Como tem a distinção da Escolha do Consumidor influenciado a perceção de qualidade e confiança da marca Continental junto dos consumidores portugueses?
É a primeira vez que este importante selo é atribuido a uma marca de pneus, o que nos deixa absolutamente orgulhosos em recebê-lo. Esta distinção valida e reconhece as características dos nossos produtos, baseada no grau de satisfação e aceitação dos consumidores. Para nós, enquanto marca, é um statement muito relevante que reforça a nossa notoriedade, credibiliza os nossos produtos e valida o nosso percurso. Não há melhor reconhecimento do que aquele conferido por quem utiliza os nossos pneus. É, pois, mais um argumento de peso para potenciar a opção pelos nossos produtos.
Há alguma inovação recente em pneus que a marca está a desenvolver e que poderá revolucionar a experiência de condução num futuro próximo?
Na Continental, procuramos antecipar as tendências do mercado de forma a desenvolver soluções que dão resposta às necessidades dos nossos clientes e, sendo nós um dos principais fornecedores mundiais da industria automóvel, usufruímos de uma posição privilegiada a este respeito.
No que respeita aos automóveis de passageiros e 4×4 – SUV as grandes tendências dos últimos anos são a eletrificação e a proliferação de SUV’s. Para dar resposta às necessidades dos nossos clientes, preparámos os nossos pneus para serem utilizados tanto em veículos a combustão como em veículos elétricos. Aumentámos a capacidade de carga da nossa oferta para que possa ser utilizada em qualquer tipologia de veículo. Acrescentámos a linha UltraContact, projetada para maximizar a longevidade, para dar resposta à diversidade das preferências dos nossos consumidores. Naturalmente fomos renovando as nossas linhas mais tradicionais, com o SportContact 7 e o PremiumContact 7, para que os nossos produtos apresentem sempre os níveis máximos de segurança e desempenho. A qualidade dos nossos produtos tem sido consensualmente reconhecida, uma vez que vencemos 14 dos 20 testes em que participámos em 2023 e iniciámos o ano de 2024 a vencer mais 8 testes com nossos diferentes produtos.
O desafio do momento é talvez o mais importante de sempre, a sustentabilidade. Como podemos produzir pneus sustentáveis sem comprometer a segurança e o desempenho? A resposta é o UltraContact NXT, o pneu mais sustentável disponível no mercado. Este pneu incorpora até 65% de materiais reciclados, reutilizados e de produção sustentável certificada, que obteve classificação de desempenho máxima na etiqueta europeia em todos os artigos da linha.
De que forma está a Continental a implementar práticas ambientalmente sustentáveis na fabricação dos seus pneus, e como essas iniciativas estão alinhadas com as expectativas dos consumidores?
De facto, a sustentabilidade é um dos nossos pilares estratégicos. Almejamos ser 100% neutros em carbono ao longo de toda a nossa cadeia de valor até 2050, o mais tardar.
Este caminho passa por, nas unidades de produção, utilizar 100% de eletricidade de fontes renováveis, substituir combustíveis fósseis, reduzir a emissão de CO2 através de projetos de eficiência energética e neutralizar as que não puderem ser evitadas. Adicionalmente, reduzir a emissão de CO2 relacionada com a utilização dos nossos produtos.
Cada uma destas metas tem indicadores objetivos que são monitorizados e validados em conjunto com entidades externas especializadas. No decorrer de 2023 reduzimos a emissão de CO2, direta e indireta, em 3,32 milhões de toneladas métricas, de acordo com o Protocolo GHG.
Temos um excelente exemplo na fábrica da Continental, em Lousado. A produção de pneus neutros em termos de CO2 está a ser testada e este ano já se estão a produzir pneus neutros. É um passo importante em direção ao objetivo de produção completamente neutra em CO2. Até 2040, o mais tardar, a Continental pretende mudar completamente todas as fábricas de pneus para processos de produção neutros em CO2.
O nosso objetivo é aumentar a sustentabilidade dos nossos produtos sem comprometer a nossa fundação mais elementar, que é a segurança.
Porque a sustentabilidade tem que se concretizar, em 2023 lançamos a já referida linha UltraContact NXT, o único pneu a ser produzido em série que incorpora até 65% de materiais reciclados, reutilizados ou de produção sustentável com certificação ISCC+ pelo método de balanço de massa, provenientes de fontes biológicas, bio circulares e/ou de ciclo fechado.
Este pneu incorpora vários materiais sustentáveis, incluindo aço reciclado, borracha granulada reciclada, garrafas PET recicladas, negro de fumo sustentável, borracha sintética sustentável, aditivos de matérias-primas renováveis, silicato das cinzas da casca do arroz, resinas de origem biológica e borracha natural sustentável.”
O UltraContact NXT é exclusivamente produzido na nossa fábrica em Portugal, que é a primeira fábrica de produção de pneus certificada pelo ISCC+ e conseguiu introduzir, com sucesso, as alterações necessárias ao processo produtivo para incorporar os novos materiais. Vale a pena referir que neste percurso impulsionou e apoiou muitos fornecedores da indústria a também eles percorrerem o processo de certificação ISCC+.”
A sustentabilidade é uma necessidade. É o caminho que escolhemos pela importância que lhe atribuimos e acreditamos que os consumidores vão valorizar esse percurso.
Que ajustes a Continental tem feito para enfrentar as alterações nos padrões de mobilidade e no aumento dos veículos elétricos em Portugal?
Naturalmente que, como fabricantes de pneus, estamos atentos às tendências da indústria automóvel para conseguirmos antecipar as necessidades. Os automóveis elétricos são uma realidade incontornável. Este tipo de veículos costuma ser mais pesado do que os carros convencionais devido ao peso das baterias. Isto significa que os pneus devem conseguir suportar esse peso adicional sem comprometer a aderência e a segurança na estrada. Por outro lado, os veículos elétricos têm um binário mais elevado, o que pode aumentar o desgaste dos pneus se não forem projetados para lidar com essa força extra. Adicionalmente, o baixo ruído do motor elétrico, faz com que seja “obrigatório” que os pneus também apresentem baixo ruído. Sem descurar a eficiência energética, que sendo importante em todo o tipo de veículos, é mais evidente nos veículos elétricos devido à gestão da bateria.
Tendo em conta estes fatores, todos os pneus da Continental têm vindo a ser projetados, ao longo dos anos, para também responderem às necessidades dos veículos elétricos. Isto significa que os nossos pneus estão preparados para serem utilizados tanto em veículos a combustão como em veículos elétricos. Este caminho reflete-se na presença alargada da marca Continental em Equipamento de Origem das principais marcas de veículos elétricos. Nove dos dez mais bem-sucedidos fabricantes de veículos elétricos a nível mundial escolhem a marca Continental para equipar os seus veículos na linha de produção. Vemos a confiança que fabricantes como a Tesla, a Porsche, a Mercedes, a BMW, a VW, a Ford, a Kia ou a BYD, depositam na Continental como uma validação da qualidade dos nossos produtos, o que nos deixa muito satisfeitos.
Juntar a validação dos fabricantes automóveis e dos consumidores é, naturalmente, motivo de enorme orgulho. Enche-nos de energia para continuarmos a desenvolver os melhores pneus em termos de segurança, sustentabilidade e desempenho.
Nuno Rebelo
Diretor de Marketing – Continental