A Garagem Lisboa, em Marvila, foi o local escolhido para a entrega de prémios da Escolha do Consumidor aos melhores Influenciadores Digitais e melhores Marcas de 2024. Para o evento, que decorreu no dia 10 de janeiro, o conceito foi um jogo único e descontraído de Trivial Pursuit, no qual os vencedores já sabiam que tinham “feito queijinho” e jogaram para receber prémios.
O evento de entrega dos prémios contou com a presença de um convidado especial, Gilmário Vemba, ator e humorista angolano, que animou o serão com uma sessão de stand up comedy. Angola, a par com Moçambique, é um dos mercados onde a ConsumerChoice entrou em 2023 com o seu sistema de avaliação de marcas.
Quanto aos Influenciadores Digitais, estes foram distinguidos em 13 categorias nas quais se destacaram aos olhos dos portugueses pela sua notoriedade, criatividade e conteúdos temáticos.
“Sendo os influencers digitais uma “ferramenta” de comunicação por excelência das marcas, ganhando cada vez mais espaço, e estando a ConsumerChoice sempre atenta ao mercado, mantivemos esta atribuição da Escolha do Consumidor aos influenciadores, cuja avaliação é feita com base naquilo que o consumidor realmente valoriza em detrimento do número de seguidores ou da visibilidade que têm”, refere Teresa Preta, Managing Director da ConsumerChoice.
Na categoria de “Decoração” a vencedora foi, pelo segundo ano consecutivo, o Mundo de Sofia, distinguindo-se por critérios como a informação sobre o acesso ao lugar onde comprar os produtos, DIYs, dicas funcionais e praticabilidade. Relativamente à categoria de “Culinária” a vencedora foi a Filipa Gomes, que se destaca devido a aspetos como a credibilidade, o uso de ingredientes “verdadeiros”, as dicas de receitas ou sugestões de alimentos de substituição.
O vencedor na categoria de “Viagens” foi, mais uma vez, o João Cajuda e alguns dos critérios que o levaram a ser o grande premiado foram as histórias reais e desafiantes, as dicas sobre promoções e todas as fotos apelativas que partilha.
Já na categoria de “Mundo Melhor” a vencedora foi a Catarina Furtado, que se destacou devido às dicas simples e ecológicas, à capacidade de retenção do público, aos exemplos de como reduzir o impacto ambiental, entre outros.
Na categoria “Política, Educação e Economia” alguns dos critérios avaliados foram a coerência de opiniões, a explicação de conceitos básicos e a honestidade, características que consagraram assim a vitória ao Pedro Andersson. O Camilo Lourenço foi, pela segunda vez, o premiado na categoria de “Negócios”, que se destaca devido à sua credibilidade, às dicas para o dia-a-dia, os exemplos reais e à inovação que transmite todos os dias.
Outra das categorias é “Inovação e Tecnologia”, na qual o vencedor foi novamente o Nuno Agonia, pela sua capacidade de ajustar ou modificar a sociedade e de se identificar com os ouvintes, além da capacidade de provocar curiosidade sobre várias temáticas.
A vencedora na categoria “Entretenimento” foi a Ana Martins, pelo seu humor peculiar que partilha nos diversos vídeos que faz ao falar de tudo e de nada, as histórias reais do quotidiano e perspetivas diferentes da vida. Cocó na Fralda foi também a vencedora na categoria “Família”, com os seus relatos do dia-a-dia, temáticas abordadas, histórias sobre os desafios de uma família com quatro filhos e a genuinidade que os seguidores tanto apreciam.
Já na categoria “Podcast”, quem se destacou como vencedor foi O Homem que mordeu o Cão, pela segunda vez consecutiva. A capacidade de reter a atenção e de identificar-se com os ouvintes, transmitindo informação sobre assuntos do dia-a-dia é o que ainda hoje cativa os consumidores a escolher este podcast como um dos favoritos.
No que diz respeito à categoria de “Lifestyle e Moda”, a vencedora foi a Mafalda de Castro, que ganhou o prémio por critérios como a credibilidade, histórias reais, dicas, dinâmica e apresentação de diferentes looks. Na categoria de “Beleza” a vencedora foi, novamente, a Helena Coelho pela sua capacidade de aconselhar os melhores produtos e comparando-os, além da transparência na informação que partilha.
Por fim, o Pedro Medeiros foi o vencedor na categoria de “Desporto”. A sua capacidade de mudar hábitos, dicas para diferentes públicos e o seu lado “Humano” ao mostrar que nem sempre é fácil, mas que depende da força de vontade de cada um, foram os critérios avaliados e mais apreciadas pelos consumidores.
Cerca de 709 consumidores avaliaram um total de 217 influenciadores digitais, dentro das 13 categorias que incluem: “Podcast”, “Viagens”, “Política, Educação e Economia”, “Negócios”, “Mundo Melhor”, “Lifestyle e Moda”, “Família”, “Culinária”, “Inovação e Tecnologia”, “Beleza”, “Decoração”, “Desporto” e “Entretenimento”. Mais do que o número de seguidores, likes ou engagement, os critérios de avaliação tiveram em
conta aspetos adequados a cada categoria.
Além dos melhores “Influenciadores Digitais”, a ConsumerChoice apresentou ainda as marcas eleitas “Escolha do Consumidor”, “Escolha dos Profissionais”, “Escolha Sénior”, “Escolha Sustentável”, “Happy Awards”, “Quality Award” e “Boa Escolha” em 2024. Na “Escolha do Consumidor” incluem-se também as categorias de melhores “Órgãos de Comunicação Social”. Para determinar as marcas vencedoras, foram realizadas mais de 235 mil avaliações, junto de 1.400 marcas.
VENCEDOR | CATEGORIA |
ANA MARTINS | ENTRETENIMENTO |
CAMILO LOURENÇO | NEGÓCIOS |
CATARINA FURTADO | MUNDO MELHOR |
COCÓ NA FRALDA | FAMÍLIA |
FILIPA GOMES | CULINÁRIA |
HELENA COELHO | BELEZA |
JOÃO CAJUDA | VIAGENS |
MAFALDA DE CASTRO | LIFESTYLE E MODA |
MUNDO DE SOFIA | DECORAÇÃO |
NUNO AGONIA | INOVAÇÃO E TECNOLOGIA |
O HOMEM QUE MORDEU O CÃO (RÁDIO COMERCIAL) | PODCAST |
PEDRO MEDEIROS | DESPORTO |
PERDRO ANDERSSON | POLÍTICA, EDUCAÇÃO E ECONOMIA |