Há 20 anos que a PEUGEOT utiliza a realidade virtual para inovar de forma mais rápida e eficaz. Ao longo de duas décadas, a PEUGEOT tem vindo a recorrer ao mundo virtual para servir o mundo real, para responder às necessidades dos clientes e para preparar a mobilidade sustentável do futuro. O concept car PEUGEOT Inception e o comando de direção Hypersquare, dois dos mais recentes projetos que beneficiaram de ferramentas de realidade virtual, serão apresentados no salão VivaTech, de 22 a 25 de maio, em Paris.
Já em 2004, a PEUGEOT começou a utilizar ferramentas de realidade virtual no processo de desenvolvimento dos seus novos modelos com as instalações de última geração que tinham acabado de ser inauguradas num espaço de 500 m2 no coração da ADN (Automotive Design Network), o centro de design STELLANTIS situado em Vélizy, perto de Paris.
Matthias HOSSANN, Diretor de Design da PEUGEOT: “As práticas de design transformaram-se incrivelmente nas últimas décadas e, nos últimos 20 anos, a realidade virtual tornou-se uma ferramenta essencial no quotidiano das nossas equipas. Esta ferramenta permite-nos explorar muito mais caminhos criativos num período de tempo mais curto, sendo um grande parceiro no processo de criação“.
Em 2004, o ano de abertura do centro de design, nasce a CAVE 1, a principal ferramenta de realidade virtual utilizada pela PEUGEOT. Uma sala imersiva composta por 5 projetores com resolução de 1280 x 1024 pixels combinados com cinco ecrãs fixos de 2,90 x 2,32 m. O conjunto formava uma sala cúbica, com imagens projetadas em cada uma das paredes. Isto cria um ambiente 3D imersivo para o utilizador, onde os veículos ou componentes em tamanho real podem ser apresentados de forma realista. A CAVE 1 proporcionou uma ferramenta de conceção complementar antes de dar vida aos modelos físicos, utilizando o domínio da ergonomia e dos processos de fabrico. Facilitou a compreensão dos projetos, bem como a sua partilha entre diferentes equipas, permitindo uma implementação mais rápida e oferecendo novas possibilidades de efetuar alterações rápidas.
Em paralelo com a CAVE 1, a Holobench, uma mesa de realidade virtual composta por dois ecrãs, trouxe um elemento do mundo real à realidade virtual, beneficiando de feedback háptico. Este proporcionou uma outra dimensão ao utilizador, com a tecnologia force feedback, permitindo a visualização de peças extraídas do modelo digital e a simulação de montagens ou desmontagens.
Em 2015, a PEUGEOT passou para o nível seguinte, acedendo a um novo desenvolvimento em realidade virtual: CAVE 2. Esta nova sala de realidade virtual imersiva está ainda hoje instalada no coração da ADN, com várias marcas da STELLANTIS a beneficiarem desta instalação. Seis projetores 4K (4096 x 2160 pixels) projetam imagens em 5 ecrãs de parede com 4,50 m de largura, 2,37 m de altura e 3,50 m de profundidade.
A CAVE 2 oferece um poder de computação sem precedentes graças a 30 computadores que incorporam 70 placas gráficas. Esta capacidade de processamento permite, pela primeira vez, trabalhar em pormenores mais específicos de design exterior e interior, como acabamentos e combinações de cores.
Desde 2004, a realidade virtual é utilizada na conceção de todos os novos modelos PEUGEOT. Permite avaliar, modificar e validar rapidamente os diferentes elementos de cada projeto antes de passar aos protótipos físicos, os quais são, assim, produzidos em menor quantidade. Com menos protótipos físicos, há uma economia de tempo e de custos: desde o início da utilização da realidade virtual para estas avaliações, as marcas STELLANTIS pouparam mais de 3 milhões de euros. Mas não são apenas os veículos que são testados na CAVE 2, os stands dos salões automóveis e até a escultura do Leão que representa a PEUGEOT passaram por estas cinco paredes.
A CAVE 2 foi palco de mais de 3.000 revisões de projetos nos últimos 10 anos, incluindo um dos mais recentes da PEUGEOT: o comando de direção Hypersquare. Foi apresentado e revisto em várias interações com equipas que incluíram o design, o marketing e o produto a contribuírem para o seu desenvolvimento.
O Concept Inception representa a visão otimista da PEUGEOT para os seus futuros veículos elétricos com um design felino e um habitáculo revolucionário que incorpora uma nova geração do i-Cockpit. Este habitáculo integra o mais recente comando de direção Hypersquare, uma tecnologia disruptiva que transforma a experiência e o prazer de condução ao substituir o volante tradicional por comandos elétricos digitais.
A PEUGEOT apresentará pela primeira vez ao público francês o Concept Inception e o seu comando de direção Hypersquare no salão VivaTech, entre os dias 22 e 25 de maio de 2024, em Paris.
A PEUGEOT pretende continuar a ser líder no domínio da realidade virtual e aproveitar todas as oportunidades oferecidas por esta tecnologia, para inovar e ultrapassar os limites do possível. No ADN encontra-se o XR Lab, integrado na Divisão Tech da STELLANTIS.
Stephane MASFRAND, Diretor de Inovações de Realidade Virtual (Divisão Tech): “O XR Lab é o nosso laboratório de investigação onde desenvolvemos tecnologias de ponta em realidade virtual e aumentada, avaliando soluções de hardware e software. Isto aumenta a nossa eficiência de engenharia e permite-nos ser pioneiros em formas inovadoras de apresentar novos produtos”.
Graças à realidade virtual e à inteligência artificial, os mundos virtuais também desempenharão um papel no futuro da PEUGEOT, servindo as necessidades dos clientes. A acompanhar nos próximos meses, à medida que a PEUGEOT for dando os próximos passos nos mundos virtuais.