Que significado atribuem à distinção da Escolha do Consumidor, especialmente num setor onde a confiança e a transparência são fundamentais?
A distinção da Escolha do Consumidor é particularmente importante para nós, pois valida diretamente a confiança que os consumidores depositam no nosso trabalho. No setor financeiro, onde a transparência e a segurança são essenciais, este reconhecimento não só reforça a credibilidade do Doutor Finanças, como evidencia aquele que é o nosso propósito desde o início: ajudar as pessoas a tomarem melhores decisões financeiras.
Sabemos que as decisões financeiras afetam profundamente o bem-estar das pessoas e essa consciência está presente no nosso negócio, seja na negociação de melhores condições para créditos e seguros ou no esclarecimento de dúvidas através do nosso Portal. A nossa relação com o consumidor é construída com base na proximidade e confiança, quer no ambiente digital, quer nas nossas lojas físicas, procurando dar um serviço personalizado para dar resposta às necessidades de quem nos procura.
Receber este reconhecimento, especialmente por ser baseado na perceção e opinião de quem confia em nós, é gratificante, porque reflete diretamente a confiança daqueles que impactamos diariamente e essa é a maior recompensa do nosso trabalho.
Qual o maior obstáculo financeiro que os consumidores enfrentam atualmente, e que soluções inovadoras têm desenvolvido para responder a estas necessidades?
O maior obstáculo financeiro que os consumidores enfrentam atualmente em Portugal é composto por uma combinação de falta de literacia financeira, aumento do custo de vida e incerteza económica.
Em primeiro lugar, Portugal continua a enfrentar desafios no que diz respeito aos níveis de literacia financeira. De acordo com o Eurobarómetro, de julho de 2023, se alargarmos a análise a toda a União Europeia, Portugal ocupa o penúltimo lugar no ranking de literacia financeira, apenas à frente da Roménia. Esse baixo nível de conhecimento financeiro torna os consumidores mais vulneráveis, dificultando a tomada de decisões financeiras informadas e aumentando a probabilidade de dificuldades económicas.
Além disto, devido ao período que passámos, marcado pela subida da Euribor, que resultou num aumento generalizado da prestação da casa (em alguns casos chegou aos 80%), aliado à inflação, sobretudo nos alimentos, as pessoas começaram a ter medo de não conseguirem dar resposta às suas necessidades mais básicas. Começaram a sentir “ansiedade financeira”, o que impactou negativamente o seu bem-estar geral.
Estes fatores fazem com que as pessoas tenham necessidades a diferentes níveis, não só na renegociação de produtos financeiros, mas também no acesso a informação que as possa ajudar a fazer face a estes desafios. Neste sentido, o Doutor Finanças disponibiliza aconselhamento especializado nas áreas de Crédito Habitação, Crédito Consolidado e Seguros, leva conhecimento financeiro às pessoas, através dos conteúdos, ferramentas e simuladores do nosso Portal, e dá formação certificada em finanças pessoais a pessoas e empresas com a Academia Doutor Finanças.
Além disto, destaco também o trabalho da Rede Doutor Finanças e dos nossos Intermediários de Crédito espalhados por todo o país, que nos ajudaram a democratizar o acesso aos serviços de intermediação de crédito. A Rede local conjuga a proximidade física de profissionais com grande experiência na área, com o profundo conhecimento da realidade de cada localização geográfica, sendo uma aposta estratégica da empresa, que estará focada em acrescentar valor aos clientes, tanto no apoio à contratação de produtos financeiros como na promoção de conhecimento, transpondo assim a proposta de valor do digital para uma dimensão presencial.
Mais recentemente, lançámos a nova área do Imobiliário, que coloca o Doutor Finanças como um elemento facilitador, ou seja, um intermediário que vai ajudar a ligar os clientes às imobiliárias já existentes no mercado. Além de ajudar a encontrar a melhor solução de financiamento, vamos acompanhar os clientes ao longo de todo o processo para tornar a compra da casa mais ágil e com um menor esforço para todos, articulando clientes, imobiliárias e bancos.
Com uma missão clara de promover a literacia financeira, que projetos estão a lançar para tornar o tema das finanças mais acessível e menos intimidante?
Este ano assinalamos o nosso 10.º aniversário e temos vindo a celebrar aquilo que nos fez chegar até aqui, sem nunca esquecer o nosso propósito: ajudar as pessoas.
Reconhecendo que a literacia financeira faz parte da nossa génese, considerámos que este ano seria o momento ideal para gerar uma discussão pertinente sobre a importância da literacia financeira em Portugal.
Por isso, lançámos o 1.º estudo sobre bem-estar financeiro em Portugal, com o objetivo de compreender o impacto que estas questões têm na vida dos portugueses, analisando os seus comportamentos financeiros e as componentes psicológicas envolvidas. Este estudo é um passo importante para promover o conceito de “bem-estar financeiro” – colocando o eixo das finanças numa visão de bem-estar global composta por corpo, mente e carteira -, e para estimular a discussão do tema junto da sociedade civil, academia, parceiros e governo.
Para reforçar este compromisso de “informar, formar e empoderar”, lançámos recentemente o Manifesto pelo bem-estar financeiro, que espelha o nosso investimento na partilha de conhecimento e na criação de ferramentas e soluções que têm contribuído para a saúde financeira das pessoas.
Além disto, publicámos também o nosso 3.º livro “Como fazer crescer o seu dinheiro sem esforço”, pensado para ajudar os portugueses a darem os primeiros passos no mundo dos investimentos de forma simples e descomplicada.
No que toca ao acesso a formação em finanças pessoais para todas as pessoas, o projeto do Banco de Horas, da Academia Doutor Finanças, tem tido um papel essencial. Este projeto, pretende levar literacia financeira a entidades que não têm forma de suportar o custo da formação. Neste sentido, contamos com o apoio de parceiros, que se juntam a esta causa e oferecem ações de formação sobre vários temas financeiros e dirigidos a públicos distintos. Atualmente, contamos com o apoio do Bison Bank, CORUM Investments e Real Vida Seguros.
Estamos dedicados a tornar a literacia financeira uma prioridade de cada um de nós e a contribuir para uma sociedade mais informada, empoderada e financeiramente mais saudável.
Se tivessem de descrever o Doutor Finanças em três palavras com base no feedback dos clientes, quais seriam e porquê?
Estamos muito atentos ao feedback que recebemos dos nossos clientes, seja diretamente através dos nossos especialistas ou em canais como as Google Reviews ou nas várias redes sociais.
Com base naquilo que chega até nós, acreditamos que a confiança, a proximidade e a simplicidade são três palavras que podem descrever o Doutor Finanças e o seu serviço.
A confiança pela forma transparente, íntegra e responsável com que procuramos ajudar os clientes com as suas decisões financeiras, decisões estas que têm um impacto significativo na sua vida e no seu bem-estar. Esta confiança que conquistámos ao longo dos anos é a base de tudo o que fazemos e o nosso pilar na relação que estabelecemos com os clientes.
Por outro lado, a proximidade durante todo o processo, que nos permite acompanhar de forma personalizada cada cliente, dando atenção às suas necessidades específicas. Seja no digital ou no presencial, pretendemos criar uma relação próxima com quem nos procura e comunicar de uma forma clara e acessível. Queremos que todos os nossos clientes sintam que têm um Doutor a seu lado que compreende a sua situação e que os acompanha em cada passo.
Por último, a simplicidade, que se revela na forma como abordamos os temas complexos, descomplicamos as finanças e oferecemos soluções acessíveis a qualquer pessoa, para que, independentemente do seu nível de conhecimento, compreenda as opções e tome decisões mais informadas. A tecnologia desempenha um papel importante nesta dimensão, pois permite-nos simplificar todo o processo de contratação de crédito, por exemplo. Os sistemas estão desenhados para lidar com a burocracia, libertando a nossa equipa comercial para dar um acompanhamento de excelência e mais próximo. É a tecnologia que nos permite escalar o nosso impacto, tanto na vida dos clientes, como na dos nossos especialistas.
Rui Bairrada,
CEO – Doutor Finanças