Qual é a importância de receber o prémio Escolha do Consumidor e de que forma esse reconhecimento influencia a perceção dos consumidores sobre as vossas estações de serviço?

O Prémio Escolha do Consumidor é especialmente importante para a Repsol, porque representa o reconhecimento dos nossos clientes e é um indicador de que superámos as suas expectativas. Este prémio, além de ser um importante indicador de desempenho, alinha-se com a nossa estratégia global, que coloca o Cliente no centro de toda a atividade.

A dedicação da Repsol aos seus clientes e o excelente trabalho dos colaboradores em mais de 500 Estações de Serviço em todo o país são fundamentais para este reconhecimento. A empresa tem percorrido um caminho marcado pela excelência dos seus produtos e serviços, com foco na qualidade, inovação e nas necessidades dos clientes. O objetivo é expandir a nossa presença na vida dos portugueses, respondendoàs suas necessidades de mobilidade, energia e bem-estar.

A atribuição desta distinção demonstra que somos capazes de nos adaptar às exigências do mercado, oferecendo uma experiência de qualidade em todos os setores ondeatuamos. O feedback contínuo dos consumidores que recebemos através de uma medição continua da sua satisfação, e a conquista de prémios como este, é essencial para continuarmos a evoluir e melhorar constantemente. É esta relação entre a marca e o cliente que é o objetivo da nossa estratégia.

A Repsol tem estabelecido várias parcerias estratégicas ao longo dos anos. Pode partilhar algumas das novas colaborações ou parcerias que estão a ser planeadas para 2025 e como estas beneficiarão os consumidores?

Vamos continuar a apostar nas parcerias que cultivámos e mantivemos até aqui, que se alinham com os objetivos e valores da marca Repsol. Paralelamente, é importante para nós expandirmos horizontes e objetivos e, é nesse sentido, que começámos já em 2024 a investir em parcerias que promovam e incentivem o lazer sustentável.

Esta aposta vai fortalecer a nossa estratégia multienergética através de um acordo que reforça o patrocínio de eventos de lazer. Aliámo-nos, assim, às seis promotoras musicais mais importantes da Península Ibérica, de modo a impulsionar o uso de soluções multienergéticas em 77 eventos, visando reduzir a pegada de carbono de eventos musicais de grande magnitude, como o FIB, Sónar Lisboa e o Arenal Sound, e em concertos como os dos Arcade Fire e Nick Cave, em Portugal. Consideramos que este posicionamento é uma mudança sem precedentes na indústria, utilizando combustíveis renováveis, entre outras soluções, para gerar energia.

Ao mesmo tempo alargamos a disponibilização a Clientes empresariais desses combustiveis renováveis a mais de 30 estações de serviço e contamos alargar significativamente a nossa rede nos próximos meses.

Como estão a adaptar os vossos serviços para melhorar a experiência do consumidor nas vossas estações de serviço, especialmente com o avanço da tecnologia e digitalização?

Estamos apostados em consolidar a nossa posição como uma empresa multienergética de referência em Portugal, e promovemos soluções inovadoras e sustentáveis para o bem-estar de todos. Num setor em constante mudança, influenciado principalmente pela digitalização, estamos atentos às novas formas de comportamento dos consumidores. Estes avanços tecnológicos têm levado a um aumento significativo das plataformas digitais e ao uso de tecnologias como aplicações móveis, inteligência artificial para melhorar a experiência do cliente.

Em Portugal, já temos a decorrer, nas nossas estações de serviço, o programa “Voz Cliente”, que recebe o feedback dos nossos clientes através da nossa app do Repsol Move. Até ao momento, já recebemos feedback de mais de 120.000 Clientes e com estes resultados podemos conhecer quais os pontos que os Clientes mais valorizam e os que ainda podemos melhorar

Reconhecendo a maior exigência dos consumidores, a Repsol também tem apostado numa oferta mais ampla, personalizada e descarbonizada, tanto nos produtos quanto na experiência dos serviços. Além disso, contamos com mais de 150 pontos de carregamento elétrico e mais de 100 pontos de autogás espalhados pelo país.

Estamos igualmente a alargar a oferta de energia, com a ampliação de parcerias multienergéticas: na realidade hoje um Cliente de Eletricidade tem acesso a um desconto adicional nos combustiveis e se adquirir uma garrafa de gás beneficia ainda de um desconto na mesma, é esta construção de oferta que estamos a desenvolver e que permite aos nossos Clientes aumentar benefícios à medida que juntam produtos Repsol. Além disso, vamos ter mais novidades, como por exemplo, os espaços de loja onde estamos a iniciar um processo de renovação.

A Repsol oferece uma gama diversificada de produtos e serviços. Podemos esperar algumas novidades ou melhorias que estarão disponíveis nas estações de serviço em breve?

Esse é um trabalho on-going que a Repsol implementa nas suas estações de serviço, que são a nossa montra, e os colaboradores o rosto da marca. Para nós, é de extrema importância fornecer todas as ferramentas para que os consumidores se continuem a identificar e continuem a preferir as estações de serviço da Repsol. O nosso trabalho nesse sentido está na base desta distinção, como referimos antes queremos que o Cliente conheça e experimente a nossa oferta multienergética.

Marcos Madeira

Diretor de Mobilidade – Repsol Portugal


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