos presenciais acabam no online, sem qualquer perda de qualidade de formação, antes pelo contrário. Ganham tempo, têm mais conforto e podem sempre optar por vir a determinadas aulas. A PRODJ tem as salas preparadas para transmitir online e em direto, em perfeitas condições de som e imagem. Nas aulas DJ já é diferente, a componente presencial é determinante ainda que certas aulas também são online. Neste caso chegamos a ter 20 alunos numa sala online, com poupanças de tempo mais uma vez. Também aqui a competência e versatilidade dos formadores é ponto crucial. O que para nós é de facto uma grande mais-valia é a IA já falada anteriormente e o alargamento de fronteiras criativas que vem trazer quer a produtores quer a DJs. Vai ser mais fácil fazer música, mas vai ser mais difícil destacar-se. O desafio é enorme e todas as nossas formações já incluem IA, é inexorável e não existe demérito nenhum nisso. O advogado, o médico, o engenheiro, mas também o DJ ou produtor musical, vão ser “obrigados” a conviver com a IA. Está já a verificar-se uma redução de custos de produção por um lado e, por outro, o acesso de artistas independentes a determinadas ferramentas que até à data não estavam acessíveis. Portanto, a nossa visão para o futuro combina o melhor dos dois mundos. Investimos no online e agora estamos a investir na IA. Adaptamos a PRODJ às tendências educacionais e tecnológicas na música, alinhando a visão da escola com as necessidades futuras dos alunos.

A marca planeia expandir a oferta de cursos ou abrir novas escolas em Portugal?

Sim e não. Sim planeamos aumentar a oferta formativa e vamos fazê-lo ainda este ano com um novo curso que vamos lançar, inédito em Portugal, mas vamos permanecer apenas com duas escolas, em Lisboa e Porto. A dimensão do país não justifica estarmos em mais locais, não temos, portanto, essa ambição de expansão de localizações. A nossa principal ambição está mesmo em aumentar o padrão de qualidade e a excelência pela qual a ProDJ é reconhecida no mercado, atingir os 50% de alunos estrangeiros e poder continuar a crescer como tem acontecido nos últimos dezasseis anos, com exceção de 2020. 

António Carlos Antunes

CEO – ProDJ

ProDJ foi eleita Escolha do Consumidor 2024. Sabe mais aqui

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