A Garagem Lisboa, em Marvila, foi o local escolhido para a entrega de prémios da Escolha do Consumidor aos melhores Influenciadores Digitais e melhores Marcas de 2024. Para o evento, que decorreu no dia 10 de janeiro, o conceito foi um jogo único e descontraído de Trivial Pursuit, no qual os vencedores já sabiam que tinham “feito queijinho” e jogaram para receber prémios.

O evento de entrega dos prémios contou com a presença de um convidado especial, Gilmário Vemba, ator e humorista angolano, que animou o serão com uma sessão de stand up comedy. Angola, a par com Moçambique, é um dos mercados onde a ConsumerChoice entrou em 2023 com o seu sistema de avaliação de marcas.

Quanto aos Influenciadores Digitais, estes foram distinguidos em 13 categorias nas quais se destacaram aos olhos dos portugueses pela sua notoriedade, criatividade e conteúdos temáticos.

“Sendo os influencers digitais uma “ferramenta” de comunicação por excelência das marcas, ganhando cada vez mais espaço, e estando a ConsumerChoice sempre atenta ao mercado, mantivemos esta atribuição da Escolha do Consumidor aos influenciadores, cuja avaliação é feita com base naquilo que o consumidor realmente valoriza em detrimento do número de seguidores ou da visibilidade que têm”, refere Teresa Preta, Managing Director da ConsumerChoice.

Na categoria de “Decoração” a vencedora foi, pelo segundo ano consecutivo, o Mundo de Sofia, distinguindo-se por critérios como a informação sobre o acesso ao lugar onde comprar os produtos, DIYs, dicas funcionais e praticabilidade. Relativamente à categoria de “Culinária” a vencedora foi a Filipa Gomes, que se destaca devido a aspetos como a credibilidade, o uso de ingredientes “verdadeiros”, as dicas de receitas ou sugestões de alimentos de substituição.

O vencedor na categoria de “Viagens” foi, mais uma vez, o João Cajuda e alguns dos critérios que o levaram a ser o grande premiado foram as histórias reais e desafiantes, as dicas sobre promoções e todas as fotos apelativas que partilha.

Já na categoria de “Mundo Melhor” a vencedora foi a Catarina Furtado, que se destacou devido às dicas simples e ecológicas, à capacidade de retenção do público, aos exemplos de como reduzir o impacto ambiental, entre outros.

Na categoria “Política, Educação e Economia” alguns dos critérios avaliados foram a coerência de opiniões, a explicação de conceitos básicos e a honestidade, características que consagraram assim a vitória ao Pedro Andersson. O Camilo Lourenço foi, pela segunda vez, o premiado na categoria de “Negócios”, que se destaca devido à sua credibilidade, às dicas para o dia-a-dia, os exemplos reais e à inovação que transmite todos os dias.

Outra das categorias é “Inovação e Tecnologia”, na qual o vencedor foi novamente o Nuno Agonia, pela sua capacidade de ajustar ou modificar a sociedade e de se identificar com os ouvintes, além da capacidade de provocar curiosidade sobre várias temáticas.

A vencedora na categoria “Entretenimento” foi a Ana Martins, pelo seu humor peculiar que partilha nos diversos vídeos que faz ao falar de tudo e de nada, as histórias reais do quotidiano e perspetivas diferentes da vida. Cocó na Fralda foi também a vencedora na categoria “Família”, com os seus relatos do dia-a-dia, temáticas abordadas, histórias sobre os desafios de uma família com quatro filhos e a genuinidade que os seguidores tanto apreciam.

Já na categoria “Podcast”, quem se destacou como vencedor foi O Homem que mordeu o Cão, pela segunda vez consecutiva. A capacidade de reter a atenção e de identificar-se com os ouvintes, transmitindo informação sobre assuntos do dia-a-dia é o que ainda hoje cativa os consumidores a escolher este podcast como um dos favoritos.

No que diz respeito à categoria de “Lifestyle e Moda”, a vencedora foi a Mafalda de Castro, que ganhou o prémio por critérios como a credibilidade, histórias reais, dicas, dinâmica e apresentação de diferentes looks. Na categoria de “Beleza” a vencedora foi, novamente, a Helena Coelho pela sua capacidade de aconselhar os melhores produtos e comparando-os, além da transparência na informação que partilha.

Por fim, o Pedro Medeiros foi o vencedor na categoria de “Desporto”. A sua capacidade de mudar hábitos, dicas para diferentes públicos e o seu lado “Humano” ao mostrar que nem sempre é fácil, mas que depende da força de vontade de cada um, foram os critérios avaliados e mais apreciadas pelos consumidores.

Cerca de 709 consumidores avaliaram um total de 217 influenciadores digitais, dentro das 13 categorias que incluem: “Podcast”, “Viagens”, “Política, Educação e Economia”, “Negócios”, “Mundo Melhor”, “Lifestyle e Moda”, “Família”, “Culinária”, “Inovação e Tecnologia”, “Beleza”, “Decoração”, “Desporto” e “Entretenimento”. Mais do que o número de seguidores, likes ou engagement, os critérios de avaliação tiveram em
conta aspetos adequados a cada categoria.

Além dos melhores “Influenciadores Digitais”, a ConsumerChoice apresentou ainda as marcas eleitas “Escolha do Consumidor”, “Escolha dos Profissionais”, “Escolha Sénior”, “Escolha Sustentável”, “Happy Awards”, “Quality Award” e “Boa Escolha” em 2024. Na “Escolha do Consumidor” incluem-se também as categorias de melhores “Órgãos de Comunicação Social”. Para determinar as marcas vencedoras, foram realizadas mais de 235 mil avaliações, junto de 1.400 marcas.

VENCEDOR CATEGORIA
ANA MARTINS ENTRETENIMENTO
CAMILO LOURENÇO NEGÓCIOS
CATARINA FURTADO MUNDO MELHOR
COCÓ NA FRALDA FAMÍLIA
FILIPA GOMES CULINÁRIA
HELENA COELHO BELEZA
JOÃO CAJUDA VIAGENS
MAFALDA DE CASTRO LIFESTYLE E MODA
MUNDO DE SOFIA DECORAÇÃO
NUNO AGONIA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
O HOMEM QUE MORDEU O CÃO (RÁDIO COMERCIAL) PODCAST
PEDRO MEDEIROS DESPORTO
PERDRO ANDERSSON POLÍTICA, EDUCAÇÃO E ECONOMIA

 


Pode consultar todos os influenciadores digitais vencedoreaqui.