Como é que ser reconhecida pela Escolha do Consumidor influenciou a perceção do mercado e dos consumidores?
Receber esta distinção é um contributo importante para reforçar o posicionamento da marca Dona Uva, como símbolo de qualidade e 100% nacional. Acreditamos que é um reconhecimento merecido, pois a nossa marca é uma verdadeira força da natureza. A Dona Uva inova e adapta-se ao mercado, tem sabor e respeita a sazonalidade.
Saber que os consumidores avaliaram e escolheram a nossa marca como a n.º 1, na categoria Uvas, significa que estamos a fazer um bom trabalho e a conquistar, cada vez mais, a preferência e a confiança dos consumidores.
Este prémio também aumenta a nossa visibilidade e atrai novos consumidores. O selo “Escolha do Consumidor” destaca a Dona Uva entre a concorrência, incentivando aqueles que procuram uvas de qualidade a experimentar as nossas.
A Dona Uva combina inovação com métodos tradicionais de cultivo. De que forma equilibram estas duas abordagens para oferecer um produto de alta qualidade?
O modo de produção das uvas de mesa Dona Uva é feito de três formas: o mais tradicional, o Cordão Bilateral, e todos os novos investimentos em pérgula e em Y. Relativamente ao sistema de rega, temos zonas de produção com rega e outras de sequeiro.
A colheita é manual e o facto de ser executada por trabalhadores com enorme experiência também garante a qualidade, do campo ao prato. Outro fator importante no nosso processo de produção, é o fato de o produto ser colocado na caixa logo no campo e há, por isso, um manuseamento mínimo.
É assim que as nossas uvas chegam às grandes superfícies, e depois ao consumidor final, com a máxima qualidade.
Há alguma novidade ou variedade específica que estão a planear lançar para surpreender os consumidores?
Estamos a apostar, gradualmente, na adaptação do nosso packaging a soluções mais sustentáveis. O ano passado, por exemplo, lançámos a cuvette em cartão e, este ano, temos um projeto para substituir os nossos sacos de plástico por uma solução em sacos de cartão.
Foi também feito um investimento para renovar as áreas de produção, tanto de Uva Com Grainha (atualmente dispomos 130 hectares), como de Uva Sem Grainha (60 hectares).
As vossas uvas têm uma história rica e uma tradição por detrás da sua produção. Como comunicam esta história aos consumidores e de que forma isso impacta a apreciação do vosso produto?
Estamos atualmente a comunicar a campanha deste ano com base numa ideia que, acreditamos, aproxima os consumidores daquelas que são as vantagens competitivas das uvas Dona Uva: “O que é que a Dona Uva tem?”. Com este mote queremos mostrar que são uvas produzidas ao ar livre, que apostam na qualidade, na diversidade, na portugalidade e na sustentabilidade, no respeito pela mãe natureza e pelo seu tempo.
Ao longo do ano, partilhamos a nossa história com os consumidores através das nossas redes sociais, por exemplo, permitindo que os consumidores vejam o cuidado e a dedicação que colocamos na produção das nossas uvas.
Acreditamos que esta proximidade valoriza as nossas uvas e aumenta a confiança na nossa marca, pois quando os consumidores conhecem a tradição e o cuidado por detrás das nossas uvas, apreciam ainda mais a qualidade e o sabor único que oferecemos.
Mário Rodrigues
Diretor Executivo da Frutalmente – Dona Uva